Um mercado que a Microsoft dominou sem sombra de dúvidas foi o de mesas com superfície sensível ao toque. O seu Surface pode não estar tão onipresente quanto o Windows para causar processos anti-monopólio, mas ele com certeza domina o mercado em que atua, talvez pelo fato de ser o único disponível da área. Mas a Sony quer mudar essa realidade.

A fabricante japonesa anunciou que pretende lançar uma mesa similar ao Microsoft Surface ainda em junho desse ano. Ela se chamaria atracTable, assim como o Surface, teria capacidade de interagir com diversos objetos que forem detectados, como celulares, copos de café, e etc. A tecnologia por trás (no caso, por baixo) da mesa foi desenvolvida em conjunto com a Atracsys, empresa suíça especializada em rastreamento óptico.


A interação com a interface é feita através de duas câmeras Sony ISS XCD-V60, que juntas constroem uma imagem 3D e a partir dela a mesa pode analisar movimentos e interagir de acordo com a posição dos braços, mãos ou dedos. A Sony ainda arrisca dizer que a sensibilidade do sistema é tão precisa que pode detectar o sexo, idade e ’emoção’ do usuário.

Em novembro de 2009 durante o evento Vision 2009 a Sony apresentou um protótipo do atracTable. O vídeo desse protótipo você confere logo abaixo.

Segundo a Atracsys, o modelo será vendido com uma tela full HD de 35 polegadas. Não foi dada uma data certa para o lançamento nem preço, mas a companhia disse que no início de junho o atracTable estará disponível no mercado.

[via Pocket-lint]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados