A Sony teve uma daquelas idéias que se enquadram na categoria “como ninguém pensou nisso antes”. Afinal, qualquer um que saiba como funciona o 3D estereoscópico poderia ter essa grande sacada. E se você não sabe, eu vou explicar.
O 3D tradicional funciona assim: a tela emite dois tipos de imagens simultâneas (ou alternadas em alta-frequência) e os óculos que usamos filtram essas imagens de forma que o cada olho só vê uma delas. Como elas são capturadas por duas câmeras que simulam a distância entre os dois olhos humanos, nosso cérebro junta tudo e temos a idéia de profundidade.
O insight da Sony foi: “e se ao invés de mostrar uma imagem pra cada olho, mostrarmos uma imagem diferente para cada óculos?”.

O jogador um veria a sequência de quadros A/B/C enquanto o jogador dois veria os quadros 1/2/3.
Pelos meus conhecimentos básicos em estereoscopia suponho que assim não seria mais possível ter o efeito 3D em ação, mas o que se ganha é que assim cada jogador pode ver sua perspectiva do jogo, sem precisar dividir a tela, tudo na mesma TV.
Os óculos poderiam ter também fones de ouvido acoplados para que cada jogador ouça seu próprio audio. Obviamente, para isso funcionar, uma televisão compatível com 3D será necessária.
Com informações: Engadget.








Assine pelo iTunes
Assine pelo Feed
Caraca!!!!! que mega-foda!
Mas, eu acho q dá pra ter o efeito de 3D sim, ai é só combinar os 2, usar alta frequência + duas imagens simutânea.
aí, na alta frequência, os frames impáres vão pro player 1 e as pares pro player 2. Enviando duas imagens em cada frame.
Puuuts! posso patentear esta ideia? =D
Acho que vamos precisar de monitor ou TV de sei lá… 240Hz pra até 4 players =)
Sim, é perfeitamente possível o 3D para até 4 jogadores. Só é inviável (por enquanto) uma TV com tantos Hz. Só é viável atualmente para 2 jogadores (120 Hz), que já é suficiente para um modo cooperativo, ou seja, já vale a pena. =D
As TV’s de plasma levariam vantagem… Os modelos atuais de mercado tem 600Hz.
hum? Tem certeza?
O que tem 600Hz é o subfield drive, que é a frequência que os pixels são excitados pra se manterem acesos, já que os pixels da tv de plasma não conseguem manter-se aceso como em uma TV de LCD.
Mas a frequencia “de entrada” que você tem em uma plasma é 60Hz, por isso você não consegue usar, por exemplo, o kit NVidia 3D Vision nelas.
O máximo que vi até hoje foi 480Hz.
Agora quero ver isso na prática.
Ok, mas a tecnologia não substitui a diversão da criatividade dos jogos. Mesmo com split screen, Top Gear do Super Nes ou 007 GoldenEye são eternos clássicos! =D
Quero ver algum engraçadinho roubar a minha tela agora no CoD MW2 =)
Fácil, é só usar um óculos com uma lente de cada padrão! hahaha! (6)
Sem querer cortar o seu barato mas já cortando, o padrão é por óculos e não por lente. =)
Com o que temos atualmente, alguma coisa iria fritar nessa historia
ou o video game ou a tv, ou os olhos do jogador
Realmente temos que dar um Upgrade nas nossas televisões. Mas cara, essa ideia é tão simples e ridículo que virará revolucionária. E do tipo, algo que todos pensam, querem mas ninguém nunca fez.
Foi assim com o Nintendo Wii.
Nao gostei
agora nao vou poder roubar olhando a tela dos outros AAShuasHAShASAShuasHAS
P*RR@!!! Até quando vão roubar minhas ideias?? Eu tinha pensado nisso na mesma semana em que eu pensei nesse 3D estereoscópico (isso faz bem mais do que 2 anos). JURO!!! É f*d@ só ter 16 anos com essas ideis. ERA PARA EU SER MILIONÁRIO!!! Se duvidarem, dou 3 soluções: Voltem no tempo e me perguntem, ou; Entrem na minha memória e descubram vocês mesmos, ou; a próxima ideia que eu tiver eu vou patentear o blueprint (pelo menos registrá-lo em algum lugar na net.
TÔ PUT*!!!
se vc tiver uma ideia dessas de novo contacte alguma empresa, vc ganharia bem viu!
Mas cara, o 3D estereoscópico já estava em desenvolvimento à anos…
Há! E com certeza alguém vAi aproveitar Pr fazer algo do tipo pro Nintendo 3DS. E sem óculos
@Rodrigo
Tem certeza que você entendeu a idéia? Isso é pra multiplayer split-screen na telona. O 3DS é um portátil, não existe split-screen pra portátil, mas sim conexão adhoc, que funciona muito melhor que split-screen. Com adhoc, não há necessidade dessa tecnologia. Como é que duas pessoas vão jogar no mesmo portátil ao mesmo tempo?
Acho q vc q nao entendeu… eu nao pensei em splitscreen… :0
Realmente… idéia óbvia que ninguém pensou antes… aliás… todas as idéias são obvias pô!
Eu imaginei uma telona com essa tecnologia, e combinado com o Kinect, seria bastante interessante…
O 3DS é muito mais interessante sem isso. Podem até criar algo em que (sem o efeito 3DS, mod oFF) a perspectiva do jogo mude de acordo com a posição da tela (mas o 3D por si só já não o faz? ).
Agora, para consoles de mesa seria interessante, adios telas repartidas e jogabilidade compartilhada.
Seria possivel por exemplo assistir 2 Filmes diferentes, 2 (ou mais ) canais de TV, 2 jogos diferentes (haja hardware)… as possibilidades são muitas. Mas isso seria mais interessante se conseguisse coexistir com a película que cobre as TV’s 3D sem óculos, usar óculos o tempo todo deve ser chato, além de que pode não haver óculos para todos durante uma reunião por exemplo.
Fiquei com dor de cabeça só de pensar em usar isso pra jogar. Aliás, eles que peguem a patente logo pra home center disso, pois pode ser aplicado também pra acabar com as brigas na hora de decidir quando a mãe quer ver a novela e o pai quer ver o jornal.
As brigas para assistir um canal de tv ao mesmo tempo (por exemplo, novela versus futebol) estão por acabar.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!
Bem interessante a intenção e agora a mesma coisa me vem à cabeça “como ninguém pensou nisso antes”???
Namaste
Preciso de uma tecnologia assim!
Vai ser muito motherfuck!
Por isso que digo, o PS3 foi uma das minhas melhores aquisições nos últimos anos, vale cada centavo
Acho que o preço não vai ser salgado quando lançarem essa tv no mercado
#ironia
A solução definitiva para assistir filmes pornôs com sua vó na sala
ri de mais com seu comentário!
Cacete véio, isso é incrivel, é demais!!!!
A idéia é ótima como não pensaram nisso antes, o mundo dos Games não será mais o mesmo, imaginem as possibilidades, 4 pessoas jogando um FPS numa tela só.
Incrivel!!!!
Outra aplicação, que acaba com a briga pelo controle remoto: minha mulher vê a novela e eu vejo o jogo de futebol.
Muito Fodonicoo, adorei, simplismente fodonico!
será que com isso daria pra ver dois canais ??
tipo … um vendo SBT e o outro vendo GLOBO ??
Pq não fazem televisões como o Dual View do Range Rover da Land Rover.
O Visor de 7 polegadas do painel mostra uma imagem para o motorista e outra para o passageiro. Questão somente de posição.
A tecnologia é patenteada claro, e estreiou nesse carro.
http://www.youtube.com/watch?v=_EPfiAYFTJM
http://www.engadget.com/2009/04/08/2010-range-rover-gets-12-inch-dual-view-touchscreen/
Ah, mas acho que vai perder a graça…em jogos de corrida, por exemplo, às vezes a gente quer dar uma espiadinha no desempenho do outro jogador e, quem sabe, tirar onda com alguma eventual batida ou sei lá. Com qualquer tipo de jogo, aliás, é reconfortante poder dar uma olhada no que o outro jogador tá fazendo. E se botarem fones pra cada jogados, eles vão se isolar um do outro! Jogando no mesmo ambiente físico sem se comunicar at all!
Inclusive, acho que com a separação de telas, tudo bem, pode ficar meio ruim ter seu próprio espaço e tal, mas acho que ainda acontece um trabalhinho mental de jogar/ver os dados ao redor da tela/ver os dados do outro/ver o que o outro está fazendo.
Sei não, não gosto dessa ‘virtualização’ muito intensa não…
Putz, queria ter pensando nisso antes…
Great idea.. ;D
Fiquei meio confuso, mas achei interessante. Fico imaginando onde enfiar esse tipo de recurso, pois jogar um jogo a 2 em lugares diferentes de uma fase, sairia muito caro em comparacao com um jogo convencional.
Fascinating.. ja dizia Mr.Spock…