Tecnoblog
Razão Social Dell Technologies Inc.
Fundação 1 fevereiro, 1984
Austin, Texas, EUA
Website Oficial www.dell.com

Dell

A Dell é uma empresa de tecnologia fundada em 1984, nos Estados Unidos. Conhecida por sua atuação no mercado de computadores, começou com uma ideia: a personalização.

Seu fundador, Michael Dell, era um entusiasta da tecnologia que decidiu pegar mil dólares emprestados de seu pai e começar um negócio chamado PC's Limited. Na época, ele comprava peças para montar computadores por encomenda, com especificações escolhidas pelo cliente.

A PC's Limited se destacava não só pela possibilidade de personalizar o produto (que chamava a atenção de quem entendia do assunto), como no seu contato direto de vendas, que dispensava o varejo. Tudo era feito por telefone, inclusive a assistência técnica, que era incomum na época.

O primeiro computador original da futura Dell foi o Turbo PC, que também contava com o diferencial de ser vendido por um preço muito mais acessível quando comparado com os modelos da IBM. E, claro, seguindo o padrão da empresa, estava disponível em diferentes configurações.

Em 1987, a PC's Limited assume o nome de seu fundador e se torna Dell, além de entrar para a bolsa de valores americana. Com isso, a empresa cresce muito até explorar outros mercados, como o corporativo, o governamental, e o do varejo, agora voltado para o consumidor comum. Neste último, fracassa e precisa recuar, até decidir expandir o portfólio.

Nove anos depois, a Dell aproveita a recém-chegada internet para utilizá-la como seu novo canal de vendas, facilitando que a encomenda personalizada dos computadores. Na época, também lança as famosas linhas Dimension, de desktops, e Inspiron, de desktops e laptops. E em 2001, se torna a maior provedora de sistemas de computador do mundo.

Depois, em 2004, Michael Dell deixa a presidência, o que leva a empresa a decair no mercado até obrigar que seu fundador retornasse. Na sua volta, ele decide investir 13 bilhões de dólares na compra de outras empresas, como a Alienware, do mercado gamer, e a Perot Systems, provedora de sistemas de TI. E posteriormente, também compra a EMC, de Big Data e serviços em nuvem.

Atualmente, a Dell Technologies atua em diversos mercados de produtos, soluções e serviços de tecnologia. Além disso, está presente em 180 países, e em 2018, foi avaliada em US$46 bilhões.

Continue lendo »

Tudo sobre Dell