Entre o anúncio da proposta e a sua primeira versão minimamente usável passaram-se cerca de dez meses, mas aí está: a BitTorrent Inc. disponibilizou recentemente a versão “pré-alpha” do Bleep, a sua ferramenta de mensagens instantâneas. E qual a necessidade de mais um serviço de chat? A empresa bate na tecla da segurança para justificar a novidade.

Como você já deve ter imaginado, a ideia surgiu após a onda de denúncias de espionagem envolvendo a NSA, entidade vinculada ao governo dos Estados Unidos. Tido como uma evolução do projeto BitTorrent Chat, o Bleep foi apresentado como um meio de garantir conversas online de forma privada, segura e gratuita.

Para tanto, o Bleep funciona (ou deverá funcionar) de maneira parecida ao protocolo BitTorrent: em vez de servidores gerenciarem o serviço, tal como acontece no Hangouts ou no Skype, a comunicação é toda baseada em uma estrutura descentralizada.

Este modo de funcionamento faz com que os contatos se conectem diretamente entre si para estabelecer uma conversa. Como há não servidores centrais para intermediar a comunicação, o risco de captura indevida de dados é muito menor.

A segurança e a privacidade são reforçadas por um esquema de criptografia de chaves públicas. Assim, o usuário pode se identificar no serviço usando seu e-mail ou número de telefone celular, por exemplo, ou simplesmente permanecer anônimo.

Além de comunicação via texto, o Bleep pode ser usado para conversas via voz, mas ao menos no estágio inicial, apenas usuários que estiverem online podem trocar mensagens deste tipo, ou seja, não é possível deixar recados gravados.

Se cumpre o que promete? Por ora, é difícil saber. Além de estar em “pré-alpha”, ou seja, em fase bastante inicial, o Bleep está sendo testado por um grupo fechado de usuários. Se você quiser fazer parte dele, deve cadastrar seu e-mail nesta página e torcer para o seu convite chegar logo.

No momento, só há clientes para Windows 7 e Windows 8. Os desenvolvedores prometem disponibilizar versões para outras plataformas, inclusive móveis, mas não deram previsão de quando isso será feito.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados