Como solicitar ou responder uma confirmação de leitura no Gmail

Para saber se o destinatário leu seu e-mail do Gmail você pode usar as confirmações de leitura disponíveis em planos do Google Workspace

Victor Toledo Lucas Lima Everton Favretto
Por , e
• Atualizado há 7 meses
Gmail
Gmail (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A confirmação de leitura do Gmail permite saber se um e-mail foi lido ou aberto pelo destinatário. O recurso é restrito a contas do Google Workspace e precisa ser ativado manualmente a cada mensagem enviada. Saiba como usar confirmação de leitura do Gmail.

Como solicitar a confirmação de leitura no Gmail

Para que a confirmação de leitura do Gmail funcione é necessário ativar o recurso nas configurações da mensagem que você for enviar.

  1. Em “Nova mensagem” clique nos três pontos, localizado no canto inferior direito.
  2. Clique em “Solicitar confirmação de leitura” para ativar o recurso no Gmail.

A confirmação de leitura é um recurso do Gmail que está disponível apenas para contas de trabalho, grupo ou escola, como as contas do Google Workspace, configuradas por um administrador.

A ferramenta não está habilitada para contas gratuitas do Gmail.

A confirmação de leitura do Gmail pode ser solicitada no celular?

Não é possível ativar a confirmação de leitura no aplicativo do Gmail para Android ou iOS. O recurso só está disponível pelo site do Gmail.

Onde ficam os recibos de confirmação de leitura do Gmail?

Para saber se o e-mail foi lido por outro usuário é necessário acessar a mensagem que você enviou.

Os recibos de confirmação de leitura do Gmail ficam disponíveis abaixo do assunto do e-mail, informando data e horário que a outra pessoa leu sua mensagem.

É possível acessar mais detalhes do recibo ao clicar em “mostrar confirmação de recebimento“.

A resposta à solicitação de confirmação de leitura no Gmail é automática?

A confirmação de leitura automática precisa ser ativada pelo administrador da conta Google Workspace do destinatário. Quando essa opção é habilitada, nenhuma notificação de confirmação aparece para quem recebeu o e-mail, e a resposta é enviada automaticamente pelo sistema quando a mensagem é aberta.

Se a resposta automática estiver inativa nas configurações do Workspace, o destinatário poderá responder à confirmação de leitura por conta própria clicando no botão “Enviar confirmações“, quando a notificação aparecer em sua tela.

É possível ignorar uma solicitação de confirmação de leitura?

Caso a resposta automática esteja desativada, é possível ignorar uma solicitação de confirmação de leitura no Gmail. Para isso, o destinatário deve clicar na opção “Agora não” na hora de responder à notificação.

Como responder a uma confirmação de leitura do Gmail

Você pode responder a uma confirmação de leitura do Gmail ao acessar a mensagem enviada pelo remetente.

  • Clique em “Enviar confirmações” para notificar o outro usuário;
  • Clique em “Agora não” para ignorar a confirmação de leitura.

Você receberá uma nova solicitação para enviar a confirmação na próxima vez que abrir a mensagem, caso escolha a segunda opção.

Quando a confirmação de leitura do Gmail não funciona?

As confirmações de leitura podem não funcionar nos seguintes casos:

  • Se enviar uma mensagem para uma lista de e-mails ou alias de um grupo;
  • Se o administrador restringir as confirmações de leitura somente para sua organização ou pessoas específicas fora dela;
  • Se o destinatário usar um cliente de e-mail não sincronizado em tempo real, como POP;
  • Caso o destinatário use um cliente IMAP e as confirmações de leitura não forem enviadas automaticamente.

O Google ainda alerta os usuários para que não dependam das confirmações de leitura para verificar a entrega dos e-mails:

As confirmações de leitura geralmente funcionam em vários sistemas de e-mail. No entanto, você pode receber confirmações de mensagens não lidas ou não receber confirmações de mensagens que os destinatários leram.

Por que a opção de confirmação de leitura não aparece no Gmail?

Se a opção para solicitar confirmação de leitura não aparece no seu Gmail é porque esse recurso só está disponível para contas de trabalho e escolares.

Nesses casos, para ativar confirmações de leitura para o Gmail é necessário que o administrador da conta do Google Workspace habilite a opção nas configurações de e-mail da organização.

Alternativas para a confirmação de leitura nativa do Gmail

Existem alternativas para saber se o e-mail foi lido ou não pelo destinatário. É possível usar ferramentas próprias para esse tipo de funcionalidade e que funcionam com o Gmail, como extensões do Google Chrome e aplicativos que oferecem esse recurso para celular, inclusive.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Gmail na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados