A captura de tela que vazou por um funcionário do Google no final do mês passado levantou o rumor de que o Gmail ganharia novas características e uma nova interface no futuro. Eis que hoje o Google começa a ativar essa nova interface para os milhões de usuários do seu email gratuito.

Além da nova interface, a agenda de contatos do Gmail também recebeu um redesign e novas funções. Agora é possível organizar os contatos por sobrenome e marcar os números de telefone na agenda com tags específicas. O novo Gmail também conta com um maior número de atalhos de teclado (para visualizar quais são aperte a tecla ? na tela do Gmail), a habilidade de desfazer mudanças nas configurações, melhor seleção de emails, um campo maior para a sessão de notas, dentre outras.
No post do blog oficial do Gmail, em que a empresa anuncia a novidade, eles dizem que grande parte dessas modificações foram pedidas pelos próprios usuários e estimula todos eles a continuarem mandando sugestões do que deve ser melhorado através do formulário de contato.
Obviamente, como todo o release de novas características em produtos web do Google, nem todos os usuários podem ver a nova interface ainda. Ela está sendo ativada lentamente. Aos usuários do Google Apps, a empresa avisa que a atualização pode demorar um pouco.
Com informações: ReadWriteWeb.








Assine pelo iTunes
Assine pelo Feed
Já estou com a nova interface
Eeeeeee, acabei de chegar em casa, logo no meu gmail e….. urruh! Fui um dos sortudos da vez B-)
Já já falo o que achei.
Bom, o visual realmente mudou muito. A primeira cheguei a estranhar e achar ruim, mas analisando com calma é notável a facilidade de uso (claro, quem tava acostumado com a interface antiga pode achar o novo ruim, o que é normal).
A primeira alteração significativa é a posição do botão “Contatos”, se antes ele ficava lá embaixo, após os Enviados, rascunhos e os marcadores, fazendo com que certos usuários não o localiza-se. Agora ele se encontra logo abaixo da “Entrada”, facilitando e muito o seu acesso.
O painel Contatos foi reformado de cima a baixo, se antes a gente caia em 3 colunas (coluna de grupos, coluna de contatos e coluna de dados do contato selecionado), hoje só existe uma grande e gigante coluna, a coluna principal, ou seja, a coluna de contatos. Cada linha possui um contato e as informações que forem cabendo dela, ao clicar, abre todas os dados daquele contato, é como se um contato tivesse virado um email. Os grupos passou a ficar localizado onde se encontra os nossos queridos marcadores. O que é algo mais sensato pq, grupos está para marcadores assim como contato está para email, a partir de agora.
O gmail passou a salvar automaticamente uma alteração de algum dado dos seus contatos, o que antes, ao sair sem salvar alguma alteração era exibida a mensagem “existem dados não salvo, deseja continuar?”.
Quanto a tarefas, nenhuma alteração significativa, continua sendo aquela listinha fuá de coisas a fazer.
É isto, eu gostei muito dessa mudança, espero que agora, muitos usuários consigam utilizar isto com mais tranquilidade =D.
Ah sim, ainda precisa melhorar muito, não é possível organizar por email e, a parte de organizar por nome ou sobrenome fica no menu “mais opções” o que certamente deixará usuários sem conhecer este novo recurso.
Já ativaram a nova interface na minha conta
gostou?
o meu ainda tá normal..
e o gmail precisava de uma repaginada a anos
O meu ainda é o antigo… Droga queria logo o novo ^^ ta bem mais bonito.
Para mim só ativam as coisas novas no buscar, no gmail sempre sou dos últimos. =/
[2]
Ok, eu não trabalho no Google. Mas considero esse passo um erro tremendo de design. Visto como um produto só faz sentido, mas eles tem vários outros produtos que se integram com o Gmail como o Docs e o Calendar. O que os diferencia das tarefas e dos contatos?
A interface do Gmail vai virar um iTunes da vida, que antes era só uma jukebox para sincronizar o iPod, hoje tem tantas subdivisões na barra lateral que daqui a pouco vai ficar impossível de usar. O nome “iTunes” já não faz mais sentido, o nome “Gmail” vai fazer?
Eu não acho que o Calendar e o Docs são tão integrados assim no Gmail. Sim, é possível abrir documentos direto no docs e marcar compromissos direto no Calendar, mas o Gmail ainda é primariamente um serviço de email. Diferente do iTunes, que de programa passou a loja online de músicas e vídeos.
Concordo em partes,,
Oia, eu ainda não li/vi todas as novidades no gmail (gmail e o link q o Rafa postou estão bloqueados na empresa). Porém, deu pra perceber que houve alterações na parte de contatos. E, não sei se vc participa do fórum do Gmail… puts! É tanto e tanto nego reclamando que não consegue fazer tal coisa com os seus contatos que qualquer melhoria em Contato já é um progresso. Quando chegar em casa vou ver as melhorias q Contato sofreu pra ver se realmente atenderam os milhares de pedidos.
Nada mudou aqui ainda!
Droga!
Nem aqui!!
Ah espera é porque eu não uso GMail então já tá ótimo.
vixi to sentindo cheiro de Hotmail…
Sentiu errado, uso Yahoo! Mail.
Ufa, menos mal.
Por aqui tudo velho ainda …
Pelas imagens que vi, parece muito bacana!
Estou no aguardo para atualizarem minha conta também!
Sou fã do GMail e admito que, dependendo do usuário, pode virar uma bagunça XD
Mas o modo padrão dele é muito bom. Compará-lo ao iTunes doeu no meu coração XD
PS.: iHate iTunes.
PS.: iHate iTunes.
na boa eu acho que o itunes foi desenvolvido pela MS
so pode
Gmail é o melhor, sem dúvida
Eu discordo totalmente! existem muitos servidores que dão de pau no Gmail
E, DE NOVO, não fui um sorteado. =(
Mas não é sorteio, todas as contas estão sendo atualizadas e isso leva tempo.
Me expressei mal.
É que assim, certos usários aleatórios pegam primeiro, e aquilo vai se expandindo, certo?
(ao menos no twitter funciona assim com novas funções)
Eu quis dizer que de novo não fui “felizardo” em ter a função logo…
Eu sei que todos terão. =)
Ah sim sim!
O meu tá novo, uhul!
Aqui já ativou. Google owna!
Não esperava outra coisa do google. Ficou perfeito! Aqui já mudou.
Não achei a diferença tão significativa assim. Na verdade só notei por causa do aviso que eles dão
Funcionando, pra mim, é o que interessa.. Mas mesmo assim, tá valendo!
o meu ta novo, tbem… hehe
embora aquele receio pelo novo esteja presente, estou começando a me acostumar…
o ruim eh q para selecionar os emails agora, sao necessarios 2 cliques, neh…
mas no geral, vou poder dizer mais coisas qdo me adaptar melhor a esse ‘novo’ gmail, hehe.
Aqui também já mudou, mas não vi tanta diferença!!
Yes, fui uns dos sortudos.
agora apareceu!
Eu já tenho, ainda não me acustumei D:
Agora o Orkut. O meu aqui tá diferente.
Não gostei mesmo da interface, não é intuitiva e nem da ditadura google para nos obrigarmos a usar a nova versão!