Ir para o conteúdo.

Início » Google » Veja a posição dos satélites ao redor da Terra com o Google Earth

A Analytics Graphics Inc (ou simplesmente AGI) lançou no último dia 29 um arquivo KML, que -quando aberto no Google Earth- exibe a posição em tempo real de mais de 13 mil satélites ao redor da Terra.

Os dados são puxados da USSTRATCOM (Comando Estratégico dos Estados Unidos) – que monitora todos os objetos que estão na órbita da Terra – e então processados pela AGI, cruzando as informações coletadas com sua base de dados de satélites.

O arquivo pode ser baixado de graça através deste link. Depois de aberto no Google Earth, as informações serão atualizadas automaticamente a cada 30 segundos.

Clicando em cima de cada satélite, você ainda pode ver informações bem bacanas de cada um, por exemplo: data de lançamento, a quem (ou qual país) ele pertence, se ele está ativo no momento e até a inclinação (wtf?) do mesmo.

Para matar a curiosidade, dei uma fuçada em alguns dos satélites que estão sobre o Brasil neste momento. A grande maioria deles, tem como Owner a sigla US (United States?). A maioria também está inativa.

Só não entendi se isto quer dizer que o satélite não está em uso neste exato momento, ou se ele foi desativado e não é mais utilizado. A dúvida parece idiota, mas 80% dos satélites exibidos aqui estão marcados como inativos.

O vídeo acima é de autoria do Google Earth Blog. Eles também colocaram no ar uma página onde é possível usar o recurso alí mesmo, graças a um plugin do Google Earth. Infelizmente esta página só funciona no Windows por enquanto.

Via: Google Discovery

_____

Ps: Eu sei que o blog ficou um tempo parado, mas foi por que eu estava ocupado demais desenvolvendo a lista do post anterior, e trabalhando em outras novidades. Mas não se preocupe, já estamos de volta! :D

18 Comentários (Deixe o seu!)

  • Wesley
    1c

    Nossa, é tanto que se cada um acendesse de noite o céu seria bem mais estrelado… haha

  • Caramba, pra um foguete entrar em órbita precisa de muita precisão, tem muito satélite aí, ta parecendo o trânsito de São Paulo, hahahaha

  • Cab
    109c

    Putz! Ao assistir o vídeo só lembrei da cena inicial de Wall-E! uheauhaehuaeuh =P

    Eu acho que inativo é diferente de desativado, mas se tratando de satélite deve dá no mesmo, afinal, sempre lançam mais novos que podem fazer a tarefa do outro de maneira melhor e tal…

  • @fore: Eu pensei a mesma coisa! hahuhauhauhauha

  • Existem milhares de satélites inativos na órbita da terra, mas pouquíssimos desativados. Geralmente, os controladores forçam a entrada na atmosfera, para eles queimarem, quando são desativados.

    Um programa bem legal, que usava sempre para as observações de um grupo astronomia que participava, é o Orbitron. Ele é bem completo e nós agendávamos as saídas para observar os Iridium Flares (os reflexos da superfície polida dos mais de 60 satélites Iridium, vistos até à olho nu, “caminhando” pela órbita).

    Outros mais malucos e com tempo de sobra usam esse mesmo programa pra acompanhar a ISS e fotografar, usando um telescópio com conexão usb, ou se comunicar via rádio de longa distância.

  • O vídeo é bem legal, conseguiu transmitir a idéia.
    abçs.
    Paola
    equipe Post Social
    http://www.postsocial.com.br

  • Essa eu não sabia. Já vou conferir essa novidade!! :o)

  • Ivandir

    É fantástico, eu realmente não tinha a idéia de que teria éssa quantidade de satélites ao redor da terra, parabens pela matéria.

  • Cesar!

    Muitos sensôres (telescópios) dos satélites que estão em órbita ao redor da terra são capazes de fotografar vc, passando um “fax” no banheiro por uma fresta na janela!!! cuidado!!!
    Acho que a próxima geração de satélites podera até mesmo, pesquisar as bactérias e vírus do espaço sideral!!! ahahahaha!!!

  • só o google mesmo né fantastico….

  • caramba com tanto satélite ai em cima será que num dava para eu ver minha vizinha tomando banho kkk heheheh!!!!!!!!

  • berggt

    Ow! eu tambem nao fazia ideia da quantidade de satélites ao redor do mundo e sobre o Brasil, mas ja andava atrás dessas informaçoes, agora com essas informaçoes novas pra min, foi muito bom!

  • nosferatus

    e muitos satelites

  • chiquinho

    isso ta parescendo mais enxame de abelhas!!kkkkkkkkkkkkkkkk

  • EDINEI

    é muito mesmo

  • David

    Puts, como é que essas coisas não colidem?

  • cris

    hehehe!! prá ver a tua vizinha tomando banho não precisas de satélite nenhum, precisas é dum bom olho a espreitar pela janela da casa de banho ( e se a casa de banho não tiver janela?…usa a imaginação…..hehehehe)

  • claudio

    o problema é que existem alguns satélites que estão caindo na terra, chegam a ter até 4 toneladas de ferro. por outro lado a mídia não mostra quando cai um satélite, pois os principais culpados são os canais de televisão do mundo inteiro. pesquise na internet que são várias ocorrências

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.