Internet Explorer tem falha que afeta mesmo quem não usa o browser

Usuários do Windows 7, 10 e Server 2012 RE 2 estão em risco

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Um pesquisador chamado John Page divulgou uma falha do Internet Explorer que precisa apenas do navegador instalado no computador para ser explorada. Nela, hackers utilizam arquivos MHT do browser para acessar dados do usuário no Windows.

Este tipo de arquivo é utilizado pelo antigo programa de navegação para armazenar sites da web depois que o usuário salva a página ao apertar o comando Control + S. Muitos navegadores mais modernos não utilizam mais este sistema, mas se um deles chega ao seu computador por e-mail, mensageiro instantâneo ou outra forma, basta abrir o download e a falha é explorada – já que o Windows abre .MHT no Internet Explorer por padrão.

A partir deste momento, qualquer pessoa do outro lado da conexão pode acessar informações sobre o usuário. A falha é tão grave que afeta não somente versões antigas do Windows, como o Windows 7, mas também o Windows 10 e o Windows Server 2012 R2.

A Microsoft diz que apenas pensará em uma correção para a brecha no futuro, sem dar importância para o achado de Page. O Internet Explorer foi descontinuado pela empresa em 2015, quando foi oficialmente substituído pelo Edge, mas continua presente no Windows e vem instalado no sistema operacional por padrão. A versão mais recente do IE é a 11 e ela também é vulnerável.

Com informações: Engadget e Mashable.

Receba mais sobre Internet Explorer na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados