O que é alias? [e por que você deveria ter um]

Saiba o que é um alias e entenda como pode ser usado como uma importante ferramenta em conjunto a emails pessoais e corporativos

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
imagem email alias
Alias pode ser uma boa ferramenta para o trabalho (Imagem: Geralt / Pixabay)

Um alias é um endereço de e-mail alternativo associado à sua conta de e-mail padrão. E, por que você ia querer fazer isso? Simples, um alias é uma conta de “e-mail virtual” cuja única função é reencaminhar mensagens para a sua conta oficial.

Você pode usar esses e-mails para, por exemplo, criar e-mails com endereços diferentes para temas: vendas@empresa.com, anuncios@empresa.com, trabalheconosco@empresa.com e receber todos eles no seuemail@empresa.com, com um encaminhamento automático.

Dependendo do seu provedor de e-mail, você pode ter vários aliases associados a uma única conta e escolher o endereço de e-mail com o qual enviará e-mails (mas receberá, na mesma caixa de entrada, de todos). É muito útil para criar endereços alternativos e usar em sites ou aplicativos que obriguem você a se registrar, mantendo seu endereço de e-mail pessoal longe dos profissionais de marketing, rastreadores e hackers.

Alias quer dizer “pseudônimo”, “apelido” e, em computação, é um comando que permite substituir uma palavra por outras ou por uma cadeia de caracteres. Por isso, é muito usado para abreviação de um comando maior e mais complexo. Nos serviços de e-mail, nada mais é que um endereço alternativo, um e-mail que você nunca abre e recebe as mensagens enviadas para ele encaminhadas para o seu e-mail que usa no dia a dia.

Em outras palavras, um alias de e‑mail é um endereço que oculta seu endereço verdadeiro de um destinatário. Os aliases podem ajudar a gerenciar melhor, por exemplo, os e‑mails recebidos e a monitorar fontes de mensagens indesejadas (spam). 

Por que você deveria ter um alias?

Além do exemplo acima, ideal se você tem uma microempresa e é você mesmo quem toma conta de tudo, o alias pode ajudar pessoas com sobrenome complicado, que muita gente escreve errado. Por exemplo: pauloferreira@, pauloferrera@, p.ferreira@, p.ferrera e etc. Os endereços receberão mensagens e enviarão para o e-mail correto.

Também é útil para você enviar os e-mails com o endereço que achar mais adequado. Por exemplo: você abre a caixa de e-mail pessoal, mas responde demandas pelo e-mail profissional ou responde a mensagens de SAC e atendimentos de lojas usando alias.

Como criar um alias no Gmail

Criar um alias no Gmail não é complexo, mas temos um tutorial completo para te auxiliar em como criar e usar um alias no Gmail.

Como criar um alias no iCloud (Apple)

Assim como no caso do Gmail, o Tecnoblog produziu um passo a passo completo de como criar um alias no iCloud.

Como criar um alias no Outlook

Também é possível criar um alias no Outlook para fugir daqueles spams indesejados. Mesmo com algumas restrições, o recurso pode ser útil.

Com informações: Google, Microsoft e Apple

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Gmail na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados