Início » Celular e tablet » Cuidados com o celular: 10 dicas para o seu aparelho durar mais

Cuidados com o celular: 10 dicas para o seu aparelho durar mais

Por
5 anos e meio atrás

Às vezes é meio irônico o jeito como as coisas acontecem. O Thássius havia me sugerido desenvolver um texto com dicas para cuidar melhor do celular e eu não dei muita bola por achar que não haveria tópicos suficientes.

Mas a semana foi passando e a idéia começou a amadurecer na minha cabeça. E desta forma, ironicamente, no dia em que eu me senti apto a colocar as idéias no papel, perdi o meu celular de uma forma bizarra – derrubei ele dentro de um bueiro.

Pois é.

E como há um tal ditado sobre leite derramado me estimulando a não arrancar os cabelos enquanto escrevo este texto, melhor continuá-lo para que o gadget de vocês não acabe procurando o nemo também.

1. Lugar de celular NÃO é no banheiro.

O banheiro é um dos principais locais de perdas de celulares. A forma mais comum é derrubando no vaso sanitário.

Tomar banho com o aparelho no mesmo ambiente também não é bom. A umidade se infiltra no celular e pode corroer circuitos eletrônicos – entre outras coisas.

2. Mantenha o aparelho longe de lugares sujos e/ou empoeirados.

Você pode riscar seu aparelho, ou fazer com que crostas de sujeira se acumulem em seus componentes eletrônicos. As consequências não são boas.

3. Na hora de limpar, não invente moda.

Como já foi dito, componentes eletrônicos são sensíveis a umidade. Os fabricantes aconselham que a limpeza seja feita apenas com um pano seco, mas sabemos que pano seco não limpa é nada.

Neste caso, usar um pouquinho de álcool não vai fazer mal nenhum ao aparelho. Mas você deve apenas umedecer o pano, de forma de que não haja riscos de acontecer a mínima infiltração.

4. Mantenha o aparelho longe de lugares muito quentes, ou muito frios.

O ideal é que o aparelho seja operado em ambientes com temperatura entre 15ºC e 30ºC.Temperaturas extremas podem prejudicar o desempenho da bateria e até danificá-la permanentemente.

5. Não coloque mais nada no mesmo bolso.

Muita gente tem o costume de levar várias coisas no mesmo bolso em que carrega o celular. Certos objetos como chaves, podem riscar o aparelho. Se o seu aparelho possuir a tela exposta, ou pior ainda, sensível ao toque, os riscos são ainda maiores. Isso porque qualquer pressão pode acabar trincando a tela do dispositivo.

No caso das mulheres que costumam levar o celular dentro da bolsa, a dica se mantém. Cuidado também ao carregar perfumes, kits de maquiagem e produtos que podem vazar, e estragar o aparelho.

6. Na praia, tome cuidados extras.

A praia é um ambiente que apresenta todos os tipos de perigos à maioria dos dispositivos eletrônicos. Sol, calor, areia, água e também maresia. Se for realmente necessário levar o seu aparelho para a praia mantenha ele dentro de uma capinha, e em sombra fresca.

De preferência aquelas capinhas do tipo “meia”, pois elas cobrem o aparelho por completo, protegendo-o da maresia e da areia.

7. Não derrube nem bata o celular.

Todo aparelho é feito para suportar pequenos impactos. Mas além de estragar a carcaça do celular, estes impactos podem romper circuitos internos do aparelho e pior, danificar a bateria.

8. Tome cuidados específicos ao praticar esportes.

Assim como a água, o suor oxida componentes eletrônicos. Ao praticar esportes, tome precauções para que o celular não fique em contato com a pele, e consequentemente o suor.

9. Não ande com o celular na mão.

Além de estar correndo o risco de ser roubado, as chances de o aparelho cair no chão são bem maiores do que se estivesse no bolso, ou em uma capinha. Sem falar no fato de que a mão também sua e aquece o aparelho.

10. Derrubei ele na água. E agora?

A primeira atitude a se tomar ao molhar o aparelho é a de tirar a bateria do mesmo. A segunda é a da paciência.

Não pense que basta usar um secador de cabelos e seu aparelho estará novo em folha. O secador pode retirar a umidade superficial, mas é a parte interna do aparelho que preocupa.

Nessas horas o melhor é mergulhar o celular em um potinho com arroz e deixar ele lá por alguns dias. O arroz é ótimo para absorver a umidade e pode ajudar a secar os componentes eletrônicos do aparelho.

E você, tem mais alguma dica? Deixe nos comentários!

  • http://www.infowester.com/blog Emerson Alecrim

    Ótimas dicas, Mobilon! Eu só adicionaria o seguinte: pouca gente faz isso, mas há quem guarde o celular no bolso de trás da calça. Acredite, já vi gente sentando em cima do aparelho por causa disso. Também já vi um delinquente roubando o celular de um senhor que o mantinha no bolso de trás. Portanto, essa é uma prática que deve ser evitada, na minha opinião.

    Até mais!

    • http://tecnoblog.net Thiago Mobilon

      Anotado! ;)

  • http://www.redegsm.com.br BigBoss

    Bom, eu indico na secagem de um telefone, caso venha a cair na água, se for possível abrir o telefone, limpar com álcool isopropílico e uma escova de dentes que claro não se vai usar mais e deixar secar. Esse álcool é barato e se encontra em qualquer farmácia, e não se preocupe com a garantia, só o fato dele molhar você ja perdeu a garantia mesmo!

    Gostei do artigo, e postei com fonte.

    abraço

    • http://tecnoblog.net Thiago Mobilon

      Abrir o eletrônico não é aconselhável em nenhuma circunstância. A incidência de aparelhos que chegam na manutenção, porque foi aberto por algum curioso é enorme! ;)

  • http://memoriasfracas.com/ Thássius V’

    Quando me perguntam o que fazer para limpar eletrônicos, eu geralmente sugiro produtos de limpeza para vidros (como o Veja Vidrex). Já utilizo essa “técnica” há alguns anos, sem causar problemas nos equipamentos.

    Serve tanto para limpar monitor, quanto para limpar teclado ou controle remoto. No entanto, não recomendo encharcar o paninho de produto de limpeza, pois corre-se o risco de de entrar líquido na parte eletrônica. E aí… salve-se quem puder.

    • http://twitter.com/daniellpita @daniellpita

      [OFF] Acredito, Thássius, que você utiliza Windows Vista com fins científicos, realizando testes afim de obter resultados para uma pesquisa particular. Ou não? O.o

  • Pingback: Cuidados com o celular: 10 dicas para o seu aparelho durar mais | rodrigostoledo.com

  • Monti

    Boa noite!
    Minha sugestão de preservação é utilizar o celular em uma capa apropriada de preferência de couro.Estas capas possuem prendedores muito resistente e algumas também uma tira de couro com um botão pra ser utilizado no cinto.Passe um pouco de silicone liquido utilizando um pano limpo na capa somente por fora mas não na area do prendedor.
    Isso preserva e mantem impermeável. O local mas adequado para ser utilizado é claro na cintura no lado direito ou esquerdo, pois não atrapalhará ao subir ou descer escadas,entrar no carro e etc… alem de ter aproteção de seus braços. Qualquer engraçadinho que tentar pegar o seu aparelho estará ao alcance deles. Outra dica,leve sempre um pequena flanela ou até mesmo um lenço para limpar a tela da poeira e a gordura ou suor do rosto.
    Bom essas são as minhas dicas.
    Um abraço!

  • George Nunes

    Complementando a dica da praia, se possível, usar aquelas cordinhas de pulso igual de camera digital na hora que estiver com ele fora da capa, principalmente tirando fotos, pois, se ele cair, não vai pro chão (ou melhor dizendo, água ou areia).

  • http://www.infopod.com.br Jonny Ken

    ótimas dicas!!! Esta do arroz eu não conhecia!!

    Eu sempre sugeri para as pessoas mergulhar o celular sem bateria no álcool 92GL pelo tempo que o celular ficou na água e depois deixar evaporar.

    Outra! Sempre que for fazer algum passeio onde não exista abrigo, sempre leve um saquinho plastico! Isso vale para celulares, câmeras, etc…

  • Pingback: mobilon no diHITT

  • http://carlosfran.com Carlos Fran

    Meus celulares duram bastante e o teclado é uma das coisas que sempre tenho cuidado.
    Quem usa bastante para escrever, aconselho se habituar e utilizar o “Text Input” economizando tempo (dedo) e teclas :) principalmente para aqueles que não possuem o celular com teclado qwerty.

  • http://www.leonardocamiza.com.br Leonardo Camiza

    6. Na praia, tome cuidados extras.

    Essa aí eu não segui (sem querer), eu tava entrando no mar e quando fui ver meu celular tava no bolso, felizmente não molhou, mas tá cheio de areia por trás do visor.

  • Ivan

    Não é bom deixar o celular dentro do carro, mesmo no portaluvas quando este for deixado num estacionamento ao sol.

  • http://www.brinformatica.org/ Flávio Ricardo

    Vale lembrar também que comprar uma capa para o aparelho celular ajuda em algumas das dicas dadas, por mais que a maioria delas seja ‘feia’ sempre existe uma que se adeque bem ao celular.

    Dicas muito boas Mobilon, abraços! ;)

  • http://www.oiyes.com.br/ OiYes

    Faltou a principal dica: bebida e celular nunca combinam. Vc acaba ligando e falando merd* ou acaba deixando cair na piscina ou então no vaso sanitário.

  • Bruno César

    Legal essas dicas!
    Parabens pelo post!

  • http://www.rccvicosa.com Serginho

    Outra dica importante é que não podemos dirigir e ficar ao celular ao mesmo tempo… isso pode causar danos ao celular, ao carro e a nós mesmo.. rsrs

    abraços

  • Pingback: Como cuidar do seu celular |

  • Pingback: Trankelinks da semana! | Trankera

  • http://www.hsw.com.br Clarissa

    Boas dicas. Importante também manter o aparelho longe de molho de chaves.
    Abraços

  • Evertion de Castro

    Celular e praia ? hehe, Vc pensa que entrar no mar com o celular no bolso ele vai molhar ? ta enganado minha jóiam, tú vai é perder ele, pois os bolsos vao para fora, e consequentemente o que estiver dentro hehehe.

  • http://heldersantana.com Helder Santana

    Faltou dizer como cuidar do celular no taxi ahuhauhauha #piadainterna

    Falando a sério, ficou boa a idéia do post. Eu já perdi um celular por colocar coisas a mais no mesmo bolso, tira-las, e se dar conta do sumiço do aparelho.

    Falou!

    • http://tecnoblog.net Thiago Mobilon

      Nunca tire ele do bolso. Essa é a dica! hauahuahuah

  • Pingback: Celular no vaso sanitário, guarda-chuva mirabolante & cia | Monalisa de Pijamas

  • Santiago

    NUNCA deixar o celular exposto na mesa do Happy Hour…
    Depois de alguns choops sempre tem um bêbado como eu
    que esbarra nos copos e acaba dando um banho nos celulares
    de todos… hauhauhau
    Otima dicas Thiago… Parabéns… abraços

  • http://zelular.blogspot.com Barbara

    No blog do Zé Lular você fica sabendo dos últimos
    lançamentos,
    dicas, truques e configurações de celulares. Acesse
    Lular – Dicas e novidades para celulares

    • erialdo

      Nossa muito legal esse blog lá tem um site de desbloqueio de celular fiz o meu desbloqueio rapidinho eles mandam um codigo que digita no aparelho e pronto desbloqueia na hora agora uso qual chip, e tbm tem varias dicas de celulares soluções falam até de promoção das operadoras, muito legal esse site recomendo rs

      • arlete_JLover

        nao estragou o seu telemovel? qual era o seu telemovel na altura? me desculpa as perguntas, mas quero desbloquear o meu e nao sei se o deva fazer.

  • http://sangueacido.com Felipe

    Para dar um toque profissional a esses cuidados, sugiro usar álcool isopropílico para limpeza. Ao invés do arroz, há produtos que absorvem a umidade de forma mais eficiente, como aqueles usados para tirar a umidade de aparelhos auditivos. A questão aqui fica por conta do alto custo, mas pra quem já está correndo o risco de perder de vez o celular…

    • Denise

      Sílica gel por exemplo é bem mais eficaz.

  • http://@laaisgomees laaís

    muuuito boas as dicas! qeria dizer tb qe as capinhas, na minha opinião, as melhores são as mais grossas como as meias, como foi dito, e para as meninas que costumam usar as capinhas mais enfeitadas, seria uma boa e aproveitar pra usar aquelas bem grossinhas que protegem ainda mais o celular porque deve arranhar menos :D

  • http://celularv3.virtuando.info hudson

    Ótimas dicas cara:D
    Vou tentar aplicar essas informações no meu telefone, e tomar mais cuidado com ele rsrs

    Abraço, e espero que continue postando mais sobre celulares !

  • Pingback: Dez dicas de como cuidar bem do seu celular - EuLigo

  • Anjinha

    Otimas dicas , porem nunca tentarei abrir ou passar alcool no
    meu celular kkk

  • http://www.google.com.br @renan915

    outra dica boa é nao ser burro pra dar calça pra sua mae lavar com o cel dentro igual eu :( e ele ainda ta funcionando

  • http://Site silas

    eu querro saber como tirar os aranhoes do plastico

  • Isabel

    Olá, tudo bem ? Eu vivo esquecendo meu celular por aí.
    Já perdi um dentro do supermercado hehehe.
    Minha amiga me deu de presente um alarme para celular http://www.produtoschina.com/469270/alarme-para-celular ele toca quando deixo em algum lugar, muito bom.

  • merlhian

    bem…eu n tenho nenhuma dica,mas eu amei as dicas para meu celular!

  • Paula

    Adorei as dicas,pode ter certeza que vão ser aplicadas no meu cel.
    Queria saber qual o melhor tipo de capinha:plastico ou meia?

  • Junior

    Buáaaaaaaaaa!
    Eu acho que danifiquei o visor de meu galaxy 5 comprado há apenas um mês…
    deixei ele no banheiro enquanto tomava banho…uma hora depois lembrei que ainda estava lá e fui buscá-lo: o g5 liga, mas a tela tá preta, não vejo mais nada…
    coloquei ele numa vasilha com arroz rsrs…
    provavelmente a umidade danificou os circuitos internos!
    DESGRAÇA!

  • naldo

    Aew glr sempre q forem colocar o cel no bolso vsjam se n esta furado pois acabei de dar a primeira queda no meu razr novinho e fiquei puto e desesperado

  • http://jorge@hotmail.com jorge

    gostei da dica o meu primeiro celular que tive quebrou porque eu sentei em cima dele e o visor trincou e nao dava para mecher mais porque a tela ficou preta agora com essas dicas nada disso vai mais acontecer

  • Victor

    Valeeu Thiago, vou tomar muito cuidado quando chegar meu Galaxy S III.

  • http://facebook Célio Napoleão

    Eu tenho uma pergunta.
    Eu tenho um motoblur e ele é aprova de umidade e de risco,então, posso leva-lo para o banheiro na hora do banho ?
    e outra tão importante quanto é que eu tenho tambem DUAS baterias pra ele e assim que uma descarrega eu coloco a outra, posso ficar trocando de baterias assim ? isso não estraga o celular não ?
    Obrigado :D

  • Rafa

    Thiago Mobilon, eu tenho uma pergunta a fazer. Ontem eu fui tirar um plástico do meu iphone e ficou uma “cola” no meio da tela dele, então tentei tirar com um pouco de álcool e algodão. Bom a cola saiu, mas o álcool entrou na tela pelo botão principal. Já tirei a bateria, os chip’s e o cartão de memória. O devo fazer agora? Colocar no arroz crú?
    ….(*Desesperada*)….

    • Leonardo

      Consegue desmontar fácil assim? Deveria entrar pro iFixit!

      • http://www.superthost.com.br Thiago Sabaia

        Como você conseguiu tirar o cartão de memoria? Preciso aprender para tirar do meu. hahahahahahaha

    • http://twitter.com/andremansur @andremansur

      pena que não tem botão de compartilhar comentário no facebook….

    • http://twitter.com/brunuxcosta @brunuxcosta

      Encontre o erro no comentário acima, hehehehe!

    • http://twitter.com/sandrooc @sandrooc

      É o Iphone ou Hiphone? “Chip’s” e “cartão de memória”?!

    • Matheus

      GENTE! Isso aí é um HiPhone! Pagou quanto? R$100? Hahahahahaha

    • http://marcogomes.com Marco Gomes

      Rafa, isso que você tem não deve ser um iPhone, mas se estava te servindo bem e vc gosta dele, pode valer a pena tentar consertar.

      Ele continua ligando? Está funcionando normalmente? Se sim, continue usando e não se preocupe.

      Se ele parou de funcionar, tente procurar uma assistência especializada, mas se prepare p/ ter que comprar um celular novo, pois muitas vezes o conserto não vale a pena.

      Boa sorte!

  • http://www.facebook.com.br/karoline.souza.loira Karoline

    Adorei as dicas, foram bem úteis. Muito obrigado (:

  • eduarda9922

    Thiago tenho uma pergunta ! Escutar as músicas que tem no meu celular conectado na entrada usb do som , pode danifica-lo ? Obrigada :-) !

  • Robson J Silva

    quando cai na água não tem jeito, tem que abrir para secar, pois para secar sem abrir leva meses pois ha apenas pequenos orifícios para sair a água, se você esperar uma semana e tentar ligar pode danificar o aparelho ou na sorte apenas ocorrerem mau funcionamento.

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha