Celular esquentando muito: por que acontece, como evitar e dicas para resfriar o aparelho

É normal a temperatura do aparelho subir; saiba o que fazer para evitar que seu celular superaqueça demais em dias mais quentes

Victor Toledo Thássius Veloso
Por e
Ilustração com aviso de "Temperatura" e "O celular precisa esfriar para que você possa usá-lo"
Em geral, smartphones são projetados para funcionar em temperaturas de até 45ºC (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O superaquecimento de celulares ocorre devido à liberação de energia durante o uso, mas pode ser agravado por fatores como a exposição ao calor, uso durante o carregamento e aplicativos pesados. Embora o aquecimento seja normal, em dias mais quentes o desempenho do dispositivo pode ser afetado.

Para evitar um superaquecimento, é recomendável adotar práticas como reduzir o brilho da tela, desligar recursos não utilizados e evitar ambientes quentes. Além disso, é possível resfriar o aparelho retirando a capinha e ativando a economia de energia. Saiba mais detalhes a seguir.

Por que o celular esquenta?

O celular esquenta por conta da liberação de energia do aparelho durante o uso ou carregamento do dispositivo. No entanto, alguns fatores podem levar a um superaquecimento do seu celular, como deixar o aparelho em um carro fechado ou usá-lo sob o sol forte.

É normal o celular esquentar, mas uma junção de fatores pode afetar o desempenho do eletrônico no calor, como explica Thompson Reis, coordenador de pesquisa, design e inovação em materiais do Centro de Inovação e Tecnologia do Senai-MG.

“Normalmente componentes eletrônicos funcionam melhor em baixas temperaturas uma vez que a diminuição da temperatura melhora a condutividade elétrica. Porém, a elevação da temperatura ambiente como tem acontecido parece não atingir níveis comprometedores para integridade de aparelhos telefônicos.

O problema pode estar no somatório de fatores. Os smartphones costumam aquecer durante o carregamento da bateria, inclusive a temperaturas mais elevadas do que as que estamos vendo nesta semana. Se o usuário tem o hábito de utilizar o aparelho durante a recarga, ele irá somar a alta exigência do sistema com o aquecimento gerado pelo carregamento da bateria e a alta temperatura ambiente. Isso pode impactar negativamente no desempenho.”

Thompson Reis, do Senai-MG

Confira abaixo algumas situações que podem provocar o superaquecimento do celular em dias mais quentes.

  1. Usar o celular durante o carregamento;
  2. Deixar o Bluetooth, Wi-Fi e GPS ligados, quando não estão em uso;
  3. Rodar jogos e apps pesados por tempo prolongado;
  4. Gravar vídeos em resoluções altas ou fazer streaming de vídeo por tempo prolongado;
  5. Brilho da tela regulado no máximo;
  6. Capa do celular sem saídas adequadas de ventilação;
  7. Carregador com defeito ou não é o fornecido com o celular.

Como evitar o superaquecimento do seu celular

Você pode evitar que seu celular superaqueça deixando de usar o aparelho durante o carregamento, fechando aplicativos pesados após muito tempo de uso e até mesmo evitar fazer atualizações de sistema. Veja outras dicas a seguir.

  1. Evite usar o celular sob sol forte;
  2. Não deixe o celular dentro do seu carro fechado em dias quentes;
  3. Evite usar aplicativos pesados por um longo período, como apps de GPS, streaming e jogos;
  4. Não use aparelho o durante o carregamento;
  5. Evite instalar atualizações de apps e de sistema;
  6. Evite cabos USB incompatíveis, defeituosos ou de marcas desconhecidas;
  7. Recarregue a bateria em condições que possam ser monitoradas

Como resfriar o seu celular

Para fazer o seu celular parar de esquentar você pode desativar ou limitar alguns recursos do aparelho. Assim, exigindo menos do dispositivo e diminuindo a temperatura interna durante os dias mais quentes. Veja abaixo o que pode ser feito.

  1. Reduza o brilho da tela
  2. Remova a capinha;
  3. Ative o modo de economia de energia;
  4. Desligue Wi-Fi, Bluetooth e GPS, se for possível;
  5. Ative os limites de utilização em segundo plano (no Android);
  6. Coloque em modo avião;
  7. Leve-o para um local fresco e ventilado;
  8. Diminua a taxa de atualização da tela;
  9. Verifique se o carregador ou cabo estão com problemas;

Principais dúvidas sobre o superaquecimento do celular

É normal o celular esquentar enquanto carrega?

Sim, é normal o celular esquentar durante o carregamento por conta da dissipação do calor do carregador. Esse processo acontece quando o dispositivo transforma a corrente alternada da tomada em corrente continua para o celular.

Celular esquentando muito pode explodir?

O risco de um celular explodir por conta do calor excessivo é baixo, como explica Thompson Reis, coordenador de pesquisa, design e inovação em materiais do Centro de Inovação e Tecnologia do Senai-MG.

“Risco de explosão é remoto. Porém, é uma questão de estatística. Conforme eu disse, condições favoráveis podem se somar e levar a ocorrência de eventos deste tipo.

Recomendações incluem, não deixar o equipamento ligado à rede elétrica desnecessariamente. Recarregar a bateria em condições que possa ser monitorada. Não utilizar o equipamento durante o carregamento da bateria.”

Celular superaquecendo pode ser vírus?

Sim, um celular esquentando muito pode ser sinal de vírus, já que os malwares podem usar os recursos do aparelho sem o consentimento do usuário. Dessa forma, pode haver um superaquecimento do smartphone por conta da alta atividade de uso da CPU e GPU.

Qual a temperatura ideal de um celular?

A temperatura normal de um celular pode variar de acordo com a fabricante. Segundo a Apple, o iPhone foi projetado para utilização em ambientes com temperatura de 0º a 35ºC. Existe uma espécie de margem de segurança, e a empresa recomenda seu uso entre -20º e 45ºC.

Já a Motorola orienta que os consumidores não transportem o dispositivo em temperaturas acima de 60ºC, como explica Thiago Masuchette, gerente de produto da empresa.

“A faixa de -20°C a +60°C são indicadas para armazenamento e transporte. Estes são os limites indicados pela tecnologia das baterias de íon de lítio, buscando proteger a célula da bateria e evitar danos ou redução no seu ciclo de vida.”

Thiago ainda explica que em temperaturas acima de 45ºC a taxa de carregamento é reduzida para proteger o celular, sendo que todo carregamento é interrompido ao atingir 60ºC de temperatura.

“O usuário pode conectar na tomada, mas o telefone não carrega. Isso é feito para proteger a célula da bateria. Quando a temperatura cair, o carregamento será retomado”, informa o representante da Motorola.

Tem como saber qual a temperatura do meu celular?

É possível saber a temperatura do seu Android por aplicativos como AIDA64 e CPU-Z, disponíveis gratuitamente na Play Store. Já para quem usa iPhone, a Apple não permite que o usuário acompanhe a temperatura interna do aparelho.

Posso usar algum aplicativo para não esquentar o celular?

Sim, esse tipo de aplicativo tenta otimizar o uso da CPU e GPU pra evitar sobrecarga e, com isso, o superaquecimento. O CPU Monitor e o CCleaner são alguns exemplos de aplicativos disponíveis na Play Store que otimizam o uso do seu aparelho.

Posso colocar o celular no congelador para esfriar?

Não é recomendado colocar o celular no congelador, ou em ambientes com temperatura muito baixa, para resfriar o aparelho. Os componentes internos do dispositivo são sensíveis e submetê-los ao choque térmico pode danificar o seu celular.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Telefone celular na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados