Ir para o conteúdo.

Início » Gadgets Hardware e acessórios Review » Testamos: Webcam Microsoft LifeCam HD-5000

A comunicação por meio da internet tem melhorado bastante nos últimos anos. Já temos o Skype, que permite fazer chamadas de voz entre computadores com uma qualidade de áudio bastante razoável. O mesmo aplicativo ainda dá a chance de o usuário pagar bem pouquinho em ligações para telefones convencionais (fixos e celulares).

Webcams também não são nenhuma novidade. Lembro que, faz uns seis anos, comprei minha primeira câmera: devia ter uns 320×240 pixels de resolução. Era um horror! E para completar, a conexão de 56 kbps não colaborava muito para o streaming de áudio e vídeo. Hoje, com a banda larga se popularizando, as webcams melhoraram muito. A LifeCam HD-5000 é uma das câmeras da nova geração, com direito a captação de vídeo em alta definição.

Acompanhe abaixo as minhas impressões sobre essa webcam bonitinha.

Instalação

A instalação da LifeCam HD-5000 não poderia ser mais simples do que já é: basta plugá-la na entrada USB do computador e começar a usar. No entanto, a captação de imagens não poderá ser feita em alta definição. O HD só fica disponível depois de instalar o aplicativo presente no CD da câmera.

Única coisa que não gostei na LifeCam foi ter que atualizar o firmware da webcam logo depois de instalar o aplicativo dela. O produto foi lançado faz um mês, e mesmo assim já tem atualização? No mínimo chato.

Captura de imagens

Brincar com a LifeCam é muito fácil. Uma vez que o aplicativo esteja instalado, dois cliques em seu atalho na Área de Trabalho são mais do que suficientes para ativar a câmera e já ter um preview do que será registrado pelo equipamento. Uma infinidade de configurações, como brilho ou contraste, podem ser acessadas a partir do aplicativo.

Aplicativo da LifeCam | Clique para ampliar

Abaixo da imagem que a webcam está recebendo ao vivo, há três botões: Capturar foto, Iniciar captura de áudio e Iniciar captura de vídeo. Mais simples que isso seria impossível. Em seguida temos miniaturas das fotos, vídeos e áudios que já estão salvos no computador. O atalho em forma de pasta à esquerda ainda leva para a pasta geral onde tudo relacionado à LifeCam é armazenado (Usuário\Imagens\Arquivos da LifeCam).

Defeitos especiais da LifeCam

Para quem gosta de colocar defeitos efeitos especiais em suas fotos e vídeos, a LifeCam HD-5000 é uma mão na roda. Como você pode ver na captura de tela acima, o menu lateral é repleto de opções engraçadinhas para colocar na imagem a ser captura, com visualização prévia em tempo real (ou quase real).

#vergonhaprópria | Clique para ampliar

Como resultado, você terá fotos como essa, desse humilde editor com máscara de palhaço. O que não fazemos por um bom review, não é mesmo? :P

Confira por sim mesmo como ficam as fotos feitas com a LifeCam HD-5000. Tem exemplos de imagens com objeto próximo e distante da lente, com e sem iluminação.

Gravação de vídeo

Ao rodar o instalador presente no CD da LifeCam, um aplicativo de captura de vídeo próprio da câmera é adicionado ao PC. Um novo ícone – LifeCam HD-5000 – aparece na Área de Trabalho do Windows 7, a partir do qual o usuário do computador pode acionar a câmera e fazer uso de seus recursos.

Você pode comprovar isso no vídeo Isso é uma vergonha, que tem este que vos escreve como protagonista. A captura foi toda feita com a LifeCam HD-5000, embora tenha passado por edição e exportação no iMovie.


(vídeo do YouTube)

Conclusão

Gostei bastante da LifeCam HD-5000. É uma webcam de qualidade indiscutível, com integração completa com o Microsoft Windows. A única coisa que desanima um pouco é o preço: o valor sugerido é de R$ 219. Felizmente, algumas lojas já vendem o aparelho por pouco mais que metade desse preço. Compraria, com certeza, se fosse usuário contínuo de comunicação em vídeo.

Outra característica interessante da câmera é a garantia, de 3 anos para o hardware.

Oops

Para completar, é preciso ter em mente que a captura de vídeo em alta definição não é para qualquer computador. De acordo com a Microsoft, os requisitos mínimos para essa webcam são: Windows XP SP2, processador Intel Dual Core 1.6 GHz, 1,6 GB livre em disco e 1GB de memória RAM. Nos testes feitos com um Core 2 Duo 2.4 GHz, Windows 7 Ultimate (32-bit) e 2 GB de RAM, não foi raro ver o aviso reproduzido acima, de que o sistema está ficando com desempenho abaixo do esperado.

Também ficou evidente nos vídeos gravados que por várias vezes a captura ficou “quadro a quadro”, quando o espectador percebe os quadros do vídeo sendo atualizados na sua frente (o que não é nada bom).

25 Comentários (Deixe o seu!)

  • lordtux
    327c

    Vixi, Deu A Louca no Tecnoblog.

    O que eu tenho que fazer para ganhar, retweet? Comentário já dei aqui.

    Eu quero.

  • Vai rolar sorteio? rs

  • @TioPhio
    32c

    O “HD” das webcams é feito por software por isso não é PnP! :D
    Faltou dizer a quantos FPS ela faz esse HD tá parecendo 60fps. Estou com preguiça de googlear as specs da webcam. :(

    No mais, parece ser uma webcam muito cara para o que ela faz. Pra quem curte e usa, experiementem a marca Logitech.

  • Esse software Life Cam é horrível, ele sempre deixa meu sistema lento mesmo quando estou capturando videos em baixa definição.

    • Isso é verdade. Já testei outras cams da Microsoft e esse software é bem pesado…

  • Andrei

    Bem que poderia rolar um sorteio, né?! rsrsrs

  • Sr. Sem Papo
    1303c

    As webcam hoje são uma pena, aff tem preço mas nem uma qualidade…

  • JoseRenan
    1572c

    Não gosto nada que venha da MicoSoft,
    uma pergunta os efeitos da cam pegam no msn e no skype?

    • Preconceito…
      Ela tem evoluído MUITO.
      Viu as notícias sobre o último IE sendo feito? Nossa, tá batendo o Chrome *em alguns aspectos*…
      E o Kinect então… ‘-’

      (mas eu tbm odeio a M$, heauhaeuhae)

  • Breno
    1666c

    Compre logo, daqui 2 meses ela morre x_X

    Essa cam é aquela mesma cam que a MS anunciou há um tempaaaaaao? Só saiu agora?!?! E, realmente, muito, muito caro. Nem compro. Sem falar que hj a moda é integrar tudo. Se meu note já tem uma cam, boa por sinal =D, pra que q vou querer ter mais um trambolho no meu note?!

  • Alexandre
    3968c

    É uma camera de chat né? entao fazer filmes e HD nela é meio que sem nexo.

    • Se você quer fazer um videolog, tem nexo. :P

    • Breno Brito
      1666c

      Nao, pelo preço, tem q funcionar direitinho…
      (mas Thassius usar esse tipo de note: http://tecnoblog.net/29678/netbook-de-us-39-a-venda-no-ebay/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+tecnoblog+(Tecnoblog+-+Di%C3%A1rio+tecnol%C3%B3gico)&utm_content=Google+Reader num dá certo n)

  • Hernani
    1c

    A qualidade de web cams subiu, e o preço caiu, no entanto ainda ficamos dependentes da banda larga para fazer o streamming com qualidade

  • Muito boa a qualidade da camera ;)

  • Fabiano

    humm , pros caras la do avatar que precisam relata td por video , é uma boa… ninguem respondeu se os efeitos pegam no msn ou skype .. alguem ja viu os reconhecimentos de imagem das cams do note da sony vaio ? trocam sua face pela de um cachorro , e outras imagens

  • joana

    como chama esse bicho de pelúcia? :S

  • Tem outro modelo dessa webcam HD da microsoft certo? Será que a outra é boa, melhor ou igual?

  • Rafael

    Faltou alguns detalhes no review, por exemplo, como é a fixação dela? Da para prender no monitor, é facil remover e colocar em outro lugar?
    Ela tem microfone embutido? Fotos reais do produto também seria ótimo!

    No resto está muito bom.

  • Por que essas avaliações só utilizam hardwares caros? Por que não avaliar uma webcam de R$40,00?

  • Raven Claws

    Prezados .. essa webcam não foi feita para notebook, isso é para PC´s potentes e quem possui uma banda larga boa.. Fazer streaming em HD exige uma boa taxa de Upload, numa banda assíncrona de 10mb teríamos entorno de 320kb de Upload.. e vai ficar quadro a quadro.. rs Envio de Streaming em qualidade de DVD usa cerca de 500 kbps à 750 kbps, não sei ao certo quanto usa o envio em HD 1080p mas acredito que seja acima de 2 Mbps de Upload.

    Essas cameras HD são confeccionadas a principio para o publico que pode pagar por estas condições, para o Brasil infelizmente não é a realidade da grande massa.. Porém ela pode ser utilizada para empresas com filias distantes, outros estados e para a realizações de video-conferências.

    =D

  • Fernando

    Em nenhum momento você disse a resolução da câmera. Isso num site tecnológico.

  • Renato

    ISSO!, tenho 3 comp. um mac, um xp, e um w7 e vou pagar um quarto pro linux…

  • Celio Bitran
    1c

    Alguem sabe dizer se existe um software alternativo para usa-la no mac e resolver o problema de autofoco ?

  • Tenho uma camera destas ela liga e desliga sozinha, o que posso fazer para consertar?

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.