No dia 8 de junho do ano de 1995 do Nosso Senhor, Rasmus Lerdorf postava uma notícia no canal de usenet comp.infosystems.www.authoring.cgi: era o anúncio do Personal Home Page Tools, um software desenvolvido por ele para aplicações web. Como Lerdorf liberou o programa e as ferramentas como código livre (originalmente sob GPL, e sob a PHP Licence desde a versão 4.0), o PHP, escrito em C, conquistou fãs, desenvolvedores e o mundo.

Elephpant, símbolo do PHP – sim, todo desenvolvedor de código livre curte um trocadalho

15 anos depois, muita coisa mudou, inclusive o significado da sigla, que agora significa PHP: Hypertext Preprocessor. O PHP é a linguagem de programação para web, sendo usado em diversos projetos de alcance mundial. O fato de ser livre, aliado à facilidade de aprendizado, possibilitou que várias pessoas pudessem criar e compartilhar códigos pela internet. Mesmo a instalação do PHP é bem simples, e algumas distribuições Linux não exigem que você altere arquivos de configuração para ter a linguagem instalada e pronta para uso em um servidor padrão.

Blogs que rodam sob Wordpress só existem porque o PHP nasceu. Se você está lendo esse ótimo texto nesse <puxasaquismo>ótimo blog</puxasaquismo> é porque todo o desenvolvimento em torno do PHP e do desenvolvimento aberto permite.

Mas não para por aí: hoje você encontra o PHP sendo usado em sistemas de comércio eletrônico, CMSs, ERPs e outras soluções diversas, tanto para fins pessoais quanto empresariais. O Hot Scripts, portal que eu usei nos idos de 2001 para procurar programas e scripts prontos, lista hoje mais de 18.000 projetos em PHP. E isso não deve nem arranhar o número total de projetos. É um dos projetos livres mais bem sucedido da história, junto com o MySQL, com quem forma um par maravilhoso.

Para saber mais sobre o histórico do PHP, vale a pena dar uma olhada no H Open Source, que fez uma retrospectiva bem completa sobre o projeto. 🙂

E agora, uma bela valsa em homenagem aos 15 aninhos do PHP:

(vídeo do YouTube)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados