Início » Web e redes sociais » Usuários do YouTube vão poder cobrar por vídeos

Usuários do YouTube vão poder cobrar por vídeos

Por
4 anos atrás

Conforme o YouTube vai crescendo, mais produções de alta qualidade aparecem por lá. Vai ver finalmente o Google percebeu que tais produtores de conteúdo (como a galera responsável pelo Pergunte à Amanda) merecem ser remunerados e decidiu criar um programa de cobrança decente.

O fato é que finalmente o site de vídeos vai oferecer uma ferramenta para que os donos dos vídeos cobrem pela reprodução do conteúdo. Em vez de publicidade, o usuário que quer assistir a um vídeo teria que pagar determinado valor antes de dar play.

Já existe o YouTube Partnership Program, no qual os usuários que enviaram vídeos superpopulares para o YouTube recebem uma participação na receita obtida com os anúncios exibidos na página dos vídeos. No entanto, quem escolhe quais vídeos têm esse privilégio (ou não) é a equipe do YouTube.

No caso da cobrança para assistir a vídeos, ainda há muito a ser descoberto. Não sabemos, por exemplo, se qualquer pessoa poderia cobrar pelos vídeos publicados no YT (já pensou o TB cobrando por em mãos como o do Xperia X10? :P) ou somente produtores de conteúdo audiovisual comprovadamente profissisonais teriam esse direito.

Vamos esperar para descobrir.

[Mashable]

  • http://melinka.net tplayer

    Uma boa forma para fazer as gravadores liberarem os clips no YouTube.

  • Andrei

    ótima oportunidade pra popularizar o concorrente do paypal, google checkout.

  • http://raphaelddl.com RaphaelDDL

    “o usuário que quer assistir a um vídeo teria que pagar determinado valor antes de dar play.”

    Nem sei se vai dar certo. Vai que você dá seu rico dinheirinho e descobre que o vídeo não era nada do que você achava ou simplesmente era um otário que queria roubar dindin da galera colocando um nome/descrição bacana, mas era troll.

    • http://memoriasfracas.com Thássius Veloso

      Por isso que eu aposto mais na hipótese de ter que ser produtor profissional para fazer a cobrança.

      • http://raphaelddl.com RaphaelDDL

        Acho que ‘produtor profissional’ é muito relativo.

        Tem tutoriais, vídeos de TCC, etc. muito bacanas que foram feitos por ‘pessoas normais’ e que, graças ao conteúdo, valeria a pena ser pago para ver.

        • http://memoriasfracas.com Thássius Veloso

          Pois é. Caímos naquele velho problema: quem pode dizer o que é bom conteúdo e o que não é?

          • http://www.radioramabrasil.com Micael

            O programa de aluguel de vídeos vai funcionar de forma semelhante ao programa de parcerias do YouTube, se não for dentro do mesmo. Ou seja, todos terão que ter conteúdo já publicado no site e passar por uma avaliação antes de pode alugar algum vídeo. Dá uma certa segurança.

      • http://rodrigofante.com Rodrigo Fante

        Mas pode ser algo como a App Store, com vídeo em destaque etc… e valores bem reduzidos.

        O usuário insere os dados bancários no Youtube, e ao clicar que deseja assistir automaticamente seria cobrado no banco alguns centavos por isso ou muitos reais, depende da qualidade da produção.

        Claro, como dito pelo colega, o produtor precisaria ter algum tipo de autenticação antes para garantir uma qualidade mínima, algo como na App store de aprovar o produtor antes(verificando pelo menos 1 obra de autoria do mesmo com qualidade cobrável), não cada obra.

  • http://www.eco4planet.com Juan Lourenço

    Espero que seja uma opção para qualquer um usar, afinal, não cabe ao YT definir se o vídeo/a pessoa/a empresa “merecem” ou não cobrar pela reprodução. E espero que tragam algum sistema do tipo “ver 20 primeiros segundos grátis”, para saber a qualidade do áudio e imagem antes de pagar (estou supondo que curtas e longa metragens poderão migrar para o YouTube como forma de distribuição por streamming pago).

    Obviamente isso aumento o trabalho do YT em confirmar quem é o verdadeiro dono do vídeo (e que pode cobrar) e quem são os mirrors espertinhos =/

  • http://www.radioramabrasil.com Micael

    Tem uma página no YouTube no ar há algum tempo explicando como funciona o sistema: http://www.youtube.com/t/youtube_rentals

  • Ruan

    vai vir algm e vai arranjar um jeito de burlar.. fato

  • http://www.linkabrasil.com Leandro Eduardo

    Já vi de longe que isso vai ser uma bomba.

  • gustavo

    Acho isso totalmente contrario a todos os conceitos básicos da internet.

    O legal do youtube é que vc pode ver de tudo gratuitamente e rapidamente.

    Se comecarem a cobrar, muita gente vai querer comecar a cobrar. Se virar moda, vai ficar muito chato, pois toda hora que vc quiser entrar lah ver um video vai ter que pagar, se cadastrar, confirmar se quer pagar ou nao.

    E quando isso acontecer algum concorrente vai fazer progaganda como o site que nao cobra. e simplesmente todo mundo vai passar a usar esse.

    Acho que quem quiser cobrar pelo conteúdo deveria fazer como quase todo mundo faz hoje: coloca trailers no youtube. Quem se interessar, entra no site da empresa atraves do link na descricao. Se for pago ou nao, daí eh um assunto que a pessoa interessada vai resolver com o site do cara. Nao no youtube.

    Eh o que acho que vai acontecer.

    Caminho natural.. o youtube era uma empresinha de caras jovens e criativos. Cresceu, comecaram a contratar pessoas padrão do mercado financeiro pra fazer a coisa render grana. Agora a busca por lucro jah esta no sangue da empresa.

  • Breno Brito

    É, difícil dizer se isto será bom ou ruim. Por um lado, pessoas poderão investir e produzir vídeos com aquela senhora qualidade… seja o q for, clip, tutor, aula, notícia e mimimi… Por outro lado, o youtube poderá ter uma área VIP onde os usuários vão se sentir excluídos dela e acabar abandonando a ferramenta (apesar de não terem muitas outras opções de fuga xD)

  • http://www.shopbox.com.br Alexandre

    Nao gostei dessa medida. Tem que ser um video extremamente muito excelente pra eu pensar em pagar pra ver. Acho que os memes ou virais que viram hits instantaneos ou qualquer video onde o numero de exibicoes seja grande, os usuarios que postam esses videos deveriam receber uma fatia do marketing exibido na pagina. Ou seja, de gratis pra todos, mas a renda em cima do video deveria ser dividida com o uploader.

  • http://www.webprincipiante.com/ Rafael Avelino

    Os “Profissionais” poderia fazer que enm os filmes deixar um trailer e disponibilizar o filme no you tube quando fosse efetuado o pagamento,pouparia muito dinheiro em investimento já que podemos assistir videos em alta definição e de até 1GB de tamanho…

  • KARKAMANO777

    Pois é mas ai será que não vai ser mais uma situação que vai acabar em pirataria? Claro que se o valor que estamos falando é em R$0,centavos ai tudo bem até acho razoável, por se tratar de os videos serem acessados varias vezes… imagina ai até eu vou querer postar meus videos… rsrsrs agora acho que já se tem propaganda que chega, eu acho que se tinha que se ter sim é assinatura, no caso do Youtube o camarada assina ai não tem propaganda, e ele tem acesso a todos os videos normal só que sem os pop up’s e em fim e como já disseram aqui até aos videos cujo os manos não querem sem que sejam pagos os direitos autorais…. Abraços! Karkamano777 – Rio Grande do Sul

  • KARKAMANO777

    CARAAAAAA! Chega de cobrar chega! chega! chega! Não aguento mais! Se paga por tudo, quando é que alguém vai se dar conta e os manos que não tem como pagar??? Tche! Locko! Tava bom de mais! Olha tem muita gente aqui que sempre usou claro que de forma a tirar proveito próprio… mas pensa bem tem tutoriais, video aulas, informação de mais e tudo em vídeo muito show! E de repente vão cobrar para eu e outros tantos podermos ter acesso! …………………

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha