Celular se torna principal meio de acesso à internet no Brasil

49% dos brasileiros utilizam apenas o celular para entrar na web

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 8 meses
Smartphone na mão (Foto por Bryan Santos/Pixabay)

A porcentagem de usuários que só utiliza o celular para acessar a internet no Brasil atingiu nível recorde: 49% da população já dispensou o computador para se comunicar, entrar nas redes sociais e consumir conteúdo, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2017, divulgada nesta terça-feira (24) pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br).

Segundo a pesquisa, 49% dos respondentes acessam a internet somente pelo celular e 47% utilizam tanto o smartphone quanto o computador. Na pesquisa anterior, de 2016, esses números eram de 43% e 51%, respectivamente. Por outro lado, a porcentagem de pessoas que depende apenas do PC para entrar na web vem despencando: era de 24% em 2014, caiu para 11% em 2015 e passou para apenas 4% em 2017.

Proporção de usuários de Internet, por dispositivo utilizado de forma exclusiva ou simultânea

No Tecnoblog, a audiência que lê o site por meio de dispositivos móveis já ultrapassou o desktop há mais de dois anos. Nos últimos 30 dias, 74,5% acessaram as páginas pelo celular ou tablet, contra 25,5% do desktop. Os sistemas operacionais mais utilizados pelo público foram Android (64,33%), Windows (23,77%), iOS (9,81%) e macOS (0,98%).

Como esperado, a atividade mais comum na internet é a troca de mensagens em aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger e Skype, atingindo 90% dos usuários. Além disso, 77% acessam redes sociais (queda de 1 ponto percentual em relação à pesquisa anterior) e 71% assistem a programas, filmes e séries por streaming. O destaque fica para o consumo de música por Spotify, Deezer ou YouTube: esses serviços pularam de 63% de penetração em 2016 para 71% em 2017.

Proporção de usuários de Internet, por atividades realizadas na Internet

O estudo mostra que há 42,1 milhões de domicílios conectados e 120,7 milhões de internautas (considerando os que utilizaram a tecnologia nos últimos três meses), o que representa mais de dois terços (67%) da população. Desde 2013, há mais brasileiros com acesso à internet do que sem.

A pesquisa completa, feita com base em 23.592 entrevistas presenciais em 350 municípios, pode ser acessada nesta página.

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados