Como criar e ler um código de barras no PC ou celular

Veja como funciona um código de barras e como criar um pelo PC ou celular

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Como criar um código de barras, seja pelo PC ou pelo celular? Nós vemos códigos de barras em diversos lugares, seja um QR Code ou um barcode comum, em várias lojas ou produtos do supermercado. Se você quer criar e ler um código de barras, ou entender como funciona um código de barras, basta ler os próximos parágrafos.

O que é e como funciona um código de barras?

Um código de barras é uma representação gráfica de números ou letras, que pode ser decodificado por um scanner ou por uma câmera comum. A posição, espessura e espaçamento de cada barra indicam um caractere em específico, que é lido e transformado novamente em letras e números.

Em um leitor de código de barras comum, é emitida uma luz infravermelha para detectar os espaços pretos e brancos; quando a luz é refletida no leitor por meio dos espaços em branco, o leitor processa o código e envia para o computador.

Pelo celular, a leitura também pode ser feita, mas nem sempre é tão precisa: quem nunca precisou segurar o celular por um tempão até ele reconhecer o pagamento de uma conta? A câmera demora mais tempo porque precisa garantir que o código foi escaneado corretamente.

Além disso, existem vários tipos de códigos de barras diferentes, além do QR Code. Veja abaixo:

  • Code 39 e Code 128: são um dos mais populares tipos de códigos de barras, estabelecidos pelas padronizações internacionais ISO/IEC 16388 e ISO/IEC 15417, respectivamente;
  • GS1-128, antigo EAN-128: é uma das padronizações utilizadas mundialmente para códigos de produtos. Para usá-lo oficialmente, é necessário fazer o cadastro no Cadastro Nacional de Produtos (CNP);
  • EAN-8 e EAN-13: tipos de código de barra diferentes, também aprovados pelo GS1, para diversos produtos;
  • EAN-2: aprovado pelo GS1, é um tipo de código de barras usado em revistas;
  • EAN-5: aprovado pelo GS1, é um tipo de código de barras usado em livros;

Como criar um código de barras no PC (computador) online

Para criar um código de barras no PC sem precisar instalar nada, é só acessar um site “gerador de código de barras” ou “barcode generator”. O meu preferido é o do Invertexto, que é em português e bem simples. Siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site Invertexto. Ele também gera QR code e código de barras em lote;
  2. Selecione o Tipo do código de barras. O acima é o Code 128;
  3. Selecione o Tamanho do código de barras, de 1 a 5;
  4. Selecione a Rotação, caso você precise do código em 90 graus, por exemplo;
  5. Selecione a Fonte e o tamanho caso você queira que o texto ou número fique abaixo do código;
  6. Caso contrário, selecione Sem Texto;
  7. Digite a Altura do código de barras (máximo 100);
  8. Em Código, digite o que você quer que o código resulte.

Pronto! Seu código de barras foi gerado.

Como criar e ler um código de barras no celular

Um app legal para criar e ler códigos de barras no celular é o Leitor de QR Code & Barcode, disponível para Android e iPhone. Basta abri-lo, dar acesso à câmera e apontar o celular para o código QR ou código de barras que você deseja escanear.

Para criar um, é só tocar na aba Criar e escolher entre código de barras ou QR. O app, porém, limita os modelos para EAN-13, EAN-8, UPC-A e UPC-E.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre QR Code na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados