Raios tratores (que prendem ou movem objetos) estão entre as várias invenções da ficção científica que a gente espera encontrar na “vida real”. Físicos da Universidade Nacional da Austrália chegaram perto disso recentemente: o grupo publicou um estudo que mostra como criar e controlar ondas para mover itens sobre a superfície da água.

Liderados pelo professor Michael Shats, os pesquisadores desenvolveram um sistema que gera padrões de movimentos para estabelecer a trajetória de um objeto flutuando na água. Para funcionar, a técnica precisa, essencialmente, que dois parâmetros sejam definidos: a frequência com que as ondas devem ser geradas e o tamanho delas.

No vídeo de demonstração, dá para perceber que, guardadas as suas particularidades, o gerador desenvolvido funciona mesmo como uma espécie de emissor de raios de tração, só que tendo água como base em vez de laser ou qualquer tecnologia do tipo.

O interessante é que, com os ajustes certos, é possível fazer inclusive objetos se moverem contra um fluxo natural de ondas, desde que estas não sejam muito fortes, é claro. De igual forma, pode-se utilizar o sistema para conter o objeto, ou seja, impedí-lo de ser guiado por ventos ou correntezas para longe de sua localização atual.

O estudo está em fase muito inicial. Para você ter ideia, os cientistas ainda nem conseguiram formular teorias matemáticas completas para explicar o fenômeno. Mesmo assim, eles já vislumbram várias aplicações.

Conter vazamentos de petróleo no mar é uma delas. Outra, ajudar nadadores ou barcos a se livrarem de correntezas, embora o gerador não deva funcionar com embarcações grandes. A ideia também pode ser explorada para treinar equipes de salvamento que atuam no mar ou simular o efeito de padrões de onda sobre determinados equipamentos.

Com informações: Phys.org

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados