Compartilhe a internet do seu Mac via Wi-Fi

Aprenda a compartilhar a conexão do seu Mac com celulares, tablets e outros dispositivos por meio do Wi-Fi.

Rodrigo Muniz
Por
• Atualizado há 9 meses

Vamos supor que você comprou um iMac que vai ficar no escritório conectado ao cabo da banda larga. Só que precisa de acesso sem fio pela casa para mais um notebook e um smartphone. Normalmente o que você faria se tivesse que compartilhar essa conexão pela casa? Compraria um roteador Wi-Fi, certo? Errado.

Depois de gastar todas as suas economias no Mac, pode pensar em economizar. Com o Mac conectado ao cabo, abra as Preferências do Sistema e vá até Compartilhamento.

Compartilhamento de internet no Mac OS | Clique para ampliar

Você encontrará uma lista de serviços à esquerda que podem ser compartilhados, sendo que um deles é o Compart. de Internet. Vá até ele, sem marcar o checkbox que fica do lado do nome. Se já estiver marcado, é só desativar para podermos modificar as configurações. À direita provavelmente você já terá as opções corretas para começar o compartilhamento. Certifique-se de que na lista Compartilhar sua conexão de esteja escolhida a opção Ethernet. Mais abaixo, na lista indicada por Para computadores usando ative a opção AirPort.

O ideal é que você configure uma senha para proteger sua rede sem fio. Se você está compartilhando arquivos ou não quer alguém bisbilhotando sua rede, esse passo é obrigatório. Pensando bem, deixar uma rede sem fio aberta nunca é uma boa ideia.

Opções de AirPort

Clique no botão Opções de AirPort…, dê um nome a sua rede (é por esse nome que sua rede será encontrada) e ative a opção Ativar criptografia (usando WEP).

Segurança por meio de criptografia WEP | Clique para ampliar

Note que o tamanho da senha vai variar dependendo do tipo da Extensão Chave WEP que você escolher. Infelizmente a criptografia WEP não é das melhores, portanto escolha usar os 128-bits e digite uma senha, que precisa ter 13 dígitos. Tente usar uma senha com dígitos mais difíceis de alguém adivinhar, como caracteres especiais no lugar de algumas ¬etra$. 🙂

Ativar compartilhamento

Finalmente ative na lista à esquerda o checkbox de Compart. Internet. Não se assuste com o aviso que será mostrado, clique em Iniciar e aproveite.

Bônus: Compartilhe conexões 3G

Isso também funciona para compartilhar conexões 3G via Wi-Fi. Se você tem um modem 3G conectado ao seu Mac, é só escolher o nome do modem no lugar de Ethernet. Ótimo para quem se reúne com clientes em lugares sem Wi-Fi e quer fazer uma média, oferecendo acesso grátis.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Mac na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rodrigo Muniz

Rodrigo Muniz

Ex-redator

Rodrigo Muniz estuda arquitetura da informação desde 2002. É pós-graduado em Design da informação pela Universidade Federal de Pernambuco e trabalha como UX Designer. Atuou como redator no Tecnoblog, especializado na produção de tutoriais sobre aplicativos de produtividade e do ecossistema da Apple. Também oferece mentorias na PretUX, para ajudar pessoas pretas a serem inseridas no mercado de UX.

Relacionados