O iPhone 4 foi lançada hoje por Steve Jobs com algumas novidades que merecem ser citadas. O Retina Display, por exemplo, aumenta bastante a capacidade de exibição de pixels por polegada do aparelho. Para (tentar) revolucionar mais uma vez o mundo dos dispositivos móveis, a Apple anunciou uma nova forma das pessoas interagirem entre si usando o iPhone: trata-se do FaceTime, modo como a empresa está chamando das videochamadas.

Atrasada pelo menos uns cinco anos, a Apple apresentou a videochamada como a mais nova forma de falar com seus contatos, utilizando uma câmera frontal (sim, o iPhone 4 terá uma câmera frontal). Jobs convidou Jony Ive, responsável pela equipe de designers da Apple, para demonstrar a função. Para tanto, antes o CEO da empresa teve que pedir que todos no teatro desligassem seus equipamentos ligados à rede Wi-Fi para que a chamada fosse feita com sucesso.

Mais do que um aplicativo, FaceTime será um protocolo de videochamadas. Tal qual o XMPP, que é usado pelo Google no Google Talk, o FaceTime poderá ser utilizado por diversas companhias para oferecer videochamada ao consumidor.

De acordo com Steve Jobs, a funcionalidade seria exclusivamente por Wi-Fi durante 2010. Isso dá a entender que, a partir do ano que vem, FaceTime poderá ser usada para fazer videochamadas via 3G, desde que o cliente pague o custo da conexão. Resta saber se a rede da AT&T, operadora exclusiva do iPhone nos Estados Unidos, vai aguentar a pressão.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados