Como recuperar pen drive corrompido sem formatar os dados

Confira maneiras de utilizar ferramentas como o cmd do Windows para recuperar pen drives sem apagar arquivos presentes nos dispositivos

Ronaldo Gogoni André Leonardo
Por e
• Atualizado há 11 meses
Imagem pen drives - como recuperar pen drive corrompido
Como recuperar um pen drive corrompido (imagem: jackmac34 / Pixabay)

Você pode utilizar ferramentas do Windows para recuperar um pen drive corrompido ou programas gratuitos de recuperação para reaver arquivos perdidos de maneira simples e sem precisar formatar a unidade. Veja como fazer isso.

Você pode tentar recuperar um pen drive danificado de cinco maneiras: quatro delas envolvem ferramentas do Windows e a última necessita de programas recuperadores de arquivos desenvolvidos por terceiros.

1. Use a Verificação de erros

Tempo necessário: 4 minutos

Esta é a ferramenta básica do Windows, usada para verificar e corrigir erros menores em unidades de armazenamento. Você pode acessá-la facilmente e usá-la para recuperar o pendrive, se o dispositivo não estiver muito danificado.

  1. Acesse o menu propriedades

    Abra o Windows Explorer, clique com o botão direito sobre a unidade do pen drive e depois em “Propriedades”;

  2. Use a opção ferramentas

     Clique na aba “Ferramentas”, “Verificação de erros”“Verificar”;

  3. Repare a unidade

    Clique em “Verificar e reparar a unidade”; o Windows fará uma varredura no pen drive e caso encontre erros, irá corrigi-los.Imagem verificador de erros windows - como recuperar pen drive corrompido

2. Use o ChkDsk

O ChkDsk é outra ferramenta de diagnóstico do Windows, acessível pelo Prompt de Comando, o famoso CMD do Windows, que serve para executar comandos no MS-DOS. O ChkDsk oferece parâmetros para correções mais profundas que a verificação de erros.

  1. Digite “cmd” na barra de busca do Windows 10 ou Windows 11 e clique em “Prompt de comando”;
    Você pode também acessá-lo apertando a combinação de teclas “Windows + R”, digitando “cmd” e apertando “Enter” em versões mais antigas do Windows.
  2. Digite “chkdsk /r/f LetraDaUnidadeDoPendrive: ” (sem as aspas) e tecle “Enter”.
    Por exemplo, se a unidade do pendrive for D, digite “chkdsk /r /f d:” (sem as aspas);
    Imagem ChkDsk- como recuperar pen drive corrompido
  3. O ChkDsk vai corrigir os erros do pen drive (parâmetro /f), localizar setores defeituosos e tentar corrigi-los (parâmetro /r).

3. Habilite seu pen drive

Em alguns casos é possível que o Windows tenha desabilitado o reconhecimento do seu pen drive. Portanto, veja como habilitar a unidade novamente. 

  1. Abra a pesquisa do Windows e digite “Gerenciador de Dispositivos”
  2. Procure por “Unidades de disco”, selecione o pen drive, toque com o botão direito do mouse e selecione a opção “Reabilitar”, caso esteja desabilitado.
    Imagem gerenciador de dispositivos - como recuperar pen drive corrompido

Também existe a possibilidade que seu pen drive esteja desatualizado. Neste caso, repita o passo a passo anterior, mas no último passo selecione a opção “atualizar dispositivo”, na tela seguinte, selecione “Procurar drivers automaticamente”.

4. Altere a letra do seu pen drive

Todo dispositivo é reconhecido por uma letra no computador. Em alguns caso é possível corrigir problemas, apenas trocando a letra pela qual o pen drive é reconhecido. Para isso faça o seguinte:

  1. Abra a pesquisa do Windows e digite “Criar e formatar partições do disco rígido” ou “Gerenciamento de disco”;
  2. No menu de “Gerenciamento de disco”, selecione o pen drive, clique com o botão direito do mouse, use a opção “Alterar letra de unidade e caminho”. Defina outra letra para o seu pen drive.
    Imagem gerenciamento de disco - como recuperar pen drive corrompido

5. Use recuperadores de arquivos

Caso o pendrive não possa ser recuperado, mas ainda é reconhecido pelo Windows, você pode tentar salvar seus arquivos com programas próprios para isso. O Recuva, por ser gratuito, é uma das melhores opções.

Veja como usá-lo.

  1. Acesse o site do Recuva, baixe o programa e faça a instalação. O processo é rápido;
  2. Plugue seu pendrive no PC, abra o Recuva e no campo “Localização do dispositivo”, acesse “Em um local específico” e selecione o seu pen drive. Ele pode ser classificado como letra D, E ou alguma outra. Após selecionar o dispositivo, marque “Iniciar” e seguir com processo de busca por arquivos;
    Imagem Recuva - como recuperar pen drive corrompido
  3. O processo de busca pode demorar um pouco, devido ao tamanho e quantidade dos arquivos encontrados. Após o processo ser finalizado, será possível recuperar os arquivos encontrados. Basta clicar no campo “Recuperar”.

Outra alternativa gratuita é o USB Disk Storage Format Tool, que oferece funções semelhantes ao Recuva. Como terceira opção para recuperar arquivos, temos o EaseUS Data Recovery Wizard. Embora a versão gratuita permita recuperar apenas 2 GB em arquivos, pode ser o suficiente para resolver emergências.

O desaparecimento de arquivos pode ser causado por vírus

Nem sempre problemas com arquivos em um pen drive estão relacionados ao corrompimento da unidade. Em alguns casos, um vírus pode ser o causador dos problemas. Veja como identificar e remover o vírus que oculta arquivos no pen drive.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados