Começou a ser vendido em meados de agosto um novo teclado da Microsoft que promete muito. O Arc Keyboard é um aparelho compacto, com “estilo diferenciado para quem gosta de design de impacto com curvas perfeitas” de acordo com o material publicitário do produto.

Eu passei uma semana brincando com o gadget e exponho agora as minhas impressões sobre ele.

A começar pela beleza. O Arc é realmente um aparelho bonito de se ver e de deixar na mesa. O black piano no qual é construído é de uma elegância sem igual. E as linhas suaves dão um quê de delicadeza a um produto voltado para a produtividade cotidiana. Acostumado a um Logitech muito mais parrudo, custei a me adaptar ao Arc Keyboard principalmente pelo seu tamanho diminuto.

Uso cotidiano

Como você pode imaginar, esse teclado foi testado à exaustão durante uma semana. Trabalhando como editor-executivo do TB, fiquei cinco dias usando o aparelho como minha ferramenta principal de trabalho. Se ele cumpriu bem a tarefa? Não, pelos dois motivos que eu coloco abaixo. Mas é importante notar que, embora a publicidade do Arc Keyboard indique que ele é adequado para todas as situações, talvez não seja bem por aí.

Teclas duras

A primeira coisa que me fizeram ter resistência ao Arc Keyboard foi o layout do teclado: estou acostumado com o padrão americano, no qual é preciso apertar a tecla de aspa simples e depois o cê para ter um cedilha, enquanto que o Arc adota o ABNT2. De qualquer forma, depois de meia hora, já estava acostumado a esse novo layout.

E foi aí que a minha maior surpresa apareceu: as teclas do Arc são duras. É verdade que a unidade que testei era novinha, recém-saída da caixa, mas ainda assim foi necessário policiar-me durante toda a semana para evitar que as palavras saíssem errado. Da mesma forma, fui obrigado a usar uma força além do comum na barra de espaço, para que o texto não fosse digitado tudojuntinho de um modo ininteligível.

Falta de numpad

Não sou um profissional da matemática, mas também senti falta do teclado numérico no Arc. Em vez de ter as teclas com números muito próximas da minha mão direita, ficava perdido procurando por essas mesmas teclados no Arc. Isso, sem sombra de dúvida, fez a produtividade diminuir um pouco. Felizmente não sou um contador ou algo semelhante, pois estaria falido se tivesse um desses ofícios e dependesse do novo teclado da Microsoft.

Teclas direcionais em um botão

Em vez das quatro teclas direcionais para direita, esquerda, cima e baixo, esse teclado tem apenas uma tecla que, quando acionada, detecta para que lado está sendo inclinada e envia o comando para o PC (mais ou menos como em alguns controles de videogame). Depois de alguns minutos, já estava craque no uso desse recurso, que é bacana principalmente para mostrar para os amigos que você tem. De prático, no entanto, nada: é apenas perfumaria.

No fim das contas, não trocaria o teclado que eu tenho pelo Arc. Para mim, em vez de ser usado na produção diária, esse produto deveria ser destinado a algum tipo de uso que não seja tão intenso. Fiz um exercício de abstração à procura de um bom emprego para o Arc Keyboard e acho que cheguei lá: Microsoft, que tal vender o Arc como um acessório para os media centers. É o tipo de teclado que eu gostaria de ter ligadoa um set-top box para navegar pelos menus da Google TV ou do Boxee, por exemplo. Além de tudo, é muito leve – apenas 350 gramas – e ficaria tranquilamente no braço do sofá ou na mesa de centro.

O preço sugerido do Arc Keyboard é de R$ 199. Passo.

Unboxing

Outra surpresa nesse aparelho é a experiência de retirá-lo das embalagens, o famoso unboxing. Não chega a ser uma Apple, mas com certeza passa perto disso. A caixa não é cheia de adesivos e informações, e conforme você vai retirando os plástico, vê o produto se revelar diante de seus olhos. Diferentemente de muito teclado de vinte reais que a gente encontra por aí.

Abaixo você confere uma galeria com imagens desse processo. Diga se não dá vontade de comprar. 😛

O que está incluído no pacote:

  • Teclado Arc Keyboard.
  • Receptor sem fio USB.
  • 2 pilhas alcalinas AA.
  • Capa protetora preta.
  • Manual de instruções.

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados