Vivo Fibra ou Vivo Internet [Speedy]; qual a diferença?

Vivo Fibra e Vivo Speedy: Descubra o que é cada serviço, veja as diferenças entre eles e qual pode estar disponível para você

André Leonardo
Por
• Atualizado há 5 meses
Qual a diferença entre Vivo Fibra e Vivo internet

Empresas de telefonia estão focando seus esforços na oferta de novos planos de internet, mas o excesso de serviços  pode deixar os consumidores confusos. Vamos entender qual a diferença entre Vivo Fibra e Vivo Internet Speedy.

O que é Vivo Fibra?

Vivo fibra é o novo serviço de internet oferecido pela Vivo que oferece planos com velocidades de 50 a 300 Mega de download.

As conexões de fibra ótica transmitem os dados que saem da central da prestadora de internet convertidos em energia luminosa através dos cabos de fibra ótica, que são compostos por um filamento de vidro que transmite a luz de forma contínua. Isso garante que os dados viajem grandes distâncias com muito mais velocidade e estabilidade do que as conexões oferecidas por fios de cobre, pois a luz passa isolada dentro da fibra.

Entre as conexões de fibra ótica existem algumas diferenças, pois em alguns casos a conexão sai direto da central da operadora até a casa do cliente, enquanto em outros a fibra vai até uma central próxima a casa do cliente e da central o sinal segue até a casa do cliente. Conheça esses tipos de conexão:

  • FTTH (Fiber to the Home): A fibra vai até dentro da casa do consumidor final;
  • FTTA (Fiber to the Appartment): A fibra vai até o apartamento do usuário final;
  • FTTC (Fiber to the Curb): A conexão de fibra vai até um armário próximo ao cliente e de lá a conexão segue via cabos de cobre até a casa do cliente;
  • FTTN (Fiber to the Node): A conexão de vibra vai até um armário próximo ao cliente, semelhante ao anterior, mas o equipamento suporta mais clientes;
  • FTTB (Fiber to the Building): A conexão de fibra segue até o edifício e de lá segue por cabos de cobre até o apartamento do cliente;
Qual a diferença entre Vivo Fibra e Vivo internet

No Vivo Fibra, a empresa oferece o serviço FTTH, onde a fibra vai até dentro da casa do cliente.

O que é Vivo Internet (Speedy)?

Vivo Internet é o serviço de banda larga com tecnologia ADSL da operadora. Essa tecnologia mais antiga utiliza a linha telefônica para transmitir os dados para utilização de internet. Vivo Speedy era o serviço de banda larga ADSL da Vivo oferecido em São Paulo.

Apesar do foco da companhia ser o serviço de fibra ótica, a Vivo oferece suporte aos assinantes do Vivo Internet nas localidades onde não há oferta de fibra ótica.

Qual é o melhor: Vivo Fibra ou Vivo Internet (Speedy)?

Por ser uma tecnologia mais moderna, o serviço Vivo Fibra é superior em todos os aspectos se comparado ao serviço ADSL do Speedy, principalmente no que se refere a velocidade na transmissão de dados e estabilidade.

O problema para quem deseja ter uma conexão de fibra ótica é contar com suporte ao serviço em sua região, pois mesmo em grandes capitais existem muitas áreas onde não há cobertura do serviço. Por isso, caso considere assinar um serviço de fibra ótica é importante entrar em contato com a operadora.

Você pode consultar a oferta do serviço no site de disponibilidade da Vivo.

Com informações: Vivo

Receba mais sobre Vivo Speedy na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados