Como fazer chamadas VoIP para telefones comuns

Com o aviso de desativação do Google Hangouts clássico no Brasil, conheça algumas alternativas e como fazer chamadas VoIP

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 1 ano
Como fazer chamadas VoIP
Como fazer chamadas VoIP. (Imagem: icon0com/Pexels)

Recursos conhecidos como chamadas VoIP – sem custo para a maioria das linhas fixas e celulares, em alguns países e seguindo determinadas regras – , cobram preços baixos em ligações internacionais. Neste tutorial, saiba como fazer chamadas VoIP para telefones comuns.

Com o aviso de desativação do Google Hangouts clássico no Brasil no início de 2021, é preciso buscar alternativas. No primeiro semestre de 2021, usuários do Hangouts clássico poderão migrar para uma versão gratuita do Google Chat. No entanto, o serviço de VoIP ficará restrito ao Google Voice.

O que é chamada VoIP?

Chamada VoIP ou Voice over Internet Protocol (Voz sobre Protocolo de Internet) é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

Empresas que fornecem o serviço de VoIP são geralmente chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP são geralmente chamados protocolos VoIP.

VoIP é gratuito?

Existe uma redução de custo devido ao uso de uma única rede para carregar dados e voz, especialmente quando os utilizadores já possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional.

Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP.

Como funciona uma chamada VoIP?

O procedimento consiste em digitalizar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede IP e converter em voz novamente em seu destino. Confira o passo a passo de um caso de uso em uma ligação:

  1. O utilizador retira o telefone IP do gancho, e nesse momento é emitido um sinal para a aplicação sinalizadora do roteador de “telefone fora do gancho”. A parte de aplicação emite um sinal de discagem. O utilizador digita o número de destino, cujos dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação da sessão. Os gateways comparam os dígitos acumulados com os números programados; quando há uma coincidência ele mapeia o endereço discado com o IP do gateway de destino;
  2. A aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, para estabelecer um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP;
    Se a ligação estiver sendo realizada por um PABX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando o estado da ligação;
  3. Se o número de destino atender a ligação, é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gateway de origem e destino, tornando a conversação possível;
  4. Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada.

Como fazer chamadas VoIP

Algumas alternativas de aplicativos para realizar chamadas VoIP, para além do Skype e do Zoom.

Vyke: Second Phone Number

O Vyke é serviço que apresenta facilidade de uso e a confiabilidade no serviço. Permite que você escolha um serviço relevante, caso você esteja apenas procurando fazer chamadas ou obter um número virtual com suporte para SMS.

Plataformas: Android e iOS.

Rebtel: Cheap International Calls

O Rebtel oferece ligações gratuitas para números da América do Norte, além da possibilidade de adquirir planos ilimitados para outros países. O aplicativo também pode fazer chamadas sem conexão com a Internet, garantindo que você ainda possa ligar para o exterior usando a rede telefônica tradicional, apesar de não incorrer em custos adicionais para você. Também apreciei a simplicidade e a interface limpa do aplicativo, o que torna mais fácil se orientar sem ser bombardeado com anúncios.

Download: Android e iOS.

TextMe: Text Free, Call Free, Second Phone Number

O TextMe permite que você escolha entre ligar gratuitamente ou comprar créditos. A versão gratuita é suportada por anúncios, o que significa que você pode ganhar créditos de ligações assistindo a comerciais, o que nem todo mundo tem tempo e paciência para fazer.

Chamadas e mensagens de texto para os EUA e Canadá são gratuitas. Quando se trata de outros países, as taxas são relativamente acessíveis ou podem ser totalmente gratuitas se você preferir assistir aos anúncios para ganhar créditos. O Text Me também oferece a opção de obter um número virtual da América do Norte, permitindo que você envie mensagens de texto e ligue para as pessoas sem usar o seu.

TextMe
TextMe. (Imagem: Divulgação/TextMe)

Download: Android, iOS e Amazon.

Talkatone: Free Texts, Calls & Phone Number

O Talkatone é totalmente gratuito e com suporte de anúncios. Ele atribui automaticamente um número virtual ao se inscrever, que você poderá usar para enviar mensagens de texto e ligar gratuitamente nos Estados Unidos e Canadá. 

Talkatone
Talkatone. (Imagem: Divulgação/Talkatone)

Download: Android e iOS.

Com informações: Android Police.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre VoIP na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Canal Exclusivo

Relacionados