Seagate revela Seven, o HD externo mais fino do mercado

A companhia também anunciou o Personal Cloud, opção de armazenamento que sincroniza com as nuvens e atua como central de mídia

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Seagate Seven

A Seagate vem chamando as atenções nos últimos meses pelos seus HDs com 8 e 10 terabytes para servidores, mas a companhia continua apostando alto em produtos voltados principalmente para o consumidor final. Apresentado na CES 2015, o Seven é um deles. Trata-se do HD externo mais fino do mundo, segundo a empresa. O Seagate Personal Cloud é outro produto de destaque.

O Seven possui 500 GB de capacidade e é fininho mesmo: tem apenas 7 milímetros de espessura. Além de ocupar menos espaço, o dispositivo atrai olhares pelo design que lembra um HD convencional (interno) com ar mais sofisticado, mérito do corpo revestido com aço inoxidável.

Nas especificações, a Seagate não informou as taxas de transferência de dados do modelo, mas o dispositivo utiliza porta USB 3.0, o que indica que a sua velocidade pode chegar a 5 Gb/s, cerca de 600 megabytes por segundo. A alimentação elétrica também fica a cargo desta porta.

Seagate Seven

Seagate Personal Cloud

A outra novidade, o Seagate Personal Cloud, é um equipamento de backup automático para Windows e OS X, mas que também pode guardar dados de dispositivos Android e iOS. O uso de “cloud” no nome se deve ao fato de a novidade ser capaz de enviar os arquivos armazenados para serviços nas nuvens, como Dropbox, Google Drive e Amazon S3.

Seagate Personal Cloud

Também estamos falando de uma central de mídia: por meio do software Seagate Media, o Personal Cloud pode fazer streaming de áudio e vídeo, inclusive de maneira remota. Assim, se você estiver viajando, por exemplo, poderá se conectar ao HD pela internet para assistir a um filme guardado ali.

Seagate Personal Cloud

Nos Estados Unidos, o Seagate Personal Cloud estará disponível neste mês com capacidades de 3 TB, 4 TB e 5 TB custando a partir de US$ 170. Haverá ainda versões com 4 TB, 6 TB e 8 TB do modelo 2-Bay, que difere do Personal Cloud “normal” por duplicar o conteúdo armazenado, uma forma de evitar infartos caso uma das unidades falhe.

O Seagate Seven também será lançado em janeiro, mas seu preço sugerido não é tão convidativo assim, considerando o custo por gigabyte: cerca de US$ 100.

Ainda não há informação de disponibilização destes produtos no Brasil.

Com informações: SlashGear

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados