Windows 10 Mobile

O mês ainda tem duas semanas, tempo suficiente para que a Microsoft cumpra a promessa de lançar o Windows 10 Mobile em dezembro, certo? Bom, quem contava com isso precisará de uma dose extra de paciência: a nova versão da plataforma ficou para 2016.

Inicialmente, o plano da Microsoft era disponibilizar o Windows 10 Mobile para dispositivos baseados no Windows Phone (8 e 8.1) na mesma época do lançamento da versão para desktops da plataforma. Porém, como o sistema ainda estava “verde”, a companhia decidiu adiar o lançamento para dezembro.

Com a chegada dos Lumias 950 e 950 XL — ambos anunciados em outubro —, havia expectativa de que esse prazo fosse cumprido, afinal, os novos aparelhos são baseados no Windows 10 Mobile. Mas, sem informar uma data exata, a Microsoft decidiu deixar o lançamento para janeiro de 2016.

As razões não ficaram claras, mas uma nota publicada na quinta-feira (17) por Gabe Aul, chefe do Programa Windows Insider, indica que há alguns aspectos por finalizar, mas que as festas de fim de ano não permitirão que esse trabalho termine ainda em 2015.

“Nesta época do ano muitos de nós temos a oportunidade de passar mais tempo com a família e tirar alguns dias de férias, por isso, a equipe de engenharia está trabalhando em um ritmo mais lento”, diz um trecho do comunicado.

Lumia_950XL_Marketing_03_DSIM

Será que de janeiro não passa? Só a própria Microsoft para responder, mas dá para apostar que não haverá outro adiamento: as builds mais recentes liberadas para os participantes do Programa Windows Insider sugerem que a atualização para o Windows 10 Mobile está mesmo em fase final de desenvolvimento. Vale frisar, porém, que janeiro representa apenas a fase inicial: a disponibilização das atualizações pode levar mais tempo em determinadas localidades por depender, por exemplo, de acordos com operadoras.

Ainda não há uma lista oficial com todos os aparelhos que receberão o update, mas a companhia já sinalizou que os seguintes modelos deverão estar na primeira leva: Lumia 430, Lumia 435, Lumia 532, Lumia 535, Lumia 540, Lumia 635, Lumia 640, Lumia 640 XL, Lumia 735, Lumia 830 e Lumia 930.

A espera valerá a pena, promete a Microsoft. Entre os vários recursos que o Windows 10 Mobile traz estão aplicativos universais, central de notificações interativa (você pode responder mensagens ali mesmo, por exemplo) e integração mais profunda com o OneDrive.

Com informações: ZDNet

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados