Steve Jobs confirmou uma das funcionalidades mais especuladas e aguardadas para o iPhone OS 4. A próxima versão do sistema operacional móvel da Apple contará com capacidade de multitarefa para todos os aplicativos, incluindo os de terceiros. Para acessar o alternador de aplicativos, bastará pressionar duas vez o botão Home do iPhone (aquele botão solitário na frente do aparelho). Isso trará a tela uma espécie de Dock com os aplicativos que estão executando. Basta escolher para qual se quer ir e boom, você está lá.

O recurso de multitarefa permitirá que se use aplicativos de áudio ao fundo, como o app Pandora que foi usado na demonstração. Podemos supor que outros apps similares, como Last.fm também poderão ser utilizados da mesma maneira. Isso resolve o que provavelmente era um das maiores solicitações dos usuários quanto ao multitarefa: ouvir música de outras fontes que não o iPod.app enquanto faziam outras coisas.

Outro aplicativo demonstrado foi o Skype. Agora será possível se manter online no Skype enquanto se faz outras coisas no iPhone, e assim receber chamadas de VoIP a qualquer momento. Mais que isso, também será possível sair do Skype mantendo a chamada ativa. Assim poderíamos, por exemplo, verificar alguma informação em um e-mail durante uma conversa no Skype.

Mais uma funcionalidade do multlitarefa: localização em background. Isso permite que aplicativos como o FourSquare (ou outras redes sociais baseadas em localização) sempre saibam onde você está, e também permite que apps de navegação (como o TomTom, por exemplo) lhe dê orientações no background, enquanto outro aplicativos está aberto. A Apple disse que está levando a privacidade muito a sério, então o usuário poderá escolher individualmente qual aplicativo terá acesso a essas informações, poderá ver todos os apps que acessaram sua localização nas últimas 24 horas e verá também um ícone na barra superior do sistema indicando se algum app está usando sua localização.

Além disso, também foram atualizadas as push notifications, agora com a possibilidade de notificações geradas localmente, e não apenas nos servidores da Apple — isso deverá tornar as notificações bem mais rápidas e confiáveis. O recurso de task completion que também fará parte do pacote permitirá que uma tarefa seja completada no background. Por exemplo, fazer o upload de fotos para o Flickr sem precisar esperar a transferência terminar para fechar o aplicativo.

A Apple afirma que conseguiu implementar o multitarefa de forma que a bateria não fosse excessivamente drenada. Steve Jobs parecia confiante: “Não estamos sendo os primeiros [a implementar multitarefa em uma plataforma móvel], mas seremos os melhores.”

[Atualização às 15h25] O OS 4 — incluindo a capacidade multitarefa — será lançado no meio do ano. Como nem tudo é perfeito, o multitarefa só será compatível com o iPhone 3GS e iPod Touch de 3ª geração. Proprietários de um iPhone 3G, iPhone de 1ª geração ou iPod Touch de 1ª e 2ª gerações ficarão só na vontade.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados