Galaxy S10 5G é lançado nos EUA e chega a 1 Gb/s na rede móvel

Samsung lança Galaxy S10 5G nos EUA; operadora Verizon preparou sua rede em Chicago para atingir velocidades acima de 1 Gb/s

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses

A Samsung está lançando nesta quinta-feira (16) o Galaxy S10 5G nos EUA: o celular será exclusivo da Verizon por algum tempo, e a operadora preparou sua rede de nova geração em Chicago para atingir velocidades acima de 1 Gb/s. Só é possível encontrar sinal em alguns lugares específicos, mas quando a tecnologia funciona, ela impressiona.

Jessica Dolcourt, da CNET, testou o 5G da Verizon em Chicago: ela baixou o filme Wine Country da Netflix em cerca de 8 segundos (ele tem 1h43min de duração).

Chris Welch, do The Verge, baixou um episódio da comédia The Office através da Netflix, na qualidade alta, em 8 segundos. Enquanto isso, o filme Homem de Ferro 2 chegou em 90 segundos na melhor qualidade disponível no Amazon Prime Video.

Diversos testes mostram que o 5G da Verizon está ultrapassando 1 Gb/s em testes de velocidade. Claro, há algumas ressalvas: poucas pessoas estão utilizando a rede no momento, então esse número deve cair à medida que o congestionamento aumentar.

Além disso, a rede usa a tecnologia de ondas milimétricas, cujo alcance é bastante limitado: é necessário ter um caminho sem obstáculos entre o celular e a antena; não espere ter sinal em ambientes fechados. Uploads e tethering ainda são feitos através de 4G.

Galaxy S10 5G tem câmera quádrupla e tela maior

Os testes foram realizados com o Galaxy S10 5G, versão turbinada do S10+. A tela cresceu para 6,7 polegadas, mantendo o leitor de digitais ultrassônico. A câmera frontal é dupla, mas o sensor secundário mede a profundidade em 3D graças à tecnologia ToF (time-of-flight).

A câmera traseira é quádrupla, com um sensor ToF de profundidade 3D; ela empatou com o Huawei P30 Pro nos testes do DxOMark. Por dentro, temos uma bateria de 4.500 mAh, processador Snapdragon 855, 8 GB de RAM, e armazenamento sem suporte a microSD — a Samsung diz que não havia espaço por causa das antenas 5G.

O Galaxy S10 5G custa US$ 1.300 na versão com 256 GB de armazenamento, e US$ 1.400 no modelo com 512 GB.

Atualmente, a Verizon tem 5G apenas em locais específicos de Chicago e Minneapolis; a rede de nova geração será expandida para mais 20 cidades nos EUA até o final do ano. A operadora diz que a franquia de dados é ilimitada no 5G; enquanto isso, no 4G, a velocidade será restrita em caso de congestionamento após 22 GB consumidos no mês (ou 75 GB no plano mais caro).

A operadora Sprint vai estrear seu 5G em 31 de maio, quando começará a vender o LG V50 ThinQ e o HTC 5G Hub. Enquanto isso, o Brasil deve realizar seu primeiro leilão de 5G em março de 2020.

Os componentes para o 5G vs. 4G em um smartphone:

Com informações: Ars Technica, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados