Ir para o conteúdo.

Início » Apple Segurança » Apple, a mais insegura das empresas de software

A empresa de segurança Secunia liberou mais um relatório sobre as empresas de software e as falhas de segurança que enfrentam. Se você é macmaníaco, deve parar de ler esse post aqui. Dito isso, a bomba: a Apple tornou-se no último semestre a empresa com mais falhas de segurança em seus softwares.

Por essa nem Steve Ballmer esperava. A empresa da maçã está no primeiro lugar, seguida da Oracle e da Microsoft. Isso significa que, no primeiro semestre de 2010, a Apple foi a empresa que teve mais falhas de segurança exploradas por hacker, crackers e cibercriminosos em geral.

A culpa, no entanto, não é inteiramente da Apple. Aparentemente sem importância, os aplicativos produzidos por terceiros têm se tornado as grandes portas de entrada para quem explora falha. A ponto de a própria Microsoft ter colaborado com a Adobe para que o Adobe Reader (de PDF) ficasse mais seguro, o que indica que plugins e extensões aos poucos se transformam nos vilões quando o assunto é segurança.

Leia | Microsoft ajuda Adobe a deixar leitor de PDFs mais seguro

Portanto, os softwares da Apple são os mais inseguros, mas a culpa é toda de empresas como a Adobe (Flash, Adobe Reader) e da Oracle (Java).

Com informações: Epicenter.

32 Comentários (Deixe o seu!)

  • @Guto83
    85c

    Será que escolhi a hora errada pra ter um mac ?

    • A dica é manter todos os softwares atualizados. Mas isso vale para qualquer sistema, desde o Windows 7 até o Satux, passando pelo Mac OS.

      • Riser

        “Satux”

        Ahhh, meus tempos de Mac OS X Leopard, quando acordei vi que tinha perdido tempo a toa.

      • alberto

        A vantagem do Windows nesse aspecto é que mais “rápido” pra instalar updates. No mac são alguns centenas de terabytes de atualizações mensais. :P

        • @bruno_gall
          4239c

          Mais compensa

        • Wilson
          274c

          o que? o mac baixa tudo de uma vez… e o windows que são zilhoes de atualizações de 10mb e tem que baixar uma de cada vez? pelo menos o mac quando tá atrasado faz um “pacotão” e baixa de uma vez… esses dias reinstalei o windows 7 no meu outro laptop e toda vez que eu uso ele baixa uma penca de atualizações

  • Felippe
    14c

    Não acredito que a culpa seja TODA de empresas como a Adobe, a Apple vem mostrando sua verdadeira face agora que tem se tornado popular… Quando se vende muito, começa a aparecer problemas como mais pessoas querendo achar falhas…

  • Andrew
    3346c

    Quero ver os que me apedrejaram por ter falado que o windows era mais seguro que o MAC, o que será que irão dizer nesse momento?!

  • kylefurtado
    4524c

    Já que o responsável pela insegurança é o Flash, por que a Apple não o oficializa logo nos iPhones e iPads e faz parceria com a Adobe?

    • EDI LOPES
      940c

      qem disse que o flash é o resposnavel pelas falhas de segurança?
      O que se falou na materia é que a os softwares da aplle não sao seguros. SAFARI. LEOPARD, os da Apple Store.
      Não tem nada relacionado com o flash.
      Se não entendeu a noticia, leia de novo…

      • Raffael Dornelas

        Caro EDI, todos sabemos que o flash e o adobe reader são muito vulneráveis, campeões de vulnerabilidades exploradas pelos hacks.
        Trecho da matéria:
        Though this does not necessarily mean that Apple’s software is the most insecure in practice — the report takes no consideration of the severity of the flaws — it points at a growing trend in the world of security flaws: the role of third-party software. Many of Apple’s flaws are not in its operating system, Mac OS X, but rather in software like Safari, QuickTime and iTunes. Vendors like Adobe (with Flash and Adobe Reader) and Oracle (with Java) are similarly responsible for many of the flaws being reported

        Eu acho que o nível do usuário Windows contribui muito pela segurança ou vulnerabilidade do sistema. Pois o Windows nas mãos de um leigo, como usuário Administrador fica muito vulnerável (pois o windows numa residência só presta com o usuário podendo fazer tudo, como instalar programas, impressoras, etc.). Para experts não vejo problema. Já num Mac é semelhante tanto nas mãos de um leigo quanto de um expert, pois a vulnerabilidade geralmente está nos softwares explorados por hacks, como exposto pela matéria.

  • Nossa, nem assim a Apple tem culpa de nada? Uahahahahah

  • Marcos
    327c

    ain…de novo a mesma lenga lenga?!…Desde de 2008 que tenho iMac ( já estou no meu segundo ) e navego pra tudo quanto é lado. Abro email com virus só pra ver o idiota abrir e morrer alí, bem na hora…Eita povinho que quer ver se a Apple muda de rumo!!! Eca!!!

    • EDI LOPES
      940c

      Lenga lenga é ouvir de todo usuario de MAC dizer ” A eu nao tenho virus, a eu nao tenho, a eu nao tenho virus” parece aquele véia que nao tem o que fazer.
      Esse povo que usa MAC qdo ve um trojam sai correndo igual mulherzinha qdo ve uma barata.

      • JoseRenan
        1572c

        ai

      • Kadu
        1917c

        EPIC WIN!

    • Hernani
      1c

      Eca????????? O_o’
      Ok, senhor dono de iMac, seu note que foi purificado nas águas do vale do silicio não foi epgo por vírus feito para windows, quero ver o dia que você tiver sua máquina invadida se orá mantener essa visão ;)

  • Kadu
    1917c

    Assim como no Windows, a maioria das falhas são exploradas por softwares terceiros. Só que o Windows sempre sofreu mais por ser o mais popular…

    • Fabiano
      579c

      Pois é, a Apple que ganhar mercado, tudo bem, mas vai ter que pagar o preço…

    • Pois é: Windows inseguro, culpa da Microsoft.

      MacOS inseguro, culpa da… Adobe?

      E viva a coerência!

  • Bom, considere que os iphones ipads e ipods foram alvo de jailbreak… Não se se a pesquisa ta considerando isso, mas suponho que sim, pois não deixa de ser uma questão de segurança do sistema.

  • Hernani
    1c

    Para mim um ponto importante é ver se é ma empresa que possui muitas vunerabilidades, como ela os trata, isso faz a diferença

  • Alexandre
    3968c

    Como já comentado antes nesse blog, uma pergunta aos Macfags em 2 versoes:
    -Where is your GOD now?
    -Onde está seu Deus agora?

  • Isso só mostra que todos os SOs tem problemas. Me da nos nervos quando chegam aqueles fanboys babacas que dizem que tu é idiota por usar o outro sistema porque o dele é MUITO melhor. Pelo amor de deus né, cada SO tem o seu méritos mas TODOS tem problemas. Nenhuma é MUITO melhor que o outro, só aparece mais problemas porque tem mais gente que usa, como disseram nos comentários acima =D

  • Luciano Vieira
    304c

    Amigos, todos os produtos da Apple são ruins e não vale a pena comprá-los.
    São inseguros, não oferecem todas as funcionalidades que os outros oferecem e, ademais, vc vira “escravo” da Apple, só podendo instalar em seus aparelhos os softwares que ele permitir.
    Eu uso Mac, iPhone e Ipod, e vou continuar usando. Vou comprar tbm o iPad. Mas nada disso presta, viu?
    Só é uma pena que essa minha opinião aqui, assim como as dos vários outros que criticam, só faz aumentar o interesse das pessoas pela Apple. Pois, como dizia Allan Kardec:
    “Nossa atenção é sempre chamada sobre aquilo que vemos atacado”.

  • andre cardoso

    Ruindows o proprio nome ja fala é ruim de +
    pega virus , trava , tela azul da morte , tudo de ruim ele pega e muito mais.
    SteveJobs um pessoa mesquina , não de vaca só pensa em dinheiro , não assumiu o problema da antena no cel. e depois fala que ama seus consumidores ? claro que ele ama pois o povo trouxa fica danado dinheiro pra ele por qualquer programa feito pra apple alem do s.o é claro , ja linux é tudo de graça não tem essa de cobrar por um ereader 1 dollar ou 5 dollar por programa da apple né jobs .
    Por isso falo usem linux pois ; não pega virus , não tem tela azul da morte , é free e não precisa pagar por nada alem é claro é muito superior em tudo comparado aos mac xiitas ou nerds mac …

    • JoseRenan
      1572c

      yes Sir!

  • Luciano Vieira
    304c

    kkk…eu me divirto nesse blog.

  • Pedro

    Eu tenho um Mac a três anos, nunca formatei e esta praticamente com a mesma performance de quando comprei sem usar programinhas do tipo limpe seu registro… qual usuário de windows já fez isso?

    • Luciano Vieira
      304c

      Rapaz, tenha cuidado…vc pode ser banido…

    • Felippe

      Aquele usuário que assim como você, não faz merda com o SO ou tenta tirar o máximo proveito e acaba cagando tudo…

      • Felippe

        Corrigindo, “ou não tenta tirar o máximo proveito e cagando todo o SO…”

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.