CloudApp: Compartilhe arquivos e links de forma estupidamente simples no Mac

Rodrigo Muniz
Por
• Atualizado há 9 meses

Em tempos de redes sociais, está entre as atividades mais comuns de quem é usuário de internet o compartilhamento de arquivos e links. E mesmo se você não usa Twitter, Facebook ou Orkut vai notar que usando e-mail e IM a história não é diferente. A proposta do CloudApp é simplificar isso de forma extrema e acredite, eles conseguiram.

Depois de baixar e instalar o app, ele ficará rodando no menubar do Mac OS, indicado com um simpático ícone de nuvem:

Ao arrastar e soltar qualquer arquivo no ícone do programa, o CloudApp vai fazer o upload, gerar um link curto e copiá-lo para sua área de transferência. Tudo que você tem que fazer é colar (Command-v) o link no Twitter, iChat, Mail… É muito simples!

Eu poderia parar de falar do aplicativo aqui mesmo, mas ele ainda dispõe de uma interface no formato de menu na qual você consegue ver os últimos envios, copiar o link novamente, ver a quantidade de cliques e até, pressionando a tecla Option, ter a opção de excluir cada item.

Meu recurso preferido é a opção Autoupload Screenshots, ou seja, quando você captura a tela do Mac o CloudApp entra em ação. Isto torna o compartilhamento de screenshots mais simples impossível.

Como a filosofia aqui é computação nas nuvens, não poderia faltar uma interface Web também. Nela você tem, além dos recursos do menu, um filtro dos arquivos por tipo, opção de link privado, edição dos nomes de cada um, acesso à Lixeira etc.

Raindrops

O CloudApp suporta plugins que servem para quem quer compartilhar links direto de outra aplicação. Suponha que você seja designer, não fecha o Photoshop pra nada e passa o dia enviando imagens para seu chefe e clientes aprovarem.

Com o Raindrop para Photoshop, você pula todo o processo de exportação do arquivo, FTP e até o Command-c. Tudo o que precisa fazer é pressionar Control-Option-Command-u que o CloundApp faz o upload de uma imagem PNG daquele arquivo que você está trabalhando, e claro gera o link curto pronto para enviar para o seu chefe. A ferramenta já vem com vários Raindrops pré-instalados e ainda podemos encontrar outros no site.

Ilimitado (por enquanto)

Atualmente o serviço é totalmente gratuito. Não temos limites de tamanho de arquivos e espaço total porque, segundo eles, o sistema de pagamento ainda não está pronto. Além disso, os pacotes pagos não foram definidos, o que deve acontecer em algumas semanas. Porém existe a certeza de que um pacote gratuito continuará sendo oferecido e será baseado em publicidade. Nada mais justo: é uma das ferramentas que mais uso todo dia.

Receba mais sobre CloudApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rodrigo Muniz

Rodrigo Muniz

Ex-redator

Rodrigo Muniz estuda arquitetura da informação desde 2002. É pós-graduado em Design da informação pela Universidade Federal de Pernambuco e trabalha como UX Designer. Atuou como redator no Tecnoblog, especializado na produção de tutoriais sobre aplicativos de produtividade e do ecossistema da Apple. Também oferece mentorias na PretUX, para ajudar pessoas pretas a serem inseridas no mercado de UX.

Relacionados