Como instalar o beta público do iOS 16 no iPhone

Nova versão do sistema operacional da Apple traz novidades na tela de bloqueio, além de atualizações em apps

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 3 meses
iOS 16 no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)
iOS 16 no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

A versão de testes do iOS 16 já está disponível para os usuários de iPhone. Apesar de ainda ter inconsistências e alguns bugs notáveis, é possível fazer a instalação do novo sistema operacional de forma gratuita em seus dispositivos Apple. Veja, a seguir, como instalar o beta público do iOS 16, anunciado na WWDC 2022.

Faça o backup dos dispositivos

Por se tratar de uma versão beta do novo sistema operacional, é recomendado que você faça backup do seu dispositivo antes de seguir com a instalação. Dessa forma, caso enfrente problemas durante o uso, é possível garantir uma cópia de segurança dos seus dados pessoais.

Pode-se fazer um backup na nuvem, usando o iCloud, ou diretamente pelo computador. Usuários de Windows e de versões anteriores ao macOS Catalina conseguem acessar esse tipo de recurso pelo iTunes. Nos sistemas mais novos, é possível usar o Finder.

Como a versão de testes é feita para desenvolvedores e usuários mais avançados, é provável que você encontre alguns problemas e incompatibilidades nessas versões beta. Essa atualização é disponibilizada de forma antecipada justamente para que a comunidade ajude a Apple a aperfeiçoar o sistema.

Como instalar o beta público do iOS 16

Tempo necessário: 5 minutos

Para fazer a instalação do beta público do novo iOS é preciso que você faça se inscreva no beta disponibilizado pela Apple. Caso você já tenha cadastro, é só acessar essa mesma página e fazer o login com seu Apple ID.

  1. Acesse o site

    Acesse o site beta.apple.com pelo iPhone usando o Safari;Como instalar o beta público do iOS 16

  2. Faça login

    Toque em “Sign Up” para fazer o cadastro no programa de testes ou em “Sign In” caso já tenha uma conta;Como instalar o beta público do iOS 16

  3. Baixe o perfil de instalação

    Role a página e toque em “enroll your iOS device” para baixar o perfil de instalação do iOS 16 beta. Após o backup, seguindo as instruções apresentadas na tela, toque em “Download profile” e permita o download;Como instalar o beta público do iOS 16

  4. Abra o perfil

    Acesse “Ajustes” no seu iPhone e selecione “Perfil baixado”, abaixo do seu nome; Toque em “Instalar”, no canto superior direito, e digite a sua senha;Como instalar o beta público do iOS 16

  5. Faça a instalação e reinicie

    Leia os termos de uso e toque novamente em “Instalar”. Após a instalação, você deverá reiniciar o seu iPhone;

  6. Aguarde a atualização

    Entre em “Geral” e, por fim, basta ir em “Atualização de Software” para fazer a instalação normalmente.

Pronto! É só esperar a atualização baixar e instalar para aproveitar alguns dos novos recursos do beta público do iOS 16.

Novidades do iOS 16

Uma das novidades apresentadas pela Apple na WWDC 2022 é a tela de bloqueio do iOS 16.

Na nova versão do sistema operacional é possível configurar diversas telas, cada uma com diferentes fontes, cores, papéis de parede e widgets. Dessa forma, o usuário consegue adicionar dados sobre previsão do tempo, temperatura e até eventos de calendário na própria tela de bloqueio, por exemplo.

Novidades do iOS 16 (Imagem: Divulgação/Apple)
Novidades do iOS 16 (Imagem: Divulgação/Apple)

O recurso fica ainda mais dinâmico com o Live Activities, que são widgets de aplicativos exibidos sem a necessidade de desbloquear o iPhone. Na apresentação, a Apple exibiu um exemplo com o Uber, que mostra o tempo de deslocamento do motorista, bem como placares de jogos de basquete.

A nova atualização do iOS trouxe melhorias também no aplicativo de Fotos. Um novo recurso permite que o usuário crie uma biblioteca compartilhada com até seis pessoas, e todos podem adicionar imagens e vídeos.

Além disso, novidades no iCloud, iMessage e no Apple Pay também foram apresentadas pela Apple no lançamento do iOS 16.

Com informações: Apple.

Receba mais sobre iOS 16 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados