Recentemente a Bia Kunze escreveu sobre a crise de atenção que a internet nos proporciona. Entre as dicas da colunista está manter um timer que permita contabilizar os minutos que o usuário ficar descansando depois de uma tarefa com concentração máxima. São palavras dela:

“…intercale 50 minutos de tarefa em concentração máxima com 5 minutos de repouso. Se você é viciado em redes sociais, aproveite. Ou espaireça dando uma caminhada, tomando um café, ouvindo uma música. A cada 3 blocos de 50 minutos, faça uma pausa de 15′. Ligue um timer para não deixar o tempo de descanso estourar.”

Se você é usuário de Mac OS, talvez eu tenha uma pequena ferramenta que ajude a cumprir as recomendações da garota sem fio.

O Timer Utility, como o próprio nome indica, é um excelente utilitário que pode transformar o seu iMac ou MacBook em um timer, a partir do qual você vai poder ter um controle maior do seu tempo. O aplicativo é gratuito, o que – sem dúvida alguma – faz dele a melhor opção para quem quer um timer funcional e prático de usar.

Download e instalação. Para baixar o Timer Utility, clique aqui. O arquivo .DMG é bem pequeno (2MB). Uma vez que ele tenha sido baixado, dê dois cliques e abra a janela do Finder. O próximo passo é clicar e arrastar o ícone do programa para a pasta Applications.

Despertador ou alarme

A função mais bacana do Timer Utility é a de despertador ou alarme. Isso significa que, no horário indicado, o aplicativo vai acionar os autofalantes do Mac e avisar que a hora marcada chegou. Para configurar, basta clicar nas setas para cima e para baixo na área de Hour (hora) e Minute (minuto).

Quando estiver do jeito que você quer, clique em Start e veja se a mensagem Alarm clock is running (alarme está funcionando) está aparecendo. Na área Time to alarm (tempo para alarme) aparecem as horas, minutos e segundos que faltam para o alarme ou despertador entrar em ação.

Contagem regressiva

Você colocou um bolo no forno e precisa conferir se o preparo está correndo bem daqui a uma hora? Moleza. A contagem regressiva (Countdown) do Timer Utility funciona de modo similar ao despertador. Clique nas setas para escolher em quantas horas (Hours), minutos (Minutes) e segundos (Seconds) você vai ser avisado de que o tempo de espera acabou.

Cronômetro e relógio

Timer Utility ainda possui um cronômetro, no qual você pode marcar o tempo que leva para executar alguma tarefa, e um relógio convencional. Sinceramente, não sei por que o aplicativo tem um relógio, visto que todo sistema operacional que se preze também tem um relógio sempre disponível na tela. No entanto, provavelmente tem quem use.

Escolhendo a música que vai tocar

Para ajustar as configurações do Timer Uility, vá na barra de menus e clique em Timer Utility » Preferences (Preferências). Você verá uma janela semelhante a essa:

Entre as inúmeras opções de configuração, em Timer Utility Sounds você pode escolher, por meio de um lista, qual som quer que o alarme use na hora de te acordar. Caso prefira, você ainda pode optar por uma música do seu próprio acervo. Nesse caso, clique em Sound file (arquivo de som) e escolha a música que vai ser tocada. O botão de play ao lado de Close (fechar) permite testar a reprodução de áudio e o volume das caixas de som.

Participe | Caso você conheça outro método para ter um alarme ou despertador no Mac OS, não deixe de nos contar no formulário de comentário.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre macOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados