Sites e apps de relacionamento: 12 alternativas ao Tinder

Veja opções para dar o start em um namoro sério, um encontro casual, pular a cerca ou promover um encontro a três

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses

O Tinder é a plataforma online de relacionamentos mais popular na Internet. Sites e apps de namoro se tornaram a maneira comum de conhecer pessoas e convidá-las para sair — ainda que seja um hábito novo para algumas gerações. Para ajudar você a navegar pelo dilúvio de aplicativos e sites de relacionamento que estão inundando a web, selecionamos alguns e explicamos o que eles têm de tão especial ou atrativo.

As pessoas normalmente se conhecem em um encontro casual que acaba mudando suas vidas para sempre (ou por alguns dias …). Os apps e sites de encontros dão um empurrãozinho na hora de criar essas conexões — unindo pessoas que sequer se encontrariam se o app não existisse. Esperamos que o cupido esteja a seu favor!

Tinder

O rei do pedaço é o Tinder, aplicativo do grupo Match, que vem melhorando com os updates. Atualmente, além do login via Facebook, é possível criar uma conta apenas com o número do telefone — bastante útil em tempos de #delefacebook. O aplicativo de relacionamentos também ganhou uma versão web e já pode ser usado fora do celular. O Tinder ostenta o título do app de paquera que “todo mundo usa”, são 1,6 bilhão de deslizadas por dia, 20 bilhões de combinações e usuários em 190 países.

Mas… se você ouviu a sua mãe e sabe que “não é todo mundo”, veja as outras dicas.

Happn

O Happn provoca a seguinte reflexão: “por que usamos sites e apps de namoro quando encontramos tantas pessoas novas todos os dias, na vida real?”. Com essa observação, criaram um app que permite encontrar novamente, entre os usuários, uma pessoa com quem você se cruzou na rua ou em algum lugar que visitou. Sabe aquele crush do ponto de ônibus ou aquela pessoa que almoça sempre no mesmo lugar que você? Ela pode estar lá, no Happn. O app já é razoavelmente popular e vale fazer uma tentativa.

Poppin

O Poppin vai “mais ou menos” pela mesma linha de pensamento, mas ele fecha o cerco para pessoas que vão às mesmas festas e eventos que você. É um app para celular e para festeiros. Você seleciona o evento, vê uma lista e pode curtir pessoas que também confirmaram presença. Sempre que alguém também gostar de você, dá match (ou dá poppin). Daí, marcam de se encontrar na festa ou no show para conversar ao vivo.

ParPerfeito

O ParPerfeito nasceu site, mas já tem aplicativo. É outro produto Match (que tem um portfólio imenso de apps de namoro). O ParPerfeito “é das antigas”, iniciou sua operação em janeiro de 2000. O PP conta que recebe centenas de e-mails agradecendo pelos amores, famílias e filhos que nasceram dos relacionamentos dos usuários do site que mira namoros e romances duradouros, até casamentos (de verdade!). Então, se você busca algo com um ritmo mais suave que as deslizadas, aqui é o seu lugar.

G Encontros

O G Encontros reivindica ser o primeiro site de relacionamento feito para o público LGBT no Brasil. Desde 2010 no ar, já conta com versão mobile. A equipe avisa que tem um time dedicado 24 horas para garantir a segurança no ambiente virtual e mantê-lo livre de preconceitos. Destinado a quem está procurando o amor para a vida toda ou apenas uma paquera. São milhares de solteiros gays cadastrados em um app dedicado.

G Encontros

Femme

O Femme já nasceu mobile e não tem versão web. É um app de relacionamentos feito para o público feminino que busca um relacionamento lésbico e sério. O objetivo é oferecer um ambiente virtual confortável para mulheres homossexuais e bissexuais. São mais de 10 mil novos cadastros por mês, segundo os desenvolvedores. Para manter tudo organizado e seguro, o aplicativo mantém uma ferramenta chamada Denuncie, para garantir um ambiente onde você não vai encontrar perfis fakes (falsos) de homens.

Femme App

Grindr

O Grindr fez uma série de updates para ficar mais rápido e fácil de usar e aposta que, atualmente, é o melhor aplicativo de relacionamento para homens gays e bi se conectarem. O site do Grindr tem uma série de dicas, mas a rede de conexões funciona apenas no aplicativo para celular. Vale notar que o aplicativo avisa que é indicado para adultos maiores de 18 anos, mas fotos com nudez são estritamente proibidas.

Brenda/Wapa

Há algum tempo o aplicativo chamado Brenda mudou de nome para Wapa, mas continua aproximando meninas lésbicas, bissexuais ou curiosas que estejam nas proximidades. Oferece mensagens de vídeo com até 60 segundos de duração, tradução de recados e “modo de viagem”. A plataforma já é usada em mais de 160 países. Sua equipe também afirma que o aplicativo é totalmente moderado para maior segurança e que trabalha duro para garantir que os perfis de mulheres são genuínos.

Brenda / Wapa

Ashley Madison

O polêmico Ashley Madison tem uma sugestão curiosa: tenha um caso. A plataforma que funciona web e mobile não está nem aí para relacionamentos duradouros — tampouco fiéis. Seus membros são: solteiros, comprometidos que procuram um parceiro para um caso ou comprometidos que procuram alguém que aceite relações de poliamor. Orientação sexual, estado civil, idade, classe social ou religião não são importantes por lá. Vale lembrar que já estiveram envolvidos em vazamentos de dados e polêmicas de contas falsas de mulheres apenas para atrair mais usuários homens.

OurTime

O OurTime é outro site Match Group para “quem entende o que é ter mais de 50 anos”. Para celebrar esse capítulo incrível na vida das pessoas, a plataforma sugere um novo amor. Nascido para web, já tem aplicativo. O objetivo é “formar uniões maduras” baseadas em gostos que são diferentes de quando temos 30, 40 e principalmente 20 anos — quando escolhemos pessoas deslizando a tela, não é mesmo?. Boa dica para coroas, viúvos, viúvas e divorciados que entendem que nunca é tarde para recomeçar.

Coroa Metade

Falando em coroas, o Coroa Metade é outro site voltado para “pessoas maduras” — desta vez a partir de 40 anos — que procuram por alguém com os mesmos valores e objetivos para compartilhar os grandes e pequenos momentos da vida. É site (e agora também app) e permite fazer login com o Facebook ou via cadastro tradicional por e-mail. Esse aponta também que é um site para quem busca por “relacionamento sério”, sem bagunça.

Coroa Metade

SingleParentMeet

Mais um oferecimento Match, o SingleParentMeet é um site e app de relacionamentos para solteiros com filhos que estão em busca de alguém para viver momentos felizes — e sabem como é o trampo de cuidar de uma criança, dividir seu tempo… O objetivo da plataforma é unir pessoas que entendem a vida de um pai ou uma mãe. Quando se tem filhos é difícil encontrar um momento para si mesmo. Neste caso, o app pode ajudar.

SingleParentMeet

3nder/Feeld

O 3nder virou Feeld, já que a inspiração no nome do Tinder não colou. O Feeld é um app de relacionamento para casais e solteiros de mente aberta. Resumindo, um app de encontros para sexo a três. A plataforma afirma que pretende “abrir o futuro dos laços humanos”. Seja no poliamor ou no compartilhamento, você pode encontrar pessoas que seguem a mesma linha de pensamento, sem constrangimentos. E sim, você pode criar um perfil solo ou um de casal (com seu parceiro/parceira ou amigo colorido).

Feeld 3nder

Certamente, há dezenas de outras opções para diferentes públicos. Se você usa algum app ou site de relacionamento diferente, deixe uma sugestão nos comentários.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Website na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados