Linux Mint 9 rodando dentro de uma máquina virtual

Linux Mint, a distro derivada do Ubuntu e que tem como peculiaridade nomear as releases com nomes de mulheres terminando em ‘a’, chega à versão 9, baseada no Ubuntu 10.04. Entre as novidades, é possível destacar:

  • Um novo gerenciador de software, com mais de 30.000 pacotes (lembrando que o Linux Mint utiliza tanto repositórios próprios quanto repositórios do Ubuntu);
  • Avaliações dos softwares pelos usuários. Agora quando você for instalar um novo programa, pode encontrar avaliações dos usuários, inclusive com comentários. Também é possível listar os softwares mais populares;
  • Uma nova ferramenta de backup. Será possível salvar não só seus arquivos pessoais, como também informações dos programas que você tem instalado. Assim, nas próximas versões será possível fazer uma instalação do zero e ainda assim ter todos os seus programas favoritos devidamente instalados e configurados;
  • O retorno do mint4win, instalador baseado no Wubi que permite instalar o Mint sem particionar o disco rígido;
  • Uma nova ferramenta para exportar sua instalação do Mint para um pendrive USB;
  • Diversas melhorias no visual e na usabilidade.

Linux Mint, versão "Isadora"

O Mint é uma distro que vem se tornando cada vez mais popular. Baseada e totalmente compatível com o Ubuntu, a distro tem como principal diferença já incluir como padrão diversos drivers e codecs proprietários que não são inclusos na instalação do Ubuntu.

Assim, o Mint acaba sendo um Ubuntu  que já vem ‘pronto para o uso’. O usuário que quiser usar essa distro não precisará baixar nenhum arquivo extra se quiser ter um sistema funcional (ouvir música, ver filmes, navegar etc.), só precisando baixar programas e codecs específicos se houver necessidade. O cuidado com o visual também mostra uma preocupação em tornar a migração de outros sistemas operacionais o menos traumático possível.

Para baixar a nova versão do Linux Mint, é só acessar a página de downloads no site da distro. Há uma versão para torrents e diversos mirrors para download direto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados