Tor Browser em versão estável finalmente chega ao Android

Tor Browser 8.5 é a primeira versão estável para Android do navegador focado em privacidade

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tor Browser - Android

O Tor Browser chegou ao Android em setembro do ano passado, mas em versão alpha. Demorou, mas, nesta semana, os responsáveis pela Tor Project conseguiram liberar a primeira versão estável do navegador para a plataforma.

Batizado como Tor Browser 8.5, o navegador continua tendo como base o Firefox, mas agora está mais otimizado para rodar no Android (a partir da versão 4.1) e, claro, traz correções de bugs. A intenção aqui é oferecer a mesma experiência no smartphone proporcionada pelas versões para desktops.

Os desenvolvedores reconhecem que esse objetivo ainda não foi alcançado, mas sinalizam que o Tor Browser 8.5 para Android já consegue oferecer o mesmo nível de proteção existente nas versões equivalentes para desktops. Tinha que ser assim: o projeto foi desenvolvido com foco especial em usuários de smartphones que vivem em países com forte censura ou vigilância online.

Para quem está por fora do assunto, o Tor Project mantém uma rede de servidores criptografados que fazem, basicamente, uma intermediação entre o dispositivo do usuário e os sites visitados, de modo a evitar rastreamento ou coleta de dados, bem como permitir que bloqueios regionais de páginas sejam burlados.

O funcionamento é simples: quando o navegador é aberto, basta clicar em “Conectar-se” (à rede Tor), aguardar alguns instantes e, depois acessar o site do seu interesse.

Favoritos, abra privativa e gerenciador de downloads, por exemplo, são recursos que funcionam normalmente. Não dá para fazer capturas de tela, porém. Leve em conta ainda que a conexão tende a ficar um pouco lenta.

É possível baixar o Tor Browser 8.5 para Android via Google Play Store ou arquivo APK.

Agora, se você estiver se perguntando pela versão para iPhone ou iPad, má notícia: não há previsão de lançamento de versão oficial do Tor Browser para iOS por conta das restrições impostas pela Apple. Para essa plataforma, os desenvolvedores do Tor Project recomendam o Onion Browser.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados