Ir para o conteúdo.

Início » Microsoft » Como instalar o Windows 7 através de um Pen Drive bootável

Com o advento e popularização dos netbooks, surgiu uma nova necessidade: instalar sistemas operacionais sem depender do uso de CDs ou DVDs, já que eles não poderiam ser lidos nos computadores supercompactos. Como todos eles têm ao menos uma porta USB sobrando, esse virou o método preferido para instalação de sistemas.

O tutorial abaixo vai explicar o passo-a-passo de como realizar essa façanha nada complicada. E embora o alvo mesmo sejam os usuários de netbooks, os procedimentos a seguir podem ser usados por qualquer pessoa em qualquer computador que tenha a capacidade de fazer boot por portas USB, independentemente de ter um drive de CD/DVD ou não.

A dica vale para Windows XP, Vista, 7 e vários outros. A lista completa aparece mais abaixo, no print do menu do programa.

Material

O que você vai precisar:

  • pen drive USB com pelo menos 4GB;
  • CD ou DVD de instalação do seu sistema operacional escolhido (Windows XP*, Windows Vista ou Windows 7 etc);
  • O programa Novicorp WinToFlash, cujo download é gratuito;
  • Um computador que já tenha alguma versão do Windows rodando (o que você está usando para ler esse artigo deve servir).

Instalação

1. Baixe e descompacte o WinToFlash. Ele não vai criar uma pasta a menos que você configure isso na hora da extração. Portanto, crie uma pasta antes e evite que os ícones do programa fiquem voando soltos pela sua área de trabalho.

2. Insira o CD/DVD do sistema operacional no drive e execute o WinToFlash. Ele vai oferecer duas opções: Setup Wizard (simples) e uma avançada.

2.1. Se você não é um usuário experiente, vá pela simples, pois com ela não há como dar errado. A parte mais complicada do processo consiste em clicar no botão Next várias vezes. O programa vai perguntar qual o é o drive do CD/DVD e qual é o drive do pendrive USB.

Depois disso, ele deverá detectar qual é o CD e qual detectar qual o sistema no disco e mostrar a EULA (Termos de Uso) do sistema que deve ser aceita para prosseguir. Depois desse passo, o processo de configuração (formatação e cópia dos arquivos do CD/DVD) do pendrive USB será iniciado.

2.2. Caso você opte pelo modo avançado, o programa oferece algumas opções extras, como a instalação de um Windows PE (Pre-Installed Environment), criação de um pendrive USB de boot de emergência (para quando acontecem erros como Falta NTLDR, por exemplo) entre outras opções (bastante úteis por sinal).

3. Uma vez que o sistema esteja no pendrive, vá para o computador no qual ele será instalado. Ao ligá-lo, entre no setup da BIOS. A tecla necessária para abrir o setup varia de fabricante para fabricante, mas normalmente é uma das três: DEL, F2 ou F9. Só para garantir, aperte todas.

4. Uma vez na BIOS, encontre a sessão de Boot e coloque o Removable USB Disk como a primeira opção. Isso vai fazer com que o computador busque os arquivos de instalação ou boot em alguma das portas USB. Salve as configurações e saia do Setup.

5.1. Insira o pendrive logo depois de sair do Setup. A tela de instalação deverá aparecer. Caso você tenha optado por instalar o Windows XP, a tela que deverá aparecer é a seguinte:

5.2. Selecione a primeira opção e instale os arquivos iniciais. Quando o programa de instalação reiniciar a máquina, selecione a segunda opção e continue instalando.

6. Vá tomar uma Coca-Cola enquanto o Windows (ou o sistema de sua preferência) termina de ser instalado. :P

Observações

Esteja atento:

  • Algumas vezes, ao tentar instalar o Windows XP SP2, dei de cara com o aviso “Erro/Disco Pressione qualquer tecla para reinicar”. Mas funcionou sem problemas com arquivos do Windows Vista e 7. Ainda não está claro qual a origem desse erro, mas investigarei mais a fundo e atualizarei esse post com a resposta.
  • Não recomendo usar uma ISO de instalação montada em um driver de CD virtual para criar o pendrive. Aumenta a chance de erros durante a cópia.

36 Comentários (Deixe o seu!)

  • Eu utilizava esse programa mas por ser uma versão beta, não conseguia rodá-la 100% no Windows 7 e sempre dava problema nas instalações do Windows XP.
    Hoje só uso o Windows 7 USB DVD Download Tool, que aparentemente é da própria Microsoft e funciona que é uma beleza. Só testei criar pen do Windows 7 pelo Windows 7 e funcionou legal. Se funciona com Windows Vista e anteriores tanto para criar como para instalar, não posso afirmar nada.

    • Rafael Silva
      1505c

      Eu cheguei a testar esse Windows 7 Download Tool, só que ele exigia que outros 3 programas fossem instalados para que ele rodasse. Então desisti e dei preferência pro WinToFlash.

    • Ibraim
      1c

      Também usei o “Windows 7 USB DVD Download Tool” num Windows 7 gravando a imagem do Windows 7 para instalar num netbook. Achei chato ter que instalar ele, sendo um programa que só serve pra isso. Mas solucionei o problema utilizando o “Universal Extractor 1.6″, que descompacta instaladores, me permitindo usar o programa sem instalação. Pra usar ele eu não precisei instalar nenhum programa adicional. A imagem gravada no pendrive funcionou perfeitamente. [Engraçado que durante a instalação no netbook ele não me perguntou qual versão eu queria instalar, instalou a Professional.] Em outra oportunidade testei outras ferramentas que deram conta do recado, mas com alguns problemas ou estranhezas. Nunca testei o do post.

  • Hmm…to baixando! Vou ver um pendrive básico pra testar! Bem curioso!

  • VinceBZ
    24c

    Prático, gostei

  • VinceBZ
    24c

    é bastante valido ir ajudar um amigo e deixar o windows num pen drive, pq na hora nunca se acha o cd certo mesmo

  • Tiago César Oliveira
    1c

    Realmente muito prático.

    A velocidade de leitura do USB é superior à do CD/DVD, certo?

  • Hernani
    1c

    Tempo atrás procurei um tutorial sobre isso, como iria fazer o pen bootavel, só achei um manual em Inglês.

  • Alexandre
    3968c

    Como eu apanhei com isso uns meses atras. Muito bom o artigo! Vai ficar aqui no meu favoritos em caso do netbook da mulher pedir água. :)

  • “o que você está usando para ler esse artigo deve servir”
    Estou usando Ubuntu, serve?
    Mania horrível de achar que todo mundo usa Windows(R)!
    OBS: Só reparei nesse artigo por causa dessa afirmação tosca!!!

    • Rafael Silva
      1505c

      Você reparou no “deve”? Reparou que eu não escrevi “com certeza”? Pois é.

    • antxnix

      2!
      más meu não é *untu kkk

  • jorge pt

    obrigado eu nao sou un profisional da net mas a min ajudou me…………

  • DiiL

    Depois que eu usei formatei tudo acabar o processo, Eu vou conseguir usar o Pendrive normal para armazenar arquivos?

    • Rafael Silva
      1505c

      Sim, desde que formate o pendrive de novo, para apagar todos os dados.

  • Eu tenho um HD externo de notebook, e um adaptador SATA – USB, eu consigo fazer o mesmo nesse HD?

    • Rafael Silva
      1505c

      Usando o HD como se fosse um pendrive? Não vejo porque não. A não ser que ele não consiga puxar energia o suficiente da USB para funcionar. :)

  • 2 obs para o obs do texto:

    1) corrige ali “reiniciar”
    2) pq “Windows XP SP2″? pq não o SP3? tô perguntando pq, não só aqui, vejo um monte de site usar sempre o Windows com SP2 como uma referencia geral, maior… não entendo pq não usam a última versão, o CD com SP3…

    Abraços

    • Rafael Silva
      1505c

      ViniPontes,
      Obrigado pela correção. E só falei Windows XP SP2 porque foi o único que deu problema naquela parte. Eu tentei com o SP3 e SP1 também e não aconteceu nada. ;)

  • Eduardo

    Olá Rafael! Cara, meu problema é o seguinte… Estou tentando instalar o XP e quando chego na parte para selecionar a partição desejada para instalar o Windows a lista só me traz a partição do próprio pendrive.

    Estou fazendo o teste em um netbook, e pensei que deveria ativar algo com relação a SATA no setup, como faço nos notebooks, pra que a instalação do WinXP detecte o hardware. Mas não tenho opção referente a SATA na BIOS no netbook (HP Mini 110).

    Alguma sugestão?

    • Rafael Silva
      1505c

      Eduardo, eu não entendi em qual parte do processo vc tá tendo problema. Selecionando a partição na inicialização ou na hora de formatar o pendrive?

  • Eduardo

    Então Rafael, consegui resolver! O problema era o seguinte…

    O pendrive butava, a instalação iniciava normalmente, carregando os drivers e tudo mais. Quando ela chegava à tela onde selecionamos a partição para instalar o Windows, eu só tinha a partição C:, que era o próprio pendrive, nada de detectar HD.

    Pesquisando desde ontem na net, descobri que o problema é a instação do WinXP mesmo, pois ele foi criado antes da tecnologia SATA, ou seja, ele não possui os drivers necessários. E como eu não tenho a opção IDE para o netbook, o HD nunca seria detectado pelo processo de instação.

    Pra resolver o problema, tive que baixar drivers na internet e criar uma nova instação do Windows com esses drivers. É algo simples de se fazer e resolveu meu problema. Se alguém estiver interessado, segue o link que me salvou:

    http://www.comofaco.com/2007/05/07/fazendo-a-integracao-de-drivers-na-instalacao-do-windows-xp/

    Espero ter ajudado mais alguém. Abraço!

  • Yuri

    Ola pessoal,pois bem eu baxei e estou usando o programa,ate agora nao deu problema nem um graças a Deus :D rsr, quero ver se ele ao tranferir o windows 7 ele deixa o mesmo com boot =/,sera que sim ?? valeu abraoço ;)

  • Victor Gomes

    Tem como deixar dois windows no PenDrive com esse programa ou ela nao dá essa opção?

  • fabio

    cara eu te amooooo
    tu salvou a vida do meu bolso e do meu PC
    pq eu ja tava pensando em chama um tecnico pra consertar meu pc
    e ele iria cobrar absurdos e eu ia perder todos meus arquivos.
    cara é serio eu te amo msm
    kkkk

    brigadao cara
    fico te devendo essa

  • leandro

    Criei um pen drive bootável de um dvd do windows em perfeita condições. Quando iniciei a instalação ocorreu tudo bem até a primeira reinicialização; daí COMEÇOU A INICIAR A INSTALAÇÃO NOVAMENTE. O que deve ser? Configurei o boot p/ priorizar pelo pen drive normalmente. Só consegui prosseguir a instalação depois que desliguei o pc e o liguei novamente. Será que é necessário entrar no setup na primeira reinialização do windows 7 para prosseguir com a instalação? Por favor mim ajudem nessa questão.

    • Gui Bento

      Isso ocorre pois talvez você não alterou os valores do BOOT. Para que o Windows possa carregar, a primeira opção do BOOT deve ser a do HD. Então configure o seu BOOT no netbook seguindo o mesmo passo.
      Funcionou muito bem. Excelente programa. Respondendo o Tiago César Oliveira, a instalação pelo Pen Drive do Windows 7 é sim mais rápida que no CD (dependendo da porta USB que possuir).

  • Felipe Augusto Rodrigues

    Eduardo, todo o processo ocorre normal, consigo dar o boot pelo pen, dai aparece instalar agora no win7 clico la, dai aparece iniciando configuraçoes, depois da um erro e nao tem como continuar mais. Alguma dica para o que eu fazer

  • Haroldo Dias
    1c

    Esse programinha _ Novicorp WinToFlash_ ferrou literalmente com meu hd externo de 1 tb que estava particionado. Tentei instalar o sevem no meu hd externo daí ele ficou formatando meu hd e ficou dando uma mensagem de erro. Daí como não queria sair disso dei um ctrl+alt+del e o fechei com o gerenciador de tarefas. Daí meu hd sumiu. Despluguei e pluguei ele de novo daí ele tava todo ferrado, pedindo pra formatar ele e informando que ele nao estava mais particionado.

  • Muito interessante e utill ótimo tutorial, para instalação via pendrive

  • valeu

  • meu notbook de pau nao abre mais nada alguem me ajuda

  • Anonymous

    Meu amigo o meu netbook estah me dando um erro e diz que não é possível carregar o sistema operacional; gostaria de saber como proceder, devo ter excluído alguma partição mas a tela de boot aparece normalmente, agradeço desde jah!

  • vou tentar

  • meu amigo pode me ajudar consegui faser tudo certinho dar o boot pelo pen driver normal e inicia a instalação do windows 7 só que depois de vc clicar em proceguir depois dakela telinha de escolher idioma teclado abnt e clico em processuir dai da o seguinte erro selecione o driver a ser instaldo e aparece o caminho pra escolher la cliquei em todas unidades e nada nao sai dessa tela por nada ja tentei comvarius programas diferente e a mesma coisa quando dar o boot e passa da tela pra proseguir fica pedino esse driver como resolver isso?

  • A minha Bios é totalmente diferente :( :'( #SemPC

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.