10 extensões do Safari 5 para sair usando agora

Confira 10 extensões para melhorar a usabilidade do Safari 5, se seu navegador parou no tempo e não tem mais atualizações

Rodrigo Muniz
Por
• Atualizado há 5 dias

Foi em junho de 2010 que a Apple liberou a primeira versão do Safari com suporte a extensões. Se você ainda usa o Safari 5, é necessário ativar o recurso primeiro, para que as ferramentas possam ser instaladas e gerenciadas. Confira nossa lista com 10 extensões úteis que solucionam uma boa parte dos problemas dessa versão antiga do navegador.

Como ativar o suporte a extensões no Safari 5

Antes de qualquer coisa, se ainda não fez, é necessário ativar o suporte a extensões no Safari 5:

  1. Vá no menu Safari;
  2. Clique em “Preferências” (ou use o atalho Command + vírgula);
  3. Na aba “Avançado”, marque a opção “Mostrar menu Desenvolvedor na barra de menus”;ativar extensoes safari
  4. Feche a janela de preferências.
  5. Agora, na barra de menus, clique na opção “Desenvolvedor” e marque “Ativar Extensões”.

Agora a janela de Preferências do Safari já mostra uma opção com as extensões:

Agora você está pronto para a lista:

1. YouTube 5

Youtube5

A extensão não só nos livra da dor que é usar o Flash Player no Safari toda vez que vamos assistir a um vídeos no Youtube, evitando o consumo exagerado de CPU, mas também nos livra dos anúncios exibidos nos vídeos. Ela substitui a solução em Flash pelo player de vídeo HTML5 padrão do Safari. Uma diferença importante dela para a solução HTML5 do próprio Youtube é que a primeira também funciona para vídeos embutidos no conteúdo de blogs, Google Reader e por ai vai… Para complementar a experiência você também pode usar a extensão Youtube video downloader, o nome já explica.

2. Google Docs Viewer

Google Docs Viewer

Usuários de Mac que precisam abrir PDFs no Safari já notaram que o processo é muito natural, ao contrário do sofrimento que é no Windows onde estranhamente o processo chega a irritar de tão lento. Mas se mesmo assim você prefere visualizar os documentos automaticamente no Google Docs, ai está a opção (também funciona para arquivos .doc).

  • Download aqui: Google Docs Viewer.

3. Lasso

Lasso

Se você gosta ou precisa muito salvar imagens, vídeos e documentos de sites durante o dia, esta extensão vai criar um botão que ao ser clicado cria uma tela com os links das mídias encontradas na página.

  • Download aqui: Lasso.

4. GoMBoX

Por falar em imagens, se você faz buscas no Google Imagens, esta extensão vai melhorar muito essa experiência, pois cria uma galeria no estilo Lightbox com o tamanho máximo da imagem, substituindo o comportamento padrão chato de leva-lo a outra página que mostra a miniatura e o site de origem em um frame.

  • Download aqui: GoMBox.

5. BugMeNot

Se você é um Geek, o BugMeNot já é seu velho companheiro para conseguir dados de login para sites que você não quer fazer cadastro. A extensão ajuda na intergração com o browser, criando um botão que busca os dados com um clique.

6. CustomSearch

Adiciona opções de buscar palavras selecionadas na Wikipedia, Bing e Amazon. O Google também está na lista, mas o Safari já tem esta opção por padrão. Vai entender.

  • Download aqui: CustomSearch.

7. NoMoreiTunes

NoMoreiTunes

Você também fica irritado quando o Safari abre automaticamente o iTunes quando clicamos num link da iTunes Store? Como o iTunes Preview já exibe tudo no navegador, a extensão desabilita essa irritante abertura automática do programa.

8. Better Google Reader

Na verdade esta extensão é uma coleção de scripts que juntos podem melhorar a experiência de leitura de seus feeds no Google Reader. Por exemplo, ao selecionar uma pasta você pode ver os artigos de cores diferentes dependendo do site de origem. Outra funcionalidade legal é a Live Preview, que cria um botão para abrir o artigo original em um frame direto no Reader.

  • Download aqui: Better Google Reader.

9. Tabs

Tapa um dos maiores buracos nos recursos do Safari: Salva o grupo de abas ao fechar a janela do browser para reabri-las automaticamente ao executá-lo novamente. Se precisar de mais opções para salvamento de sessões, use a extensão Sessions.

  • Download aqui: Tabs.

10. AdBlock

O pesadelo de quem publica conteúdo na Web e ironicamente o amor de todos que navegam nela, por bloquear propagandas automaticamente. É a extensão mais popular em todos os navegadores que dão suporte, acredito que no Safari não será diferente.

  • Download aqui: AdBlock.

Ficou querendo mais? Enquanto o diretório oficial não vai ao ar, confira mais extensões legais no post do Appstorm e no tumblr Safari Extensions.

As extensões devem funcionar normalmente na versão do Safari para Windows, mas não fiz o teste para confirmar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rodrigo Muniz

Rodrigo Muniz

Ex-redator

Rodrigo Muniz estuda arquitetura da informação desde 2002. É pós-graduado em Design da informação pela Universidade Federal de Pernambuco e trabalha como UX Designer. Atuou como redator no Tecnoblog, especializado na produção de tutoriais sobre aplicativos de produtividade e do ecossistema da Apple. Também oferece mentorias na PretUX, para ajudar pessoas pretas a serem inseridas no mercado de UX.

Canal Exclusivo

Relacionados