A essa altura do campeonato, é possível que algum agente do Censo 2010 tenha visitado a sua casa, a fim de saber quantas pessoas são, quanto ganham, quais produtos e serviços consomem. A cada dez anos é assim, o IBGE põe um batalhão de funcionários na rua para descobrir a nova face do povo brasileiro.

Nesse ano, no entanto, eles têm ajuda da tecnologia.

Para fazer o questionário de perguntas, o IBGE optou nesse ano por adotar dispositivos móveis que auxiliam bastante no serviço. Fornecidos pela LG, 150 mil unidades do aparelho foram distribuídas, para que o Censo 2010 seja bastante rápido. Acho que já podemos considerá-lo, inclusive, o censo mais tecnológico de todos os tempos.

Os computadores de mão produzidos pela LG atendem a todos os requisitos do IGBE. Na verdade, ele é baseado no smartphone LG Smart GM750, mas passou por modificações para que pudesse ser usado efetivamente. Por exemplo, todos os aparelhos estão bloqueados e não podem acessar a internet, muito menos os serviços de telefonia.

Não foi informado o preço de cada unidade do aparelho, mas temos por base o preço do LG GM750 no mercado: R$ 1.200 desbloqueado. Como o IBGE fez a compra em grande quantidade, é provável que cada unidade tenha custado menos que isso.

O visor do aparelho é de 3 polegadas, sensível ao toque. Nada melhor do que um visor amplo para que os funcionários do IBGE insiram novos dados. Além disso, podemos destacar que o aparelho tem GPS embutido. O sistema operacional é Windows Mobile 6.5. Ou seja, torçamos para que não haja um crash em massa desses aparelhos e o Censo tenha que ser recomeçado do zero.

Todos os aparelhos ganharam uma capa emborrachada, imagino eu que para evitar danos em casos de queda.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados