Você já fez upgrade da RAM do seu computador para DDR4? Pois saiba que as especificações da próxima geração de memórias, chamada de DDR5, estão em desenvolvimento acelerado — e os primeiros módulos, que chegam em 2018, serão capazes de atingir o dobro de velocidade da tecnologia atual.

O JEDEC, órgão responsável pela padronização da indústria de microeletrônicos, ainda não divulgou os números do novo padrão, mas informou que “o DDR5 vai fornecer o dobro da largura de banda e densidade do DDR4”, o que “permitirá alto desempenho e melhor gerenciamento de energia em uma grande variedade de aplicações”.

O avanço deve ser parecido com o que vimos do DDR3 para o DDR4, lançado em 2014. Naquela época, a tensão padrão dos módulos passou de 1,5 para 1,2 volts (o que gerou uma economia de energia de até 40%), e as taxas de transferência da nova tecnologia eram de 2.133 a 4.266 megatransfers por segundo (contra 800 a 2.133 MT/s do DDR3).

Sempre vale lembrar que DDRx não tem nada a ver com GDDRx: a memória GDDR5, que está presente nas placas de vídeo, no PlayStation 4 e e em outras aplicações gráficas, existe há quase uma década e é baseada no DDR3.

O DDR5 será demonstrado em junho, e a especificação definitiva será publicada em meados de 2018. O que ninguém sabe é quando as novas memórias estarão disponíveis para consumidores finais por um preço aceitável.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados