Ir para o conteúdo.

Início » Nacional Web e Redes Sociais » Como solicitar emissão de segunda via de certidão de nascimento e casamento pela internet

O Brasil é o país da burocracia. Acho que todos nós já sabemos isso. São documentos infinitos que temos que carregar a todo o momento para realizar as operações mais banais. Enquanto que em outros países já existe a identificação unificada com tudo aquilo que um cidadão precisa carregar para ser reconhecido como cidadão, aqui é preciso andar com um calhamaço de papéis debaixo do braço.

Ainda bem que inventaram um site que se propõe a pelo menos amenizar esse problemão todo. Imagine poder solicitar a segunda via da sua certidão de nascimento diretamente a partir da web? Agora dá.

Salve-se quem puder!

Cartório 24 Horas foi criado por uma associação de cartórios espalhados pelo país. A intenção do site é permitir um acesso mais rápido aos serviços que normalmente só podem ser realizados no próprio cartório, com direito a longas filas e espera.

A emissão da segunda via de documentos vai depender do Estado que a pessoa escolher para solicitar a emissão. No caso de São Paulo, há certidões de nascimento, de casamento, de óbito, de procuração, de escritura, de propriedade ou registro… São várias!

Para começar, acesse a página inicial do Cartório 24 Horas. No menu lateral à esquerda, clique em Solicite sua certidão. Será preciso aceitar o termo de uso dos serviços do site, para em seguida chegar à página de informações pessoais.

Informe seu CPF, nome, número do RG e tudo mais que a página inicial pedir. Quando você clicar em Avançar, será hora de escolher o Estado e o tipo de certidão que você quer. Em seguida, escolha a cidade e marque o cartório que você quer usar como emissor da certidão. Cada um dos cartórios listados vai ter discriminado o valor da certidão, para que você escolha aquele que melhor convém.

Lista de cartórios e preços. (Clique para ampliar)

A partir daí, o processo vai depender do documento que você quer receber. No caso da certidão de nascimento, por exemplo, é necessário informar nome do pai, da mãe e número do livro em que a certidão original foi registrada, entre outras coisas.

Dados para solicitar certidão de nascimento. (Clique para ampliar)

O envio é feito pelos correios, via Sedex ou carta registrada mais simples. Ainda há opção de retirar o documento no balcão do cartório escolhido para emissão. Quem quiser, pode solicitar que vários documentos sejam enviados de uma só vez, por meio dos lotes de documentos.

Dica enviada pelo leitor Lucas Lima (@himynameislima). Valeu, Lucas!
Mande a sua dica para dicas@tecnoblog.net
.

64 Comentários (Deixe o seu!)

  • Sr. Sem Papo
    1303c

    Sera que tem como pegar a minha certidão de obito? para ganhar seguro KK

    • Quer morrer? o_O

    • Ana Tercia

      Olá pode solicita na Cartório Postal que tem vários unidades espalhadas pelo Brasil. Tel: (11) 4043-0107. A empresa solicita segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito de qualquer lugar do Brasil tem unidades abertas ao público e ainda aceita cartão de credito.

  • Aeeee…achei isso bem útil, pela facilidade e por poupar tempo e PRINCIPALMENTE, Paciência! Porque, aguentar aquelas filas não são fácil. E parabéns por explorar mais o site!

    Vale lembrar tambem, que com BO – Boletim de ocorrência, os cartórios NÃO PODEM cobrar nada para segunda vias de documentos!

    • Isso se tú não morar no RJ. Pois o site não atende no estado.

    • Julianna

      A segunda via do registro de óbito ou nascimento é paga sim! Somente a primeira via desses documentos é gratuita por lei. Digo isso com propriedade, pois trabalho em um cartório de registro civil.

      • Janaina

        Salve,
        Ja’ que trabalha em cartorio poderia gentilmente responder se existe entao a possibilidade de um cartorio no qual nao somos registrados, fornecer a 2a via da certidao? Ex: eu moro nos USA e queria fazer a 2a via da Certidao/RJ para o matrimonio(pq nao aceitam com menos de 6m), mas todos esses site de certidao online sao uma grande furada, entao existe um cartorio, que vc saiba, que possa soliticita-la (nao com pgto milhardario) e enviar-la a um endereço tb no RJ?

        Agradeço pela informaçao.

  • Rafael Silva
    1505c

    Seria ótimo se a Marabá tivesse na lista de cidades do Pará. Mas chequei semana passada e chequei hoje de novo. Nada. Fail. :(

    • Não se lança um serviço de utilidade pública dessa magnitude sem cobertura nacional. Falha épica.

      • legiken

        Discordo. Até porque a iniciativa depende da vontade de cada cartório individualmente. É melhor iniciar o serviço e os cartórios que tiverem interesse aderirem posteriormente.
        Alias, a cobertura é muito maior do que eu esperava.

  • Breno
    1666c

    Isto serve pra 2a via de identidade tb? Há 2 anos estou precisando tirar segunda via da minha identidade, mas até hj eu não animei acordar 6hs da manhã pra pegar 3km de fila =/

    Coincidentemente, essa semana eu paguei a DAE ou DEA, sei lá xD

    • Não.

  • tplayer
    1980c

    Melhorou quase nada, ainda é burocrático.

    Se eu preciso de uma segunda via de Certidão de Nascimento é porque não tenho mais a original. Então como diabos eu vou saber o número do livro?

    Para resolver a burocracia só criando um documento único com um sistema para gerenciar tudo.

    • O Brasil ainda está muito longe de se tornar funcional e ágil.. a burocracia ainda reina aqui

    • Enfim alguém inteligente.

    • legiken

      Você tem RG?
      Geralmente essas informações constam no RG. Tem inclusive o cartório onde a certidão de nascimento foi registrada.

    • tplayer,

      nao identidade e na carteira de trabalho tem todos os dados do seu registro da certidao, como livro , folhas e nº do termo.. fica na parte onde ta escrito DOC. ORIGEM..da uma olhada ;)

    • Nome ou @

      nem sempre amigo, vc pode querer a 2ª via do da certidão de nascimento para poder dar entrada em um registro de casamento, por exemplo =]

    • Olá Boa Tarde!!!
      Se você for solteira este número de livro, folha e termo tem no seu RG.
      E caso seja casada e seu RG já esta atualizado então vai consta livro folha e termo de casamento.
      Ai tem uma empresa que pesquisa na cidade e estado onde você casou o livro e folha e depois solicita a segunda via da certidão.
      Cartório Postal – (11) 4043-0107 / (11) 4044-6601

      • a minha mãe perdeu a identidade e não tem a certidão de casamento
        só que ela não sabe o nome do cartório mais se casou entre rios de minas gerais
        gostaria de conseguir a segunda via como posso conseguir
        o meu nome e adriana obrigado

  • edilops
    940c

    Breno
    serve sim para carteira de identidade, mas o fato de vc ter uma ocorrencia não elimina a necessidade de vc enfrentar a fila

    • Breno Brito
      1666c

      Uai, n é tudo via web? eu ainda tenho q ir pra fila? Sacanagem, o brasil que gosta de uma fila, hein!

      • É soda com ph. Eles se prestam a fazer um site meia-boca desses e acham o máximo.

      • Tu vai pra fila se tu tiver um BO, e não quizer pagar nada pela segunda via.

  • O último parágrafo do post está repetido.

    []`s

  • Cris
    13c

    Se realmente for facilitar, é uma boa, mas não sei se vai ter uma grande adesão pelas pessoas. Como disseram, pessoal gosta de fila.

    • Como diria Hitler à garotinha, do campo de concentração, que respondeu que iria fazer aniversário no dia seguinte: Non vai non.

    • O problema é que ninguem divulga e nem cobram nada deles. Aí, ninguem faz nada direito mesmo.

  • Alexandre
    3968c

    Muito util, eu achava que esses servicos nao funcionavam

  • Hernani
    1c

    Muito bom, ir ao cartório é um porre fod*

  • Muito mais eficiente que o Cartorio 24 horas nesse ramo de serviço, é um outro simples estabelecimento denominado como MELYSSA PAPELARIA, que não se limita a requerer certidões de alguns cartórios, mas solicita de qualquer cartório do Brasil, me tirou do sufuco, uma vez que precisei de minha certidão de nascimento atualizada para fins de casamento, recorri ao cartorio 24 horas que não pode me ajudar, pois o mesmo não tinha cadastro com esse cartório, de Nova Ipixuna-PA, daí o Cartório de Registro Civil da cidade me informou esse estabelecimento que me atendeu com muita firmeza, recebi minha certidão em 7 dias.

  • Franciléa de Oliveira

    Muito mais eficiente que o Cartorio 24 horas nesse ramo de serviço, é um outro simples estabelecimento, que não se limita a requerer certidões de alguns cartórios, mas solicita de qualquer cartório do Brasil, me tirou do sufuco, uma vez que precisei de minha certidão de nascimento atualizada para fins de casamento, recorri ao cartorio 24 horas que não pode me ajudar, pois o mesmo não tinha cadastro com esse cartório, de Nova Ipixuna-PA, daí o Cartório de Registro Civil da cidade me informou esse estabelecimento que me atendeu com muita firmeza, recebi minha certidão em 7 dias.

  • @amsalau
    297c

    Pena que funciona com pouquíssimos cartórios e cobra muito bem pelo serviço.

  • jennifer debora soares

    quero tirar segunda via da minha certidao urgente

  • Ibraim
    1c

    Ê Bahia… Paraíso da incompetência.

  • neuriane

    acho um absurdo reterem a certidão de nascimento no cartorio quando se casa, dai quando precisa de uma 2ª via querem cobrar por ela e dizem que é gratuita a certidão de nascimento, então porque não aceita xerox autenticada ao se casar que malandragem hem?pois os dados na certidão de casamento não são da mesma forma que estavam na certidaão de nascimento como por exemplo a pessoa nasce em uma fazenda tal, no municipio tal , a certidão de casamento colocam somente que ela nasceu em tal municipio mas não cita a fazenda, e é isso de que estou precisando

  • Boa noite gostaria de saber se tem como tirara segunda via do regristro da minha filha ?

    • Joana costa

      Sim tenho como tirar sim. Indo diretamente no cartório onde ela foi registrada, solicita num dia e retirar em dois dias úteis. Se não tiver tempo pode procurar a Cartorio Postal que tem 150 unidades espalhadas pelo Brasil. Fone: (11) 4043-0107/4044-6601.Funciona bem

  • Tenho 73 anos sou aposentado e todos os meus problemas relacionados a aposentadoria são realizados em Brasilia, e foram me pedidos todos as xerox(s) referente ao meus documentos inclusive da certidão de casamenmto ou de solteiro, e eu, por descuido ao invés de mandar a xerox da certidão enviei a original e por reste motivo estou sem a mesma e estou querendo trocar o meu RG que é muito antigo e aonde a minha certidão foi tirada é nuito distante de onde moro que é no norte do Brasil (Belem do Pará.
    O que devo fazer para sanar este pequeno problema.

    • Carlos Limpo

      Entra no site http://www.certidaoweb.com.br

      • Guida

        Esse tal de http://www.certidaoweb.com.br é uma furada, cobra caríssimo e ainda demora muito pra enviar a certidão de nascimento de um interior perto de onde moro pra minha casa.

  • Carlos Limpo

    Um site excelente para se pedir uma certidão é o http://www.certidaoweb.com.br

  • Laila

    Demora qto tempo para eu receber a segunda via da certidão de nascimento?

  • kerÔ

    isso e uma merda :/

  • morena

    gostaria de saber se tem como tirar seunda via de certidao de nascimento,,sendo que meu irmao nascido no rj…no momento ele se encontra em mg…pode tirar em mg mesmo a segunda via?

  • sergio

    Pelo site do cartorio24hs online a minha certidao saiu por R$91.
    Um ROUBO!!!

  • Victor

    Olá, gostaria de saber qual a diferença de “com reconhecimento de firma” e “sem reconhecimento de firma”
    Obrigado

  • Rejane

    Meu vizinho está com problema sério, ele mora no RJ, nunca tirou identidade e CPF, e perdeu a certidão que foi registrado no cartório de Ceará onde ele nasceu. Ele tem como fazer segunda via da certidão pelo cartório Online? Aguardo resposta.

  • lu

    Quero saber se eu posso pegar a certidao do meu marido pois elese encontrar recluso e so assim poso ve-lo como posso proceder

  • Regiane

    eu gostaria de saber como eu faço para solicitar pela internet a segunda vis do registro de nascimento. Já tentei em vários sites sem muito sucesso.

  • Cleonice

    Peciso da segunda via de certidão de nascimento e nasci em Porteirinha , M.G.
    Como conseguir essa certidão?
    O cartório mais próximo apara mim seria Perdizes ou lapa.
    É possível consegui-la por aqui?
    Grata, Nice

  • Ana Paula

    oi! sou do RJ mas moro agora no RN perde a primeira via da minha certidão de nascimento, como faço para tirar a segunda via do mesmo, ja q ñ consegui tirar na cidade em q moro.

  • Ana Inacia

    Quero saber quanto vou pagar pela segunda via da certidão

  • Ana Inacia

    muito obrigada apenas quero saber o valor que vou fazer o pedido pelo correio

  • gostaria de saber quanto pagaria pela a segunda via do registro de nascimento mas em todos seites que procuro nao tem o preço

  • Pedir 2ª Via de Certidão de Nascimento é na Melissa 2ª Via & Serviços

    https://www.facebook.com/pages/Melissa-2%C2%AA-Via-Servi%C3%A7os/345896072172285

  • Vivo na Europa e gostaria de saber se esse servico tambem serve para ca!? Obrigada

  • Fagvier Viera
    1c

    https://www.facebook.com/pages/Melissa-2%C2%AA-Via-Servi%C3%A7os-Solu%C3%A7%C3%B5es-em-Cart%C3%B3rios/179200138948619

  • Providencie a sua cara!!!

  • Boa noite, sou solteira, natural do Rio de Janeiro, moro a 15 anos no espirito Santo e vou aqui me casar, preciso atualizar minha certidão de nascimento que é de Nova Iguaçu (RJ). Qual maneira mais rápida de receber este documento atualizado e quanto custa???

  • Sami Amin
    1c

    Eu vivo fora do Brasil e eu quero obter uma cópia da certidão de nascimento

  • Viviane Pires
    1c

    É seguro mesmo? Tenho medo de pagar e não receber o meu documento.

  • Viviane Pires
    1c

    É seguro mesmo? Tenho medo de pagar e não receber.

  • Maicon Ferreira
    1c

    Melhor forma por experiência própria é entrar em contato com o próprio cartório onde nasceu, eles mesmo enviam a voçe por carta registrada por um preço beemmm mais em conta que estas empresas terceirizadas!!!

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.