Google anuncia ferramenta para criação de aplicativos Android

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Para ter um aplicativo publicado no mercado móvel, existem duas alternativas: ou você contrata uma empresa especializada e terceiriza o serviço ou aprende a programar e faz você mesmo. Mas se o orçamento da empresa não está lá essas coisas e você não sabe ou não quer aprender a programar, e ainda assim quer ter um aplicativo de lanterna ou sons de flatulência publicado no Android Market, seus problemas acabaram.

Pensando nesse público, o Google anunciou hoje o App Inventor, um site que permite que qualquer pessoa com um mouse, teclado, acesso à Internet e um par de neurônios crie aplicativos para o sistema móvel Android. O site não exige experiência alguma na área de programação. Todos os aplicativos são feitos através de uma interface gráfica intuitiva em que cada bloco representa uma função do celular, como GPS ou Bluetooth.

O projeto foi originalmente criado em conjunto com cientistas do MIT, instituto de tecnologia de Massachusetts e foi testado durante um ano por estudantes de ensino médio e fundamental. Um deles criou uma App que usava o bloco de GPS, timer e requerimento de base de dados para avisar aos amigos onde ele se encontrava a cada 15 minutos.

O acesso ao App Inventor não está liberado para ninguém ainda. Ele estará disponível nas próximas semanas para aqueles interessados que preencherem esse formulário. E surpresa: o site está em beta.

Com informações: Engadget, BBC News.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados