Início » Celular e tablet Review » Xperia X10, com câmera de 8 megapixels, é o primeiro da Sony Ericsson com Android

Xperia X10, com câmera de 8 megapixels, é o primeiro da Sony Ericsson com Android

Por
4 anos atrás

De vez em quando as empresas fabricantes de celular lançam aparelhos que prometem mundos, fundos e tudo mais que você puder imaginar. Foto, vídeo, navegação na web… Tudo parece ser perfeito naquele equipamento lançado por um precinho quase camarada. Pois então, isso vale para o Xperia X10, primeiro smartphone da Sony Ericsson a rodar o Android.

Design matador

O corpo do Xperia X10 é bastante elegante e agradável de segurar. De acordo com a empresa, os novos designs de celulares contemplam a forma como o aparelho vai ficar na mão do consumidor ao ser manuseado. No caso do X10, essa experiência é perfeita. O peso ainda joga a favor do gadget: são apenas 135 gramas que não pesam no bolso.

O display é gigante: são 4 polegadas em widescreen (resolução WVGA de 480×854 pixels) com direito à tecnologia OLED. A tela do Xperia X10 é possivelmente a melhor tela de celular com que tive contato. Dá gosto de ver fotos e vídeos no aparelho, ou simplesmente navegar na internet. O Xperia não ganhou nenhum arranhão na tela durante pouco mais de uma semana em que eu testei o aparelho, o que certamente é ponto positivo para o display. :P

Já o teclado… Que teclado?! Não existe teclado físico no Xperia X10. Toda a entrada de texto é feita a partir do teclado virtual, de modo que se você prefere um celular com teclado QWERTY físico, essa não vai ser a sua melhor opção. Além da tela, a única coisa que temos na frente do aparelho são os botões que levam o usuário às opções, à tela inicial do Android e à tela anterior.

Android mais ou menos

Infelizmente alegria de pobre dura pouco. Embora o Sony Ericsson Xperia X10 rode o Android, sistema operacional do Google que anda bastante badalado (e passou o iPhone em participação de mercado nos Estados Unidos), ainda não estamos falando da versão mais recente do sistema. O Android 1,6 não tem algumas boas funcionalidades que a versão 2,1 adota. E o pior é que um executivo da Sony Ericsson me confessou que é provável que a empresa atualize o SO, mas não se sabe quando.

Gmail, Google Maps, YouTube, Google Talk… Se você é fã do Google e usa todos os serviços da empresa, o Xperia X10 vira uma grande alternativa de celular bom, bonito, mas nada barato.

A única ressalva que eu faço é com relação ao visor, que não é muito inteligente. Nos meus testes, eu coloquei o aparelho no bolso depois de usá-lo, sem desligar o visor. Não é que o danado mandou mensagens para contatos sem a minha autorização?

Eu sei, eu sei. A falha também foi do usuário. Mas esse é o tipo de coisa que nunca me aconteceu ao usar o iPhone. Nesse aspecto, o Xperia X10 poderia melhorar. Minha aposta é que o touchscreen dele ainda não é refinado o suficiente e, por isso, reconhece gestos que não foram feitos pelos meus dedos.

Timescape e Mediascape para facilitar

Uma das decisões da Sony Ericsson para usar o Android 1,6 foi desenvolver aplicativos que complementem o sistema, principalmente nas funcionalidades relacionadas a redes sociais e mídia (afinal de contas, uma das mães da Sony Ericsson é uma corporação que também controla empresas de mídia).


(vídeo do YouTube)

O Timescape é o responsável pelas redes sociais. Depois de configurado, ele mostra as últimas atualizações dos contatos no Twitter e no Facebook, além de mensagens SMS, fotos, vídeos e por aí vai. A intenção da empresa é que o usuário tenha sempre à mão o que de mais recente aconteceu com seus amigos e contatos de redes sociais.

Além de ler tweets, esse consumidor ainda vai poder publicar atualizações, mas não há muito mais a fazer além disso. O único problema do Timescape é que ele utiliza animações gráficas que, dependendo do número de atualizações publicadas nas redes sociais, nem de longe são tão suaves quanto deveriam. Às vezes o aplicativo fica lento, mesmo com o X10 utilizando processador Snapdragon de 1GHz.

Eu bem tentei usar o Timescape como forma de acesso ao Twitter, mas não consegui. É preferível baixar algum cliente especificamente para isso, como o Twidroid ou o Seesmic. Pois é, Sony Ericsson, dessa vez não deu…

Já o Mediascape é um pouco melhor, embora também sofra com o 3D exagerado. Ao abrir o aplicativo, temos as opções de visualizar músicas, vídeos e fotos mais recentes. Gostei principalmente da seção de áudio, pois fica a cargo do usuário escolher se quer ouvir todas as canções de um artista ou de um mesmo gênero musical. Esse tipo de segmentação ainda faz falta em alguns aparelhos.

Ainda no Mediascape, gostei da busca por conteúdo que o Xperia X10 faz. Digamos que eu vá para a seção de música e dê play em alguma canção do Michael Jackson. Imediatamente aparece o botão Infinito, que ao ser pressionado faz uma varredura no cartão de memória, em busca de mais coisas do MJ. Além disso, o usuário tem a opção de buscar coisas relacionadas ao rei do pop no YouTube, o que – convenhamos – é sensacional.

Falando em áudio, o Xperia X10 utiliza a tradicionalíssima saída para fones de ouvido de 3,5 mm. Ou seja, qualquer fone e ouvido comum vai funcionar no smartphone. Mas inicialmente você não vai precisar se preocupar com isso, visto que na caixa do aparelho já tem um fone, com direito a microfone embutido.

Luz, câmera, ação

Já falei que a câmera do Sony Ericsson Xperia X10 é de 8,1 megapixels? Pois é, qualidade não vai faltar. Pelo menos se você souber operar uma câmera decentemente, o que não é o meu caso. De qualquer forma, abaixo você confere uma galeria com fotos feitas nas situações mais contrastantes (desde uma equipe de reportagem na Avenida Paulista até uma placa no metrô de São Paulo).

Eu fiquei impressionado com a qualidade de gravação de vídeo do Xperia X10. Na resolução máxima, os vídeos ficam com 640×480 pixels, o que é mais do que suficiente para publicar no YouTube. Veja um vídeo feito com a câmera do X10 durante uma apresentação militar no vão livre do MASP (o ambiente não era muito iluminado). O som também agrada.


(vídeo do YouTube)

O vídeo foi enviado diretamente do Xperia para o YouTube, por meio da ferramenta de upload presente no aparelho. Não houve qualquer edição, para mostrar como é fácil fazer o envio de conteúdo multimídia.

Sabe o que faltou no Xperia X10? Envio de conteúdo para Flickr. Acredito que o público-alvo do aparelho iria gostar de funcionalidade similar.

Veredito

Eu ainda poderia escrever muito sobre o Sony Ericsson Xperia X10, mas acho que os principais tópicos foram cobertos. Faltaria dizer que a câmera dele aceita o geotagging (inclusão de informações de localização geográfica), ou que a alimentação é feita por MicroUSB, ou ainda que o aparelho conta o Office Suite para criação de documentos.

De modo geral, gostei do X10. O aparelho não tem Android 2,1, mas o Android 1,6 dá para o gasto. A Sony Ericsson pecou ao empregar animações em excesso, o que me obrigou a não usar o Timescape e o Mediascape como gostaria. Por outro lado, aproveitei bastante a câmera de vídeo.

O preço sugerido para o Sony Ericsson Xperia X10 é na casa dos R$ 2 mil pelo aparelho desbloqueado. Eu não pagaria tudo isso, mas imagino que as operadoras de telefonia ofereçam boas ofertas que incluam assinatura mensal de plano de dados, o que é fundamental para um smartphone que se preze. Aí sim o Xperia X10 começa a valer a pena.

  • http://www.tiagocesar.com Tiago César Oliveira

    Uhn… Não creio que algum aparelho dos recentes vá superar o touch do iPhone. E, por experiência com telefones anteriores, não confio na Sony Ericsson. Nesse caso, passo!

    • http://memoriasfracas.com Thássius Veloso

      Eu não gostei do teclado virtual do Xperia X10. Muitas palavras saíam errado. Imperícia minha ou falha do aparelho? Não sei.

      • Cássio

        mas fora isso deve ser uma beleza, quando eu vi o vídeo de apresentação eu simplesmente fiquei em choque…

        sempre gostei da SE, nunca me deixou na mão (a não ser quando meu k550i ‘olhou’ pra mim e desligou sozinho… para sempre)

        • http://www.tiagocesar.com Tiago César Oliveira

          Logo, ela te deixou na mão… Hehehe

  • TuxBR

    Esse tem tudo para ser o novo “Milestone” aqui no Brasil. Um hardware matador com uma interface bacana e ótimos recursos!

  • Muniz

    Destaque para a hiperidrose do Thassius :P brincadeira… Ótimo em mãos.

    O aparelho parece realmente que deve ser levado em consideração pra quem está interessado em uma alternativa ao iPhone. Os maiores problemas são os preços praticados pela Sony e o Android 1.6, né? Agora, esses delays do Timescape me dão agonia só de ver no vídeo. Querida Sony, menos é mais! Já a idéia de achar vídeos no Youtube com base no que você tem de media no telefone eu achei foda!

    • http://memoriasfracas.com Thássius Veloso

      Que absurdo. Hahaha!

  • http://melinka.net tplayer

    Meu telefone atual que estou usando para não fica sem é um Sony, e até agora tem me agradado.

    Compraria um Xperia se não fosse o desagradável fato de vir com Android 1.6, aliás tá um saco ver aparelhos serem lançados coma a versão antiga do SO do Google.

    • http://memoriasfracas.com Thássius Veloso

      O pior é que, com processador Qualcomm Snapdragon de 1GHz, o Xperia X10 roda Android 2,1 numa boa. Ou deveria rodar, visto que essa é a mesma especificação do Nexus One.

      • http://melinka.net tplayer

        Logo foi uma escolha burra da Sony, devem ter começado a desenvolver o aparelho antes do 2.1 sair e agora não conseguem adaptar.

    • http://my.opera.com/rafaelluik Rafael

      Não se esqueça o nome é Sony Ericsson, vamos dar valor à Ericsson tá!!! rsrs

  • http://twitter.com/himynameislima @himynameislima

    só um comentário: Esse preço é um absurdo.

    • http://memoriasfracas.com Thássius Veloso

      Concordo.

    • http://www.twitter.com/fabforte Fabiano

      Somos dois.

    • http://twitter.com/imgirotto @imgirotto

      Somos 3.

  • Alcioli

    Hoje não sei se é mais vantagem comprar um celular com funções de um NETBOOK, ou, pelo preço acima, comprar dois NETBOOKs.

  • Alberson

    Amigos, meu Galaxy Lite tem Android 2.1. O Galaxy normal não tem. O Android 1.6 dá pro gasto muito mal dado, a Sony Ericsson deveria preparar um update pra isso. Nem que seja uma versão 2.1 pura, mas precisa.

    @Alcioli Acho que celular, pelo menos pra nós aqui no Brasil (na maioria das cidades), pois você pode mexer sem maiores preocupações em um metro/rua.

    • Wilson

      Alberson,

      Onde conseguiu a versão do Android 2.1 para o seu Galaxy Lite?

      Grato,

      Wilson

      • http://twitter.com/alberson @alberson

        Desculpe a demora, não costumo voltar nos tópicos, rs.
        http://samsung-firmware.webs.com/ foi onde eu peguei, tem vários tutos na net que falam sobre como atualizar o firmware =]. Fique atento à garantia, pode ser que tenha alguma clausula em que vc perde se trocar o OS.

  • Timóteo

    Preço la em cima, putz.

    O timescape é interessante, mas eu ja imaginava que fosse ficar devagar.

    Só uma coisa que não entendi.
    O timescape é só para as redes sociais, ou ele se integra com os contatos do telefone? Eu posso ver em um mesmo card o twitter/facebook, telefone/endereço do contato? Ou são duas coisas separadas?

    Agora a camera, que qualidade, mt melhor do que eu esperava. Faltou mesmo uma integração com flickr, mas dai não da pra acrescentar isso com algum outro app?

    • http://memoriasfracas.com Thássius Veloso

      O Timescape permite associar contas de Twitter/Facebook a contatos da agenda do celular. Dessa forma, ao entrar na agenda e selecionar Fulano, poderei ver pelo menos o último tweet desse Fulano.

  • http://www.shopbox.com.br Alexandre

    Dei uma brochada hard quando vi o preco. Preco de um iPhone??

  • APF

    Para mim, BIG FAIL da Sony Ericsson lançar um hardware desses com firmware 1.6.
    É incrível, por mais lógica que agente tente atribuir às decisões de algumas empresas… algumas escapam à razão.

  • Helder

    Além de funcional ele tem um design fino, brilhante. Vale a pena.

    • http://memoriasfracas.com Thássius Veloso

      E emborrachado.

  • Paulo

    Ahh android 1.6…

  • http://www.terabitcast.com Hernani

    Muito tempo fiquei de olho no Xperia, mas com tantas novidades diárias, ele ficou para trás

  • Leo Horta

    O cara que tirou as fotos poderia, pelo menos, ter limpado o aparelho e também a mesa. Fotos ruins até vai, mas assim também é demais.

    • http://futilidadepublica.semjuizo.com Rafael Silva

      Eu limpei, mas a sujeira continuava caindo no celular. Sorry. =P

  • Pingback: Próxima versão do Android permitirá transformar aparelho em hotspot | Google

  • http://www.bras.net Eduardo Davis

    Eu vi um monte de lag de processamento. É isso mesmo? As animações e transições agarraram muitas vezes. Ou era lag de internet? Depois, se puder, faça um teste de precisão do touch da tela. Desenhe algumas linhas diagonais em um software de desenho, por favor.

  • Pingback: HTC Mondrian: processador de 1,3 GHz | Mobile

  • lokypedro

    boas comprei um em termos preço é melhor do que os concorrentes, estou super contente com ele e está confirmado o 2.1 e 2.2 froyo para ele a sony ericsson até diz mais que vai sempre actualizar o aparelho conforme os updates da goggle… e com a 2.1 vai gravar os video em HD e muitas outras melhorias até na bateria , vamos ver mas o telemovel é uma beleza á vista agora o touch do iphone ainda é para mim o melhor mas este sony com 4 polegadas salta a vista

  • DVC

    O 2.1 já está confirmado para setembro. Aí o X10 vai finalmente dar um pau federal no iPhone. Eu vou comprar um Xperia e transformar o meu 3G em um iPod.

  • Pingback: Claro começa a vender Xperia X10 Mini no País | Brasil

  • http://twitter.com/lu_pinheiro @lu_pinheiro

    Amigos do Fórum, estou pra trocar meu aparelho e eis que me surge a dúvida: Xperia ou Nokia 5800???

    Agradeço desde já vossas considerações. ;)

  • Pingback: Facebook apresenta sua versão do Foursquare | Global

  • Nilson

    Gostaria de saber se alguém teve a oportunidade de testar o Xperia como modem para acesso a Internet conectado a um microcomputador. Li que baixando o aplicativo PdaNET é possível, mas a versão FREE não permite acesso a sites seguros. Uso um Nokia N95 8G desta forma e estou muito satisfeito. Será que o X10 atende bem a este requisito? Ele é uma opção interessante pela capacidada câmera fotográfica.

  • Jefferson

    Ola eu tenho um Xperia x10 mini ele é irado mas só que não consigo ver videos porque alguns sites pedem adobe flash queria saber como que eu consigo esse aplicativo e se existe algum outro melhor que eu possa até mesmo baixar pelo market
    obrigado ae vlw !

    • http://www.hotmail.com Darlington

      Cara estou com o mesmo problema que vc se vc conseguir resposta me passa por favor.

  • http://tecnoblog cristiane

    Olá,alguém pode me ajudar?Coloquei videos no meu xperia mini e não consigo visualizar,alguém pode me explicar o que eu faço e porque isso acontece?abraços..obrigado.

  • Pingback: Xperias X10 vão receber novo Android 2.1 | Brasil

  • http://n marcelo bigao

    bom, o áudio é maravilhoso bem receptivo e captivo,tabém as fotos são boas os vídeos bem definido,mas só o preço é bem amargo, se comparado com os preços estrangeiros que é bem mais barato.

  • http://yahoo OTACILIO

    tenho um sony ericsson xperiax8 android 2.1 muito bom mas tem o mesmo problema de tecla se erra muito é só encostar pra sair letra difernte o resto exeslente

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha