Provando mais uma vez que pessoas com muito tempo nas mãos podem realizar feitos incríveis, dois geeks, um engenheiro japonês e um estudante americano de ciência da computação, conseguiram quebrar ontem o recorde mundial para dígitos calculados de Pi. Alexander Yee e Shigeru Kondo terão agora seus nomes reconhecidos mundialmente. Ao menos dentro dos círculos de geeks e aficionados por matemática.

Shigeru Kondo foi o engenheiro responsável por montar a máquina, cujo hardware não tinha nada de modesto. Dentre os itens usados estão incluídos dois processadores Intel Xeon X5680 com clock de 3.33 GHz e 12 núcleos, 96 GB de memória RAM DDR3 e 22 HDs diferentes totalizando 39 terabytes (1 TB para drive de boot, 6 TB para armazenar os dígitos de Pi e 32 TB para usar de memória dinâmica e processar os números). No total foram gastos quase 18 mil dólares montando esse monstro.

Já Alexander Yee foi quem criou o programa para calcular os dígitos de Pi, chamado Y-cruncher. Ele instalou-o no Windows Server 2008 R2 Enterprise de 64 bits que rodava na máquina e iniciou o programa. A partir daí, foi preciso aguardar por volta de três meses para chegar ao 5 trilionésimo dígito do conhecido número irracional.

O recorde anterior era do francês Fabrice Bellard, que usou um singelo computador desktop com um Intel Core i7 e 6GB de memória RAM para encontrar 2,7 trilhões de dígitos.

Com informações: Physorg, Gizmodo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados