Processo contra monopólio da Apple e AT&T é aceito nos EUA

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 4 dias

Um juiz federal aceitou o processo judicial aberto no estado da Califórnia contra a fabricante do iPhone e a operadora oficial usada no aparelho, respectivamente a Apple e AT&T. O processo seguirá agora como ação popular (ou class-action lawsuit em bom inglês) e tem como alvo acabar com o monopólio criado pela venda do iPhone exclusivamente em uma operadora.

Segundo o processo, ao fazer da AT&T a operadora exclusiva para seu celular, a Apple aumentou os preços e diminuiu a concorrência no mercado de smartphones. Se perderem, as empresas deverão vender iPhones desbloqueados nos EUA e também permitir que programas de terceiros como Cydia e outros sejam instalados no celular, além arcar com as consequências financeiras como multas e custos legais.

Agora reparem na ironia: o iPhone 4 já é vendido desbloqueado em outros países, mas o que impede a Apple de fazê-lo nos EUA seria um contrato de ‘fidelidade’ de 5 anos firmado com a AT&T. Com o processo, talvez a empresa de Cupertino seja obrigada a sair dele sem precisar pagar uma multa de rescisão muito alta. O contrato e multa deverão soar muito familiar para aqueles que já tiveram que comprar um celular no Brasil.

Com informações: Boy Genius Report

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados