Não é que o Facebook continua pegando ideias criadas por outras pessoas e implementando no próprio site, sem dar qualquer tipo de crédito, como se fosse ideia do todo poderoso Zuckerberg? A cópia da vez é um novo recurso de localização geográfica, apresentado nessa quarta-feira pela empresa.

O Facebook Places será uma central na qual o usuário que possuir um dispositivo móvel – um smartphone como o Xperia X10 ou um tablet como o iPad, digamos – poderá habilitar o envio automático de sua localização. Dessa forma, seus amigos saberão sempre (ou quase sempre) onde ele está, além de poderem “gostar” do lugar em questão.

No vídeo apresentado pelo Facebook, a empresa esclareceu que o check-in não só será possível, como pessoas que estiverem próximas do lugar no qual o usuário acaba de chegar receberão notificações. Mais ou menos como um aviso que diz: ei, fulano está a 200 metros daqui!

Os objetivos do Facebook Places são basicamente três: informar aos seus amigos onde você está; tomar conhecimento de onde os seus amigos estão; e descobrir lugares bacanas dos quais você nunca tinha ouvido falar antes.

Para complementar o serviço de localização geográfica, usuários do FB poderão tagear fotos com os nomes das pessoas que estão na imagem e, a partir de agora, com o lugar no qual a foto foi feita. A estrutura das atualizações contendo pessoas e um lugar será “Comendo uma deliciosa picanha – At Shopping Morumbi with Steve Jobs”.

Pensando na privacidade, a empresa também informou que uma pessoa não poderá ser obrigada a ter sua localização revelada. Digamos que, no meu suposto almoço com Steve Jobs no Morumbi, meu bom e velho Steve não queria que sua localização fique acessível. Ele pode simplesmente marcar Not Now (Agora não) no iPhone 5 dele. A informação não será publicada.

Enquanto isso, o pessoal do Foursquare chama o jurídico.

Atualização às 21h48 | Durante o evento de lançamento do serviço, que acontece nesse momento, o Foursquare foi apresentando como um parceiro o Facebook Places. Ao fazer check-in no Foursquare, o usuário terá a opção de postar a informação também em seu perfil do Facebook. E a mesma dinâmica vale para o Yelp.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados