Como atualizar a versão do seu Android

Saiba como atualizar a versão do Android e deixe seu smartphone pronto para receber novos recursos e com melhor desempenho

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Android no smartphone. (Imagem: Denny Müller/Unsplash)
Android no smartphone. (Imagem: Denny Müller/Unsplash)

De tempos em tempos, o Google lança uma nova versão do Android para seus usuários. Além de corrigir falhas e aumentar a segurança do dispositivo, o sistema operacional atualizado garante um celular mais rápido — e você também não corre o risco de ficar sem seus aplicativos preferidos. Agora que já sabe a importância, veja como atualizar o seu Android.

Tempo necessário: 10 minutos

Se você receber uma notificação de atualização do Android e puder fazê-la no mesmo momento (é necessário ter bateria suficiente, mais que 15%) basta abrir e iniciar a atualização. Mas, se você dispensou a notificação, ainda pode fazer isso manualmente. Veja como:

  1. Vá em “Configurações”

    Abra o menu de opções do seu celular, procure por “Configurações” (ícone de engrenagem);"Configurações" no celular

  2. Selecione “Atualização de software”

    Role a tela para baixo e, em seguida, clique em “Atualização de software”;

  3. Atualize seu dispositivo

    Selecione “Baixar e instalar” e espere o sistema buscar por novas versões; logo depois, você verá seu status de atualização que informará se há um update a fazer; se sim, basta seguir as orientações do assistente e garantir bateria suficiente.Sta indicando "Baixar e instalar"

Se o seu celular já estiver com a nova versão, aparecerá a mensagem “Seu software está atualizado”. Para saber qual o nome da versão atual, vá em “Sobre o telefone” ainda em “Configurações” e selecione “Informações de software”.

Informações de software, inclusive versão do Android. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Informações de software, inclusive versão do Android. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Quando o Android novo vai estar disponível para mim?

É verdade que celulares mais antigos nem sempre podem receber versões mais recentes do Android e a resposta pode ser “nunca”. Em algum momento, eles vão “estacionar”, tornando-se obsoletos. Há jeito para tudo, mas pode ser complicado.

Updates variam de acordo com três variantes: dispositivo, fabricante e operadora.

Após o lançamento do novo Android pelo Google, é necessário a adaptação do firmware por aparelho. Por esse motivo, os aparelhos não recebem a atualização assim que anunciado pela Google e precisam maturar os recursos para suas plataformas.

O que é um firmware?

De acordo com a explicação da Samsung, o Firmware tem várias partes:

Source Code: um Android novo, criado pelo Google, que não pode ser colocado imediatamente no celular. É necessário adaptar com drivers do dispositivo.

Drivers: que conectam o Android com os componentes do smartphone ou tablet como processador, memória, botões, conectores, sensores, chips e outros.

Interface de serviços: é responsáveis pelo visual de menus, aplicações e funcionalidades únicas. Sem essa interface, todos os smartphones e tablets teriam a mesma aparência e funções (conforme com a versão pura do Android).

Serviços: nesta fase, o firmware é testado para encontrar e corrigir todos os erros, o número total de testes pode variar e alguns são testados milhares de vezes.

Ainda de acordo com a sul-coreana, a nova versão de firmware nem sempre é liberada para todos os dispositivos da companhia, é necessário verificar as características técnicas do produto, evitando futuros problemas com performance.

Lembrando também que assim que um dispositivo fica pronto para receber a atualização (se for o caso), é enviado uma notificação para o usuário.

Estou com problemas na atualização do Android — o que fazer?

Você pode ter problemas na atualização por dois motivos: espaço suficiente devido a muitos arquivos no seu armazenamento interno — neste caso é só fazer uma limpeza na memória do seu dispositivo — ou falha no download de uma atualização devido à interrupção da conexão de internet — conecte-se a uma rede com sinal forte e continue.

Por que meu celular reinicia na hora da atualização?

As atualizações instaladas costumam ser ativadas na próxima vez que você reiniciar o smartphone. Por isso, muitos celulares e tablets com Android são reiniciados automaticamente enquanto instalam as atualizações e elas são ativadas quando a instalação é concluída.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados