Ao menos é o que sugere o blog Tech Drive-in, baseando-se em estimativas do Google Insights (que compara padrões de pesquisas no mundo todo ou em regiões específicas, e tem uma função que permite “prever” resultados alguns meses no futuro). A comparação abaixo mostra que no release 11.04 do sistema o termo “Ubuntu” já será mais popular que “Linux”, subindo para o infinito e além a partir daí.
Obviamente, o Google Insights não é o polvo Paul, portanto a previsão pode estar errada. Mas o que essa mudança poderia significar para o mundo do Software Livre?
Possivelmente, pouca coisa. O usuário comum não tem a obrigação de saber o que é Linux, quer apenas usar um sistema operacional estável e que faça tudo o que ele precisa sem complicações. Se o Ubuntu cresceu a ponto de ultrapassar o sistema base no qual se originou, o mérito é todo da Canonical que soube ouvir os usuários.
E de qualquer forma, os heavy-users não devem ficar preocupados. Sempre haverá uma distro menos famosa para eles usarem.
Com informações: Tech Drive-in.









Assine pelo iTunes
Assine pelo Feed
Ainda não existe um release 11.04 do Ubuntu! Ele existirá apenas em Abril do que vem (2011), daí o número. Talvez seja o 10.04.
Deve ser o 10.10, não?
Mudarão o texto para “já serão” agora. Hahaha!
Aliás, gente, pq aqui nos meus comentários aparece às vezes “GNU/Linux” e na menoria das vezes “Ubuntu” mesmo?
Estou no 10.04, se não me engano…
Pelo visto é o Chrome. To no 10.04 também e aparece GNU/Linux
Pode ser, talvez quando tenha usado o Firefox que apareceu Ubuntu…
Isso só acontece quando o idioma é atualizado. Eu acho.
quando usa o chrome não aparece o SO, mas bno FF funfa
Mas, José, quando com Chrome + Vista aparece certinho, :/.
não sei pq, mas isso acontece com a maioria das distros, quando o browser usado não é o usado, elas não são identificadas e então só aparece GNU/Linux.
José, não entendi, mas aqui no FF aparece normal “ubuntu”, @_@’.
correção p/ Daniel
não sei pq, mas isso acontece com a maioria das distros, quando o browser PADRÃO não é o usado, elas não são identificadas e então só aparece GNU/Linux.
Manjas português? Conjugação presente, passado, pretérito, futuro??? Onde diz “11.04 será”, pode ficar bem entendido!!!
Ao infinito e além [2]
Não tem nenhuma comparação Windows/Ubuntu não? Sei que Windows ganharia disparado, mas seria interessante ver o gráfico…
Sempre quis ver a diferença também.
Windows + ubuntu: http://google.com/insights/search/#cat=5&q=Windows%2CUbuntu&cmpt=q
Valeu!
Engraçado que o maior interesse para Ubuntu/Linux é em Cuba! @__@
Bom, a situação para ubuntu melhorou muito desde 2004, ao menos. xD!
deve ser porque ele surgiu em 2004 =P
Ah, tá. :rolleyes:
Ao infinito e além [3]
E Android X Linux ??
É só colocar lá.
Android X Linux: http://google.com/insights/search/#cat=5&q=Android%2CLinux&cmpt=q
Android X Ubuntu: http://google.com/insights/search/#cat=5&q=Android%2CUbuntu&cmpt=q
“Se o Ubuntu cresceu a ponto de ultrapassar o sistema base no qual se originou, o mérito é todo da Canonical que soube ouvir os usuários.” O Ubuntu não se originou do Linux, se originou do Debian e o Ubuntu não é outro sistema e continua a ser GNU/Linux
O que ele quis dizer foi ultrapassar nas pesquisas, O.o”.
Ubuntu é Linux, mas Ubuntu >< Linux, nesse sentido…
O Ubuntu se originou do Debian, que “(…) usa o kernel (núcleo de um sistema operacional), Linux, mas a maior parte das ferramentas do SO vêm do projeto GNU; daí o nome GNU/Linux.” http://www.br.debian.org/
Ou seja: Linux -> Debian -> Ubuntu
Não me expressei direito, sabia que estava escrevendo merda, melhor deixar pra lá UEAHUEHEUAEHUEHEUE
“A comparação abaixo mostra que no release 11.04 do sistema o termo “Ubuntu” já SERÁ mais popular que “Linux”, subindo para o infinito e além a partir daí.”
Quem está dizendo que o correto seria 10.04 não entendeu que isso é uma projeção, uma expectativa de que a distribuição “Ubuntu” estará mais popular que o próprio Linux quando chegar na versão 11.04.
Acredito que pelo erro de concordância você percebe que antes, no lugar onde está o “serão”, estava “era” o que explica o meu primeiro comentário.
O que vai ter de #mimimi de usuários de outras distros não vai ser brincadeira
typo corrigido, é será, e não serão. Vida maldita essa de redator.
No mais, APRENDÃO A LER. Se é um PREVISÃO, é algo que VAI ACONTECER. Ou seja, QUANDO o Ubuntu 11.04 for lançado (que, partindo do príncipio de que o calendário gregoriano não se altere, deve acontecer em abril de 2011), existe uma PREVISÃO de que algo aconteça.
Prefiro não comentar sobre os motivos do Ubuntu estar no topo, pesquisem vocês.
ubuntu=linux nao?
Se vocês repararem (e fizerem umas buscas), vão perceber que qualquer coisa que tenha surgido de 2007 prá cá está ficando mais popular que o Linux #SouPolemico
o Ubuntu é a distro mais popular e umas das mais fáceis, não me surpreende o crescimento.
Eu acredito piamente nisso.
Ubuntu se tornou sinônimo de Linux.
O pessoal da Canonical tem trabalhado duro, desde 2004. Eles desenvolveram uma distro, focada no usuário comum, tornando-a cada vez mais fácil de usar. Outra atitude louvável, que não da pra deixar de mencionar é a distribuição de Live CD’s de graça.
Na minha opinião, essas duas atitudes contribuíram muito para a popularização do Ubuntu.
“sistema base no qual se originou.”
Não está certo, o Ubuntu e derivado do Debian,
E linux é o kernel que o Ubuntu e o Debian usa.
Seria mais ou menos
comparar banana com morango.
“O usuário comum não tem a obrigação de saber o que é Linux”.
Mas daí sai aquelas pérolas tipo: “Nokia vai colocar Linux nos celulares (MeeGo). Não quero usar linha de comando! Prefiro mil vezes o Android”.
O Ubuntu é mais conhecido do que o Linux, mas Linux é o Ubuntu, estranho
Tem alguma coisa muito errada com esse gráfico… Por ele, a “popularidade” do termo Linux decresce, ao mesmo tempo que a do termo “Ubuntu” cresce, o que não é lógico, uma vez que a disseminação do termo Linux é, como sabemos, crescente a cada ano. Isso se o eixo vertical do gráfico for mesmo o nível de popularidade, já que não está explicitamente declarado. Na verdade, esse gráfico é muito bonito, colorido, cheio de linhas que sobem e descem, mas não diz absolutamente nada.
Discordo, acho que o gráfico diz muito.
Na verdade eu pensava que era uma porcentagem entre um e outro (e a soma dos dois em cada época daria 100, mas fui ver direito e vi que não dá 100).
Dá uma olhada: http://www.google.com/support/insights//bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=87285
Ou seja, o número é basicamente uma porcentagem entre o uso termo e o TOTAL em computação e sei lá o que (não lembro a categoria). E, realmente, muita coisa surgiu desde 2004 e veio pegando “espaço” do Linux nas pesquisas. Inclusive o Ubuntu. =)
(Talvez eu esteja errado, mas foi o que entendi após ler o “Saiba o que os números significam” lá na página)
Ok, também não é bem assim. Em testes com dois termos Ubuntu tava dando sempre os mesmos números entre 2004 e 2005 (se não me engano 80 e 81). Mas com 5, dá menos.
Pois é exatamente isso que quis dizer: “…o número é basicamente uma porcentagem entre o uso termo e o TOTAL em computação e sei lá o que…”
Ou seja, é uma comparação entre coisas que não se tem certeza, por isso não dizem nada. Não tem nem como validar os dados porque não se tem acesso a eles. Resumindo: é muito bonitinho pra colocar em blogs, mas não significam nada estatística e cientificamente falando.
Bom, creio que estatisticamente falando, pelo que entendi, mostra que “Ubuntu” tem crescido em relação a “Linux”. Por qual quer que seja o método. Mas não que um termo realmente esteja ou venha a ser mais popular que o outro termo.
O Ubuntu sem dúvidas é um S.O que pelo menos ao meu ver, atende aos meus padrões de um sistema simples/limpo/estável e seguro.
Acho que essa “competição” com o Linux não leva a nada, mesmo porque…são do mesmo saco.
Bom, se o Ubuntu evoluir o linux ganha vantagem, com o Ubuntu crescido todo mundo vai prefirir derivados do Debian, ou seja, evolução do apt-get, dpkg e aptitude
Legal, queria ver uma comparação entre umas 5 distros GNU/Linux, só por curiosidade mesmo.
Eu sou old school, uso o Debian, com muito orgulho..
Não que eu não goste do Ubuntu, admiro muito.. mas gosto de simplicidade, e adoro o meu terminal..
Estou usando o 11.10 com o Unity e consegui configura muito bem, está perfeito.