Segundo reportagem da Folha de São Paulo neste domingo, a Vivo está em negociações com a Apple para trazer ao mercado brasileiro o iPad 3G. A operadora pretende oferecer planos de dados em um modelo que é, aparentemente, quase igual ao proposto pela operadora americana AT&T. A Vivo se propõe a permitir o cancelamento do plano sem multa, contanto que haja aviso prévio com um mês de antecedência. Ainda não se sabe se será possível contratar e cancelar o plano pelo próprio iPad, como é possível nos EUA.

Ainda não está definida também a questão da viabilidade técnica. A Vivo (e qualquer outra operadora que pretenda oferecer planos para o iPad) precisaria oferecer chips no formato MicroSIM, que é o único aceito pelo aparelho. Nada mais foi divulgado por enquanto, apenas que a operadora pretende oferecer planos para o iPad 3G “ainda neste ano.”

Agora entrando no reino da especulação, podemos imaginar que talvez a Apple tenha avisado suas operadoras parceiras de que esteja mudando toda sua iLinha de iProdutos que envolvem telefonia celular para o padrão Micro SIM, ou pelo menos é isso que sugere o novo modelo de iPhone disfarçado de 3GS que teria sido esquecido em um bar. Sendo assim, operadora nenhuma iria querer ficar de fora do lançamento do iPhone 4G (ou como quer que ele venha a ser chamado), e começar a oferecer chips no formato Micro SIM seria uma necessidade. A Apple tem um histórico de adoção de padrões de próxima geração antes que qualquer outra empresa o faça. Foi assim recentemente com a Mini DisplayPort, ou, em um exemplo mais antigo, foi assim também quando em 1998 a Apple decidiu abolir os disquetes de sua linha em favor de “um tal de USB” que estava surgindo. Se for assim também com o Mini SIM, a Apple estará obrigando operadoras de telefonia celular do mundo todo a se adequarem ao novo padrão. Isto, é claro, se elas quiserem continuar vendendo planos para iPhones e iPads sem obrigar seus clientes a recorrem ao método da régua e tesoura para adaptar seus SIM cards. 😉

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados