Horário nobre da televisão brasileira num domingo. A TIM apostou grande ao apresentar ontem (22) o “primeiro comercial transmitido via 4G”. O filme publicitário de um minuto foi veiculado no intervalo do Fantástico, um dos momentos mais custosos para se anunciar no país – por volta de R$ 760 mil no preço de tabela. Na sequência, as redes sociais foram inundadas com comentários do tipo “queria que minha internet funcionasse como no comercial”.

Ao Tecnoblog, a operadora respondeu em que condições a transmissão foi feita.

Primeiro de tudo, é preciso afastar o mito de que o primeiro comercial 4G foi transmitido ao vivo. Muito pelo contrário: a TIM explicou que o apresentador Luciano Huck e a atriz Daniele Suzuki utilizaram um iPhone 6 Plus numa espécie de streaming ao vivo (como Hangout do Google) para a central da Globo, minutos antes de ir ao ar, por meio da rede de quarta geração. O material foi gravado e só depois exibido em rede nacional.

Como bem notou o blog Geek Publicitário, em nenhum momento os participantes do comercial citaram o horário da transmissão, um recurso comum na mídia para comprovar que está ao vivo.

Questionada se a rede da operadora recebeu algum reforço, como possivelmente uma antena extra móvel, para dar conta da responsabilidade de fazer um comercial por 4G, a TIM disse que não foi necessário. A companhia afirma possuir o maior número de antenas de quarta geração na cidade de São Paulo. O comercial foi gravado em um estúdio na Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista.

A resposta aos descrentes de que foi mesmo gerado numa rede 4G virá ainda nesta tarde. A TIM prometeu lançar um filme com o making of da gravação, num exercício de transparência que – temos de admitir – a companhia leva como bandeira há mais de um ano, quando lançou um portal para dar explicações aos seus clientes.

Making of

Na terça-feira (24/03), a TIM publicou um vídeo mostrando os bastidores do comercial. Dá para ver que o apresentador Luciano Huck utilizou o iPhone, além de outros apetrechos, como um microfone mais potente e um outro device para ler o texto da campanha publicitária. Assista abaixo.

Atualizado em 25/03/2015 às 10h30.

Receba mais sobre TIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados