A versão mais recente do Chrome em desenvolvimento apresenta mudanças que poderão agradar bastante os usuários do navegador. Para começar, a cor do browser foi modificada: passou daquele azul vivo que a gente conhece desde a primeira versão para tons de cinza, que o deixaram bem mais sóbrio.

Além disso, a barra de endereços sofreu modificações. A começar pela presença da estrela que permitia adicionar sites aos Favoritos: ela saiu do início da barra de endereços para ficar no final. Seu lugar agora é ocupado pelo botão de Atualizar.

A implementação mais curiosa, no entanto, é a remoção do http. A partir de agora, o domínio do site acessado é exibido diretamente, sem precisar desse prefixo que ainda hoje é muito comum na rede. Ao entrar no Tecnoblog, por exemplo, o endereço https://tecnoblog.net passa a ser exibido apenas como tecnoblog.net na Omnibox Chrome. Sites iniciados com https continuam a ter o prefixo exibido exibido normalmente, até como uma forma de segurança.

Por último, mas não menos importante, a build 5.0.375.3 finalmente já conta com suporte ao Adobe Flash por padrão.

Eu gostei do resultado. Só falta a equipe de desenvolvimento do navegador dar mais atenção às páginas que travam devido à presença de Flash. De nada adianta ter a integração do Chrome com um dos plugins mais usados no mundo, se o usuário continua a ter problemas na hora de visualizar as páginas.

Não custa lembrar que o Chrome Dev é a versão do Chrome ainda em desenvolvimento. Portanto, não é considerada estável. Você pode baixá-lo no canal Dev do navegador (por sua conta e risco).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados