Depois de mais de um ano, os desenvolvedores do Jolicloud anunciaram no blog oficial do projeto o lançamento da versão 1.0. Mas, por enquanto, a atualização estará disponível apenas para os usuários que utilizam o Jolicloud desde os primórdios da versão alpha. Aos poucos, a atualização e a imagem de instalação poderão ser baixados por todos os usuários.

Já falamos que o Jolicloud 1.0 terá suporte a touchscreen, e entre as novidades da nova versão é possível citar:

  • Lançador de aplicativos construído totalmente com HTML5;
  • Central de aplicativos com mais de 700 programas gratuitos disponíveis;
  • Integração com a nuvem;
  • Sincronia entre diferentes máquinas: se você acessar sua conta de outra máquina, terá disponível a mesma versão do computador original. Na verdade, se você estiver em outro sistema operacional e tiver disponível um navegador com suporte a HTML5 (o Chrome, por exemplo), você poderá fazer o login na sua conta e  adicionar, remover ou organizar seus aplicativos.

Lembrando que o Jolicloud é um sistema operacional baseado em Linux voltado para netbooks, e que tem como foco principal a integração com serviços sociais e a nuvem, praticamente exigindo que você esteja conectado à internet para usar todos os recursos do sistema. Se você costuma usar o netbook em viagens ou em outras situações em que uma conexão com a internet não esteja disponível, o Jolicloud pode não ser a melhor opção para você.

Para os curiosos que queiram ver o sistema em funcionamento antes de instalar, o site Netbook News já subiu para o YouTube um vídeo com a versão 1.0 rodando em um Acer Aspire One 533:


(vídeo do YouTube)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados